Biometria nas eleições de 2012 pode ser cancelada em Curitiba | Fábio Campana

Biometria nas eleições de 2012 pode ser cancelada em Curitiba

TSE determina que, no mínimo, 80% dos eleitores sejam recadastrados.
Em Curitiba, até esta quinta-feira (20), 52% fizeram a revisão eleitoral.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, desembargador Irajá Prestes Mattar, informou nesta quinta-feira (20) que se até 20 de janeiro de 2012, no mínimo, 80% dos eleitores de Curitiba não estiverem recadastrados, as eleições biométricas na cidade podem ser suspensas. A determinação está em resolução emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


O artigo 14 da resolução 23335/2011, diz que “verificando-se o não comparecimento de quantitativo que ultrapasse 20% (vinte por cento) do total de convocados para o procedimento, poderá o corregedor regional, presentes circunstâncias peculiares que impeçam o adequado atendimento das demandas de regularização das inscrições que vierem a ser canceladas, indicar ao respectivo tribunal a não homologação dos trabalhos”.

No primeiro semestre deste ano, o recadastramento começou a ser feito em todos os municípios de Alagoas e de Sergipe, nas capitais Curitiba (PR) e Goiânia (GO), em seis cidades de Pernambuco e mais duas do estado de São Paulo. A partir de julho, o recadastramento iniciou em três cidades de Minas Gerais, quatro de Rondônia, sete de Mato Grosso, onze de Tocantins e uma do Espírito Santo.

A identificação do eleitor pela impressão digital já ocorreu nas eleições de 2008 em Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). No último pleito, em 2010, mais 57 cidades utilizaram a biometria.

Foi registrado até o momento o recadastramento de 7.7709.982 eleitores no país. A estimativa do TSE é a de que 10 milhões de pessoas utilizem a biometria nas eleições de 2012.
saiba mais


12 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 12:09 hs

    Eleição no Brasil virou um fim em si mesmo. Não é mais um meio, um instrumento de exercicio da democracia. Um sistema gigantesco, complexo e caríssimo, sustenta uma burocracia de primeira classe, com salários polpudos e todo o aparato estatal que isso significa. São sacerdotes de uma ordem de iluminados, senhores absolutos da verdade das urnas, conhecedores de segredos eletrônicos herméticos, feitos para iniciados. Complicar é muito mais lucrativo do que simplificar. Esse é o nosso Brasil.

  2. E a eleição do Atlético ?
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 12:11 hs

    Digam-me se por acaso conhecem um candidato que realmente pense no clube.
    Os últimos episódios mostram que falta alguém com o requisito acima.
    Clovis Pena

  3. SEM NOÇÃO
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 13:28 hs

    PARABÉNS MAIS UMA VEZ !!!!!!!!!

    ENTÃO AS PESSOAS QUE FIZERAM A BIOMETRIA, GASTARAM TEMPO E DINHEIRO DE ALEGRES !!!!!!!!!!

    AFINAL SE É OBRIGADO A FAZER QUEM NÃO SE RECADASTROU QUE PAGUE PELO SEU ERRO, ISSO MOSTRA QUE REALMENTE TEMOS PESSOAS COMPETENTES EM TODAS AS ESFERAS DO NOSSO GOVERNO………………. ( BANDO DE INCOMPETENTES ) ######

  4. Negrello
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 14:14 hs

    Espero que se confirme esta previsão, acho totalmente desnecessária esta novidade, gastar dinheiro com coisas inúteis como esta é uma das causas da situação atual do Brasil.

  5. ricardo crovador
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 15:03 hs

    Os avanços tecnológicos fazem parte da democracia. Quanto melhor, melhor. Será uma pena se o novo sistema não for utilizado nas eleições de 2012. Eu, é claro, fiz a minha parte. Fui um sábado, com hora marcada pela internet e foi tudo muito simples e rápido.

  6. Marcelo Poeta
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 15:04 hs

    Fica difícil de entender.
    Sendo obrigatório fazer o recadastramento, por que voltam atrás se não atingir a porcentagem?
    Ao meu entendimento de leigo, o correto deveria ser punição para quem não atender a convocação do recadastramento e não ignorar o trabalho já feito pelas pessoas que fizeram plantão em finais de semana e a parcela da população que atendeu o chamado e efetivou seu recadastramento.
    Agora me lembro, estamos no LisarB, com diz um conhecido jornalista.

  7. M a r d i t o o o o
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 15:20 hs

    O proprio Sistema Eleitoral deve ter percebido o quanto e burrice forçar a barra com os eleitores, nós votamos porque somos obrigados. Apenas isso. Imaginem se o voto deixasse de ser obrigatório, quero ver alguém ir votar nessas porcarias. Isse maldito, sempre temos que escolher o menos pior…. uma lastima……

  8. João Sorrisão
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 16:52 hs

    Bem feito pra carneirada que correu pra recadastrar…………Ficaram fazendo MÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ………………………

  9. Osternack
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 19:00 hs

    Não podiam abrir um posto ou mais no Centro da cidade os folgados?
    Pra que comprovante de endereço se os títulos atuais estavam valendo e já tinham endereço?
    Pra que desaforar a população com escala por mês de nascimento sob pena de cancelamento?
    Isso não é junta, é parelha mesmo.
    Com viés fascista.

  10. SAMURAI
    sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – 19:52 hs

    Suspender a biometria porque não atingiram 80 % !? Isto é gozação !!!
    Isto é a mesma situação do policial perguntar ao criminoso se quer ser
    preso ? Obviamente que não. Alguem foi fazer a biometria por livre e es-
    pontanea vontade ? Para quem fez fica valendo e aqueles que não fizeram
    teria que haver uma punição ===> VOTAR CINCO VEZES EM CINCO
    DIAS…

  11. ricardo de oliveira
    terça-feira, 3 de janeiro de 2012 – 13:08 hs

    democracia isso as pessoas serem obrigada a fazer biometrica por os serviços publicos não funciona e não são cobrados como esse tre funciona de domingo a domingo equanto muitas pessoas morrem por falta de atendimento medico ,segurança que não funciona tirando escolas caindo aos pedaços so´tre que funciona quando se trata de beneficiar os politicos as coisas funcionas trabalha ate´quase meia noite para os vereadores de curitiba para aumentar seus proprios salarios povo vamos fAzer um abaixo assinado para que nos que vote no aumento de salarios dos politicos isso e´justo isso e´democratico não se pode deixar lobo cuidar de carne

  12. ricardo de oliveira
    terça-feira, 3 de janeiro de 2012 – 13:09 hs

    democracia isso as pessoas serem obrigada a fazer biometrica por os serviços publicos não funciona e não são cobrados como esse tre funciona de domingo a domingo equanto muitas pessoas morrem por falta de atendimento medico ,segurança que não funciona tirando escolas caindo aos pedaços so´tre que funciona quando se trata de beneficiar os politicos as coisas funcionas trabalha ate´quase meia noite para os vereadores de curitiba para aumentar seus proprios salarios povo vamos fAzer um abaixo assinado para que nos que vote no aumento de salarios dos politicos isso e´justo isso e´democratico não se pode deixar lobo cuidar de carne

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*