Segurança da criança no trânsito foi tema de palestra em São José dos Pinhais | Fábio Campana

Segurança da criança no trânsito foi tema de palestra em São José dos Pinhais

Foto: Silvio Ramos

A Prefeitura de São José dos Pinhais realiza durante a Semana Nacional do Trânsito diversas ações educativas de conscientização da população. Na última quarta-feira (21) integrantes do Conselho de Desenvolvimento Social (conhecido por Projeto Noé) participaram de uma palestra sobre segurança das crianças no trânsito.

A palestra, que contou com aproximadamente 50 pessoas, foi organizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de São José dos Pinhais e realizada ao lado da Igreja São Cristóvão. A responsabilidade de cada indivíduo no trânsito, dicas de segurança e orientações sobre os cuidados a serem tomados para redução de acidentes, principalmente envolvendo crianças, foram alguns dos temas abordados no encontro.

Patrícia Rocha Borges, da coordenação de Educação para o Trânsito do Demutran, foi a responsável pela palestra. Segundo ela, a divulgação do trabalho é essencial para o sucesso das ações. “A segurança da criança no trânsito é um dos nossos focos. Então é muito importante a informação e a multiplicação deste conhecimento para reduzirmos o número de acidentes”, disse.

“As nossas ações não ocorrem apenas durante a Semana Nacional do Trânsito. Neste período aproveitamos apenas para mobilizar a causa em busca da melhora do trânsito, principalmente em São José dos Pinhais”, acrescentou Patrícia. A programação da Prefeitura Municipal incluiu ainda outras ações como passeio ciclístico em alusão ao Dia sem Carro e campanhas socioeducativas. O tema da Semana do Trânsito é: “2011/2020 Década Mundial de Ações no Trânsito – Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

Neste ano, uma oficina para capacitar professores que possam multiplicar nas escolas as maneiras de prevenir acidentes de trânsito com crianças foi realizada no município. Além disso, o programa da Prefeitura “Educação para o Trânsito – Compromisso com a Cidadania” que oferece aulas e palestras a alunos da rede municipal de ensino virou lei em São José dos Pinhais.

A coordenadora do Projeto Noé, Maria Auxiliadora, aprovou as ações do Demutran na Semana Nacional do Trânsito. “A intenção do nosso projeto é cuidar da vida de todos e é isso que o Demutran está fazendo. Precisamos de cuidado e respeito no trânsito para diminuir os acidentes. Tivemos uma palestra sobre câncer bucal e agora esta sobre trânsito, e estas informações são necessárias para ajudarmos outras pessoas”, afirmou.

O Projeto Noé é realizado com moradores dos bairros São Cristóvão e Boneca do Iguaçu, mas segundo a coordenadora a intenção é amplia-lo para diversos bairros da cidade, mantendo sempre a mesma filosofia de trabalho.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*