Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
Do Blog do Josias de Souza
Inaugurado nesta sexta, o Congresso Nacional do PT foi programado para durar três dias. Desperdício de tempo.
Já na abertura encontro, na noite desta sexta, o partido identificou a causa de todos os seus males: a imprensa.
As estrelas da noite deveriam ter sido Lula e Dilma e José Dirceu. Porém…
…Porém, o companheiro José Dirceu roubou (ops!) a cena. Foi aclamado aos gritos: “Dirceu, guerreiro/do povo brasileiro.” Não havia povo no ambiente. Apenas militantes.
Discursaram Rui Falcão, Lula e Dilma. Os três inflamaram-se contra a mídia. Um bateu, outro jogou gasolina e a última riscou o fósforo.
O presidente do PT acusou a “imprensa marrom” de “caluniar, injuriar ou difamar” políticos petistas.
O ex-soberano declarou-se vítima de “mentiras” dos jornais. Citou notícia sobre o apoio que teria dado a uma moção de desagravo ao companheiro Dirceu.
“É mentira, porque não eu disse isso. Mas já que estou aqui, vou dar o meu aval [à moção]. Não é possível que essas pessoas escrevam tanta mentira.”
A pupila disse enxergar na imprensa uma “tentativa solerte” de distanciá-la de seu patrono, insinuando que recebeu dele “uma herança que não é bendita.”
Defendeu Lula do noticiário que o aponta como complacente com a corrupção.
Por pouco não atribuiu à mídia os atos de nomeação e de recondução dos benditos Alfredo Nacimento e Wagner Rossi.
Espremendo-se o que foi dito, verifica-se: o petismo é uma espécie de costureiro que, quando a roupa fica feia, põe defeito na vitrine.
Para resolver os seus problemas, a legenda defende o controle social da vidraça que expõe sua mercadoria.
Rui Falcão retirou da caixa de agulhas uma dessas ideias que, embora nunca usadas, jamais enferrujam:
“O PT luta para votar e aprovar um marco regulatório capaz e democratizar a mídia no país.”
Uma vez exorcizado o demônio midiático, o ato do PT resumiu-se à rasgação de seda. Lula afagou Dilma. E vice-versa. Todos alisaram Dirceu, para delírio da arquibancada.
Lula previu para Dilma uma presidência de oito anos. Dilma comparou os dois reinados de Lula a uma rocha com várias camadas de sedimento.
Para ela, a gestão passada nem pode ser chamada de herança. “Eu ajudei a construir essa pedra, eu estava lá. Os erros e acertos dela são meus erros e meus acertos.”
A imprensa precisa parar de perseguir o PT e o petismo. É preciso levar em conta que a Constituição brasileira assegura a liberdade de culto.
9 comentários
Como em todas as ditaduras.
Bleaaargghhh,tem que fazer força para não vomitar com esta pantomima.A cara do ladrão do meio é a melhor coisa da foto.
Com em todas as ditaduras de direita a imprensa comete crimes, acusa sem provas e age como se fosse polícia. Há instituições que apuram e julgam e se não há provas consistentes, apenas afirmações de jornais, a justiça não pune. Então, a imprensa cabe denunciar sobre fatos reais e não sair acusando e querendo fazer justiça baseado em ilações ou em depoimentos de políticos inescrupulosos. Já imaginaram o desespero dos teleguiados quando o José Dirceu for absolvido? Acho que devem ir ao PROCON contra a mídia comercial por terem sido enganados..
Na Inglaterra, o jornal The News of the World foi fechado e jornalistas estão sendo presos por terem feito exatamente o que fez o repórter Gustavo Pereira, da Veja. Ele, como seus congêneres britânicos, instalou equipamentos de monitoramento de imagens e/ou de áudio de pessoas sobre as quais queria informações.
Os britânicos, à esquerda e à direita, horrorizaram-se com o que fez o jornal de Rupert Murdoch porque são civilizados o suficiente para saberem que quando se instala o vale-tudo em uma sociedade, ninguém está a salvo. A injustiça que se faz a um é a ameaça que se faz a todos, diria o Barão de Montesquieu.
kkkk….roubar, enganar, falsificar e mentir no dicionário PTista tem novo vocábulo: mídia.
A prova escrachada de que nada os intimida.
Uma sociedade covarde frente a mentirosos e enganadores não pode reclamar. se hoje debocham publicamente de suas impunidades é porque estão certos de que não há reação social.
Um povo que não merece este país maravilhoso – menina dos olhos cobiçada pelas potencias hegemonicas – hoje atura esses pulhas, amanhã talvez não tenha defesa contra os invasores.
Não é para hoje, mas o dia virá.
A semente está lançada em campo fértil.
A bem da verdade, o que ainda salva o Brasil é a imprensa. A comunicação direta com o cidadão, o eleitor, com a nobre missão de denunciar falcatrua, independente de quem às patrocine.
Sem a imprensa, o país estaria dominado pelo que há de pior na política tupiniquim e o cidadão sendo enganado com as mentiras de sempre de que tudo está sob controle, e tudo se faz pelo social. Assim como dizia o Sarney quando operava na Presidência da República – tudo pelo social!
Viva a imprensa com seus erros e acertos. Sem ela, o Brasil já seria uma CUBANACAN…
certíssimo, a midia marron da globo e cia
PORQUE EMPRESAS PUBLICAS QUE DETÉM MONOPÓLIOS PRECISAM GASTAR COM MARKETING ??? PORQUE A ELETROBRAS GASTA COM MARKETING NA CAMISA DO VASCO ??? ALGUÉM TEM OPÇÃO DE COMPRAR ENERGIA ELÉTRICA ALEM DO MONOPÓLIO ELETROBRAS ??? EMPRESAS ESTATAIS DEVERIAM FINANCIAR ESPORTE AMADOR !!!