O 4º Congresso Nacional do PT, ocorrido no último fim de semana, aprovou a igualdade de participação entre homens e mulheres nas instâncias de direção do partido nos municípios, estados e no comando nacional da legenda. A chamada paridade vale para as direções, delegações, comissões provisórias e para os cargos com função específica nas secretarias. É um desafio e tanto e faz muitos “companheiros” torcerem o nariz.
“Não tenho dúvidas de que a paridade petista vai provocar um aumento imediato na participação de mulheres nas instâncias do partido e motivá-las a se desafiar e a concorrer nas futuras eleições. Vamos trabalhar de forma incansável para que isso aconteça”, afirmou a deputada estadual Luciana Rafagnin.
Em pleno feriado da Semana da Pátria, um grupo de mulheres de Francisco Beltrão já começou a fazer a lição de casa. É a segunda vez que esse “clube de Luluzinhas” se reúne com a missão de aumentar a participação das mulheres de Beltrão no diretório municipal. “Não somos separatistas, apenas temos de dedicar uma atenção especial para as jovens e mulheres se queremos equilibrar essa balança”, disse a secretária estadual de organização do PT do Paraná, Zuleide Maccari. “Os homens são bem-vindos, desde que trabalhem, nesse espaço, em favor das candidaturas femininas”, completou.
O PT de Francisco Beltrão tem promovido eventos neste ano que registram recordes de filiações. No próximo dia 1º de outubro, as petistas vão assumir o comando da filiação de um grande número de mulheres do município. “A ideia é apontar os caminhos e fazer com que outros diretórios municipais copiem essa estratégia organizativa”, informou Zuleide. Todos que quiserem disputar as eleições de 2012 têm de estar filiados a um partido político um ano antes do pleito.
2 comentários
PT NO SUDOESTE DO PARANA EH PIADAAAAA! HAHAHAHAHA
Trabalhar INCANSAVELMENTE???
Luciana Rafagnin???
só se agora…
Não adianta mulherada, o PT tá desmoralizado no país inteiro, culpado totalmente pela corrupção instalada, não adianta agora ir buscar forças na ala feminina.