Paranaense é favorito para assumir vaga no STJ | Fábio Campana

Paranaense é favorito para assumir vaga no STJ

de André Gonçalves da Gazeta do Povo

O paranaense Néfi Cordeiro foi o primeiro colocado na lista tríplice que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) enviará à presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga do ministro aposentado Aldir Pas­­­ sarinho Júnior. Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), Cordeiro recebeu 25 votos de um total de 29, durante sessão do STJ realizada ontem. Outras duas juízas completam a escolha.

Assussete Dumont Reis Maga­­­lhães, do TRF1, ficou com 20 votos. Em uma segunda votação, Suzana de Camargo Gomes, do TRF3, recebeu 14 votos. Dilma pode optar por qualquer um dos nomes, mas a tendência é que ela siga a indicação do primeiro da lista.

O escolhido pela presidente ainda precisará passar por uma sabatina na Comissão de Constitui­­­ção e Justiça do Senado e, em seguida, pela aprovação da maioria dos senadores em plenário.

Cordeiro formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba e em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Antes da magistratura, fez carreira no Ministério Público.

Operação Dallas

Recentemente, o desembargador participou do julgamento que anulou as provas obtidas – escutas telefônicas e interceptação de e-mails – pela Polícia Federal na Operação Dallas, que investigou irregularidades na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

A operação da PF encontrou indícios de desvio de cargas, favorecimento de empresas responsáveis pela retirada de resíduos, crimes de corrupção ativa e passiva, desvio de dinheiro público, superfaturamento, fraude em licitação e formação de quadrilha. Segundo a Re­­ceita Federal estimou à época, apenas os desvios de carga podem ter lesado os cofres públicos em até R$ 8,5 milhões.

Dois ex-superintendentes da Appa, Daniel Lúcio de Oliveira e Eduardo Requião – irmão do ex-governador e senador Roberto Requião (PMDB) –, foram investigados pela operação.


6 comentários

  1. Anônimo
    sexta-feira, 30 de setembro de 2011 – 10:50 hs

    Negativo. Ledíssimo engano. Ela vai escolher uma mulher. Já se sabe nos corredores do poder.

  2. Neto
    sexta-feira, 30 de setembro de 2011 – 11:57 hs

    A carreira profissional do Dr. Néfi Cordeiro teve início na Polícia Militar do Paraná. Foi aluno do Colégio da Polícia Militar e ingressou como Cadete na Academia Policia Militar do Guatupê.
    Formou-se Aspirante e após concluir o curso de Direito, ingressou no Ministério Público.
    Parabéns ao Dr. Néfi.

  3. Tarzan.
    sexta-feira, 30 de setembro de 2011 – 12:06 hs

    Brilhante, oriundo do Colégio da PM,Tenente RNR da Pmpr.Parabéns.

  4. Amilton Oliveira
    sexta-feira, 30 de setembro de 2011 – 13:08 hs

    Parabens pela expressiva votação Ilustre Desembargador, conhecendo sua dedicação, capacidade e inteligência, como conheço, tenho certeza que será o melhor para ocupar o cargo de Ministro. Aliás, o primeiro lugar sempre foi a colocação de Néfi Cordeiro em todos os consursos que disputou. Não podemos esquecer que antes de fazer carreira na Magistratura Federal, integou o Ministério Público do Paraná, porém antes disso, é Oficial da Reserva não remunerada da Polícia Militar do Paraná.
    Que Deus ilumine a presidenta Dilma nesta escolha…..
    Forte Abraço ao amigo Néfi Cordeiro.

  5. S Y N F R O N I O.
    sexta-feira, 30 de setembro de 2011 – 16:54 hs

    Eu nunca ouvir falar do Dr. Nefi Cordeiro, mais so pelo fato de Ser Bicho do
    Parana. ( plageando Bamerindus, ( tem toda a minha torcida, e espero que
    aPresidenta Dilma o escolha.

  6. jurema dalcol
    sexta-feira, 22 de novembro de 2013 – 16:39 hs

    conheci o nefi cordeiro, estudamos na policia militar,excelente pessoa.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*