de André Gonçalves da Gazeta do Povo
O paranaense Néfi Cordeiro foi o primeiro colocado na lista tríplice que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) enviará à presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga do ministro aposentado Aldir Pas sarinho Júnior. Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), Cordeiro recebeu 25 votos de um total de 29, durante sessão do STJ realizada ontem. Outras duas juízas completam a escolha.
Assussete Dumont Reis Magalhães, do TRF1, ficou com 20 votos. Em uma segunda votação, Suzana de Camargo Gomes, do TRF3, recebeu 14 votos. Dilma pode optar por qualquer um dos nomes, mas a tendência é que ela siga a indicação do primeiro da lista.
O escolhido pela presidente ainda precisará passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, em seguida, pela aprovação da maioria dos senadores em plenário.
Cordeiro formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba e em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Antes da magistratura, fez carreira no Ministério Público.
Operação Dallas
Recentemente, o desembargador participou do julgamento que anulou as provas obtidas – escutas telefônicas e interceptação de e-mails – pela Polícia Federal na Operação Dallas, que investigou irregularidades na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
A operação da PF encontrou indícios de desvio de cargas, favorecimento de empresas responsáveis pela retirada de resíduos, crimes de corrupção ativa e passiva, desvio de dinheiro público, superfaturamento, fraude em licitação e formação de quadrilha. Segundo a Receita Federal estimou à época, apenas os desvios de carga podem ter lesado os cofres públicos em até R$ 8,5 milhões.
Dois ex-superintendentes da Appa, Daniel Lúcio de Oliveira e Eduardo Requião – irmão do ex-governador e senador Roberto Requião (PMDB) –, foram investigados pela operação.
6 comentários
Negativo. Ledíssimo engano. Ela vai escolher uma mulher. Já se sabe nos corredores do poder.
A carreira profissional do Dr. Néfi Cordeiro teve início na Polícia Militar do Paraná. Foi aluno do Colégio da Polícia Militar e ingressou como Cadete na Academia Policia Militar do Guatupê.
Formou-se Aspirante e após concluir o curso de Direito, ingressou no Ministério Público.
Parabéns ao Dr. Néfi.
Brilhante, oriundo do Colégio da PM,Tenente RNR da Pmpr.Parabéns.
Parabens pela expressiva votação Ilustre Desembargador, conhecendo sua dedicação, capacidade e inteligência, como conheço, tenho certeza que será o melhor para ocupar o cargo de Ministro. Aliás, o primeiro lugar sempre foi a colocação de Néfi Cordeiro em todos os consursos que disputou. Não podemos esquecer que antes de fazer carreira na Magistratura Federal, integou o Ministério Público do Paraná, porém antes disso, é Oficial da Reserva não remunerada da Polícia Militar do Paraná.
Que Deus ilumine a presidenta Dilma nesta escolha…..
Forte Abraço ao amigo Néfi Cordeiro.
Eu nunca ouvir falar do Dr. Nefi Cordeiro, mais so pelo fato de Ser Bicho do
Parana. ( plageando Bamerindus, ( tem toda a minha torcida, e espero que
aPresidenta Dilma o escolha.
conheci o nefi cordeiro, estudamos na policia militar,excelente pessoa.