Hoje, uma mensagem de áudio do presidente da Líbia, Muammar Kadafi, foi transmitida pela rede de televisão síria Arrai. Foi um recado do ditador aos que divulgam a queda do regime e um conclamação aos líbios para não acreditarem que há um outro regime em vigência na região. “O que se passa na Líbia é um teatro que só é possível graças aos bombardeios aéreos que não durarão eternamente”.
Kadafi preferiu não aparecer, apenas sua voz foi transmitida. Ele está desaparecido desde que o Conselho Nacional de Transição (CNT) dominou Trípoli e as principais cidades da Líbia, na segunda quinzena de agosto. “Não acreditem que um regime foi deposto e que um outro foi imposto com a ajuda dos ataques aéreos e marítimos (…). É “difícil depor o regime porque representa milhões de líbios”.
De acordo com Kadafi, todas as tribos líbias informaram à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que o órgão não representa o “povo líbio”. “O único poder legítimo é o do povo e dos comitês populares e qualquer outro [poder] é nulo e ilegítimo”, disse ele. As informações são da Agência Brasil e Agência Lusa.