Beto Richa e Luciano Ducci no desfile de 7 de Setembro | Fábio Campana

Beto Richa e Luciano Ducci no desfile de 7 de Setembro

Mais de 16 mil pessoas participaram do desfile cívico de 7 de Setembro, na manhã desta quarta-feira, na avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. O prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa acompanharam o desfile de militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Estudantes de escolas municipais e estaduais também participaram do evento que comemora a Independência do Brasil. Ao todo, 6.800 pessoas desfilaram pela avenida. Destes, 4 mil eram militares. “Os desfiles de 7 de setembro são sempre inesquecíveis. Mesmo com o frio e chuva muitas pessoas vieram acompanhar de perto e participar desse grande momento cívico”, disse o prefeito Luciano Ducci.

“Essa é uma grande festa cívica que as pessoas gostam de participar e comemorar. Temos que manter sempre esse sentimento de amor à pátria”, afirmou o governador Beto Richa. Nas arquibancadas e calçadas ao longo da Cândido de Abreu, aproximadamente 8,5 mil pessoas acompanharam os desfiles.

Vinicius Malinoski, morador do Bom Retiro, levou os filhos Bernardo de 5 anos, e Miguel, 2, para ver de perto a comemoração na Cândido de Abreu. “Essa é a primeira vez que viemos, mas fazia tempo que eu queria trazer meus filhos para participar desse momento cívico”, disse Malinoski.

A festa também atraiu estrangeiros. A norueguesa Ragnhild Korfits Frank levou a filha Nora de 2 anos para acompanhar o desfile pela segunda vez. “O que ela mais gostou foi da pipoca e do desfile da cavalaria da Polícia Militar”, disse Ragnhild, que há dois anos mora no bairro Mossunguê. “Viemos para ver como é comemorada a Independência do Brasil”, definiu com um português carregado de sotaque estrangeiro.

O público pode ver de perto blindados usados pelo Exército, viaturas e carros especiais usados pelas forças de segurança. Para o comandante da 5ª Região Militar, general de Divisão, Willians José Soares, a comemoração do 7 de Setembro é uma grande celebração da paz. “Temos que comemorar a nossa soberania e cultuar nossas datas cívicas, lembrar dos nossos antepassados que ajudaram a construir nossa nação”, explicou.

A Guarda Municipal de Curitiba também participou do desfile com 270 guardas. “O desfile mostra essa integração entre todas as forças de segurança. É muito importante estarmos presentes neste grande momento cívico”, disse Odgar Nunes Cardoso, diretor da Guarda Municipal.

O vice-governador Flávio Arns, secretários estaduais e municipais, comandantes das Forças Armadas, das polícias Civil e Militar, os vereadores João do Suco, líder do governo na Câmara, Serginho do Posto e Professor Galdino também acompanharam os desfiles.


8 comentários

  1. quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 16:40 hs

    ESSE SERÁ O FUTURO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL..QUEM VIVER VERÁ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  2. Joao Carlos
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 19:24 hs

    Nao vi o Presidente da Camara de Curitiba vereador Derosso no palanque das autoridades. O que houve? Sempre estava presente nesses eventos….

  3. quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 19:54 hs

    Eu tambem estive lá assistindo, que emoção gente, pena que o Hino Nacional desde 1988 não se tornou mais obrigatorio nas escolas, e hoje vemos quase toda a geração de brasileiros nascidos a partir de 1982, evoluindo com a mentalidade estragada, pois basta vermos as estatistica de criminalidade de hoje que tem a maioria dos envolvidos com idade entre 14 a 23 anos, ainda da tempo de salvar nossos netos, restabelecendo em nossas escola aulas de moral e civismo que hoje não faz mais parte do curriculo escolar.

  4. Épracaba
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 20:01 hs

    Então ele vai ter que trabalhar né nao Pedro?……pq até agora…….ou to errado?……..o que realmente se fez?

  5. Surumana
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 20:42 hs

    Certeza colega Girardi……Com respeito e trabalho. Tenho certeza que o PR será muito bem representado. Será um grande orgulho para todos nós paranaenses!!!!!! Que assim seja.

  6. OSSOBUCO
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 22:00 hs

    Deus me livre!

  7. OSSOBUCO
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 22:04 hs

    LULA RECEBE O TÍTULO HONORIS CAUSA NA SORBONNE
    Ele chegou lá. Dia 27 agora, Lula recebe o título de doutor honoris causa na Sorbonne. Desembarca no mesmo solo sagrado do saber que pisou Jean-Paul Sartre, Claude Lévi- Strauss e FH. A informação é de Ancelmo Góis de O Globo.
    Vai faltar Lexotan lá nas bandas do Batel.

  8. fiscal de realeza
    quinta-feira, 8 de setembro de 2011 – 9:28 hs

    PEDRO GIRARDI

    O POVO BRASILEIRO NÂO É TÂO TAPADO COMO OS PARANAENSES

    BETO O REI DOS BURACOS DE RUAS
    ANTES NO MUNICIPIO DE CURITIBA
    AGORA NO ESTADO INTEIRO
    COMPLETA INCOMPETENCIA

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*