Marcha anticorrupção leva milhares às ruas em todo o país | Fábio Campana

Marcha anticorrupção leva milhares às ruas em todo o país

A Marcha contra a Corrupção, movimento que ocorreu paralelamente ao desfile de 7 de Setembro, reuniu milhares de pessoas em Brasília, em São Paulo e em várias capitais e cidades do interior do Brasil.

Em São Paulo (foto), manifestantes protestaram contra a corrupção no dia das celebrações da Independência do Brasil, na avenida Paulista, centro de São Paulo. Várias marchas organizadas por meio de redes sociais aconteceram em capitais e cidades do interior.

Apitos, máscaras, nariz de palhaço e caras pintadas de preto foram os símbolos escolhidos pelos manifestantes para protestar contra a corrupção no país. As faixas carregadas ao longo da marcha de Brasília falam de corrupção em geral e do caso específico da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), livrada da cassação pelos colegas no fim do mês passado.

O protesto saiu do Museu da República e caminhou até o Congresso Nacional, ou seja, de um ponto a outro da Esplanada dos Ministérios. Jovens representam a maior parte dos manifestantes, mas também há crianças e idosos.

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, comparou o movimento às Diretas-Já e aos protestos pelo impeachment do então presidente Fernando Collor.

“Essa é uma forma de dizer que país queremos, com moralidade e justiça. É um grito que precisa ser ouvido (…) A classe média saiu de casa e veio para a rua. Foi assim com as Diretas-Já e com o impeachment. É assim que começa”, disse durante a marcha.

Junto da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), a OAB lançou um manifesto em que apoia o movimento popular e destaca a necessidade de aprimoramentos nos Três Poderes. Entre eles, a aplicação da Lei da Ficha Limpa e a transparência nos gastos do Executivo federal.

BATE-BOCA

Durante a manhã desta quarta-feira, houve bate-boca acalorado entre integrantes do PSOL e os organizadores da marcha.

Dirigentes do partido levaram camisetas e bandeiras da legenda ao protesto. Os organizadores da marcha, que haviam pedido para os participantes não fazerem menções a partidos, pediram que as camisetas e as bandeiras fossem retiradas do local. Ao que os membros do PSOL reagiram mal, chamaram os manifestantes de “juventude do Sarney” e criticaram a ausência de faixas contra o PT. A confusão foi abafada.

Estimativa preliminar da Polícia Militar aponta a presença de milhares de pessoas apenas na manifestação.


8 comentários

  1. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 15:11 hs

    Demorô…

  2. OSSOBUCO
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 15:29 hs

    Assim como tucanos protestam a corrupção quando acontece no governo do PT, os petistas devem se juntar aos protestos pra criticar a corrupção nos governos do PSDB. Afinal, apesar de não governarem na esfera federal, governam vários estados, e se São Paulo é exemplo, não falta corrupção pra protestar.

  3. SAMURAI
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 16:38 hs

    Passeata não adianta. Toda esta indignação tem que ser confirmada
    na eleição. Parem de assistir programas tendenciosos do governo e as
    propagandas repetitivas eleitorais que continuam enganando a popula-
    ção. VOTEM COM A CABEÇA !! pensante é claro…

  4. Edes Finatto
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 20:31 hs

    Todos iguais, para se elegerem, são carneiros. Depois de eleitos viram lobos.

  5. OSSOBUCO
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 22:18 hs

    O ex-presidente Lula foi agraciado com o prêmio ‘Lech Walesa’, criado em 2008 para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional.

    Lula receberá o prêmio em cerimônia que acontecerá no próximo dia 29 de setembro na cidade de Gdansk, no norte da Polônia, segundo a Fundação Lech Walesa confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe.

    Lula expressou seu agradecimento à fundação polonesa e disse que considera o prêmio como um reconhecimento não só de suas conquistas pessoais, mas também do povo brasileiro, que nos últimos oito anos mostrou como é possível realizar uma transição econômica e social de forma pacífica e democrática.

  6. Luiz
    quarta-feira, 7 de setembro de 2011 – 23:20 hs

    Ossobuco… Os corruptos devem ser banidos da política, além de pressos, não importa o partido…

  7. Jhonny
    quinta-feira, 8 de setembro de 2011 – 1:34 hs

    Gostaria de externar meu descontentamento com a forma como os militares conduziram o desfile de 7 de setembro.

    Isto por um simples motivo: pela manhã, tanques de guerra e dezenas de carros militares passaram pela Rua Inacio Lustosa e cercanias com sirenes/alarmes em volume absurdamente alto, atrapalhando o sono e o descanso de quem queria tranquilidade no feriado, causando até mesmo apreensão tamanho o BARULHO.

    PRA QUE TANTO ESCANDALO SONORO POR CAUSA DE UM SIMPLES DESFILE?

    que palhaçada…

  8. Mirian Waleska
    quinta-feira, 8 de setembro de 2011 – 2:06 hs

    BOM DIA BRASIL !
    – Dormiram bem?

    Enquanto voces dormiam, jogaram em nossos quintais inços e guanchumbas.

    Que esse despertar resgate a dignidade desse país.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*