Carta de embaixador dos EUA mostra preocupação com corrupção no governo Lula | Fábio Campana

Carta de embaixador dos EUA mostra preocupação com corrupção no governo Lula

Documento de diplomata americano foi revelado pelo site WikiLeaks esta semana

Jamil Chade para o Estado de S.Paulo – A diplomacia americana considera que a corrupção durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva era “generalizada e persistente” e atingia todos os Três Poderes. A avaliação foi revelada em uma carta enviada há um ano e meio pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador-geral americano, Eric Holder.

Na carta, que servia como uma preparação para a visita de Holder ao Brasil, Shannon fez ainda um raio X da Justiça brasileira, acusando-a de “despreparada” e “disfuncional”. O documento foi revelado esta semana pelo WikiLeaks.

Essa não é a primeira revelação sobre os comentários da diplomacia americana sobre a corrupção no Brasil. Documentos de 2004 e 2005 revelaram a mesma preocupação e mesmo o risco de os escândalos do mensalão acabarem imobilizando o governo.

Mas o que fica claro é que, mesmo no último ano do governo Lula, a percepção americana não havia mudado sobre a presença da corrupção na administração. E o fenômeno não se limitaria aos Três Poderes. Segundo Shannon, as forças de ordem também seriam prejudicadas por “falta de treinamento, rivalidades burocráticas, corrupção em algumas agências e uma força policial muito pequena para cobrir um país com 200 milhões de habitantes”.

Outra constatação da diplomacia americana foi sobre os problemas enfrentados pela Justiça no Brasil. “Apesar de muitos juristas serem de alto nível, o sistema judiciário brasileiro é frequentemente descrito como sendo disfuncional, permeado por jurisdições que se acumulam, falta de treinamento, burocracia e atrasos”, escreveu o embaixador.

Para Shannon, “polícia, procuradores e juízes precisam de treinamento adicional” no Brasil. “Procuradores e juízes, em especial, precisam de treinamento básico para ajudá-los a caminhar em direção a um sistema acusatório mais eficiente”, escreveu.


13 comentários

  1. Ernesto
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 10:00 hs

    O que esperar dos EUA, o país mais corrupto do mundo, país que faz guerra e mata por dinheiro alegando razões de segurança. Essa é a pior corrupção, o lobby das armas americanas. Tem também o lobby das empresas de saúde e o dos bancos, que quebararm os EUA e Europa e ainda conseguem receber dinheiro público do governo americano.

  2. Cajucy
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 10:05 hs

    Eis a imagem do Brasil presente, emergente e ‘quase’ afogado na corrupção que todos os brasileiros sabem, mas que a maioria votante ainda se ilude com populismo, socialismo, falta de idealismo, civismo, patriotismo.

    Isso tudo dito pelo embaixador e mais uma pá de congressistas de interesses privados, faz esta rica nação se humilhar diante do mundo, num festival de barbaridades e desatinos, cuja justiça lhes dá mole, em alguns casos, até parece que lhes passa a mão na cabeça…

    Até quando os brasileiros de boa índole terão que agüentar esse desmando, essa roubalheira, esse nível político tão baixo?

    A arrecadação de impostos já ultrapassou, esse mês, UM TRILHÃO. É sabido também que 1,38% do PIB nacional é descaradamente roubado do erário, o que gira em torno de 40 BILHÕES (no mínimo) da arrecadação de impostos do país, surrupiada pelos maus políticos e seus associados, consorciados e vinculados da hora.

    E a justiça brasileira, como bem relata o embaixador, é lenta, burocrática e estruturalmente despreparada, no que pese alguns juízes dispostos a trabalhar, mostrar serviço e honrar a toga.

    É preciso – e urgente – fortalecer os movimentos da sociedade – a verdadeira sociedade, não a de massa de manobra que nos impõe certas tendências políticas de interesses próprios –, como este contra a corrupção que aconteceu no último dia sete de setembro, reunindo milhares de pessoas nos quatro cantos do país, pedindo um basta na corrupção descarada que tomou contra do Brasil nos últimos anos.

    É essa sociedade de bem que não se deixa dominar que tem que fazer a nova história do país, assim como, num momento crucial da vida do país, varreram Collor de Melo da presidência do Brasil.

    A vassoura da limpeza precisa passar pelas câmaras municipais, assembléias legislativas, Congresso Nacional e demais órgãos federais para limpar e moralizar aquilo que é de direito do cidadão brasileiro: uma Pátria honrada.

    Os usurpadores profissionais precisam ser afastados, pois aí está há dez, vinte, trinta, cinqüenta anos roubando e maquinando contra os interesses do cidadão brasileiro, tirando-lhes o direito a um serviço de saúde pública digno, educação de qualidade, moradia, transporte, água e esgoto e por aí vai.

    Cadeia para essa gente é pouco.

  3. antonio francisco da silva
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 10:24 hs

    Meu deus! Os estados unidos preocupados com corrupção,seria o mesmo que a raposa pedindo tranca no galinheiro.

  4. Mirian Waleska
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 11:04 hs

    Pelo menos isso o governo LULA, o governo do PT conseguiu, tornar o Brasil conhecido lá fora, pela corrupção, pelos esquemas ilícitos e pela impunidade. PARABÉNS LULA somos conhecidos agora !

    Que vergonha, que lástima tê-los no poder, que retrocesso para a nação brasileira.

    Isso me faz pensar…
    De quem é a culpa? A culpa é nossa mesmo, é do povo que colocou a gangue no poder.

  5. VLemainski -Cascavel-PR
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 14:39 hs

    É incrível constatar que muitos atos de corrupção tenham a conivência e convivência do Ali-barbudo e nada lhe gruda. Embora não creia em “corpo fechado”, mas algo existe… Uma hora o “anjo amigo” dormirá, com certeza e cai o barraco.

  6. Ernesto
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 15:12 hs

    mais uma matéria mentirosa do Estadão, o texto fala de corrupção de modo geral e não faz menção específica ao governo Lula. Pelo contrário elogia o governo brasileiro.
    Lendo a carta, é facil constatar que não há nada, mas absolutamente nada, sobre corrupção no governo Lula.
    Ela apenas se trata de uma parceria com o governo brasileiro para auxílio no combate ao crime organizado no país..
    A carta cita que a Copa do Mundo e as Olímpiadas estão fazendo o Brasil a repensar as estratégias de combate ao crime.
    Sem mencionar os vários elogios ao país e ao futuro promissor.

  7. Ernesto
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 15:30 hs

    Estadão adultera WikiLeaks para atingir Lula, vergonha para imprensa novamente, tem aquela revista que tenta invadir quarto de hotel também.

  8. sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 17:00 hs

    Realmente concordo que o nosso povo brasileiro nao presta, so quer tirar vantagens, se nao houver movimentos fortes, das pessoas do bem, a droga, insegurança,, a ladroeira, e mudança total na conduta deste povo estamos ferrados

  9. Zangado
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 17:22 hs

    Disso tudo já sabemos, não precisamos do Wikileaks !
    Evidente que cada um fala dos outros, sem olhar a sua cozinha.
    O pior é que temos condição de reação a esse quadro.
    Poderes corruptos e deficientes, sociedade insossa, país continental e sem controle adequado, riquezas imensas – é tudo que as potências hegemônicas e a criminalidade internacional querem para se aproveitar.

  10. Questionador
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 17:37 hs

    -Estes relatórios que foram elaborados pelo embaixador americano no Brasil confirma o que todos os cidadãos de bem já sabem e faz algum tempo…
    -Nada de anormal….chover no molhado….
    -O Governo Lulla tornou-se uma grande mar de lama onde a corrupção, negociata e escândalos se multiplicaram em escala exponencial e óbvio que “queimou” a pouca imagem boa que o Brasil possui no exterior….

  11. Origem
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 17:55 hs

    Neste Pais o Unico partido que nao rouba, nao faz nada e o PT, será que este povo do PT estão cego ou não querem enxergar. E O COLLOR CAIU POR CAUSA DE UMA ELBA, que saudades daquele congresso. O Partido que mais marracutai vez nos ultimos anos foi esta Partido PT (Pode Tudo)

  12. OSSOBUCO
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 21:17 hs

    O Collor caiu porque desafiou a rede Globo, foi o criador matando a criatura. Collor , o caçador de marajás, foi criação da direita brasileira, da mídia comercial que não queria um governo trabalhista. Como Collor quis fazer seu próprio caminho, com sua própria rede de TV (CNT), a Globo não perdoou.

  13. OSSOBUCO
    sexta-feira, 9 de setembro de 2011 – 21:28 hs

    A indignação da mídia é seletiva.

    Mas há outras razões para este ato contra a corrupção da mídia que pediu, ajudou a concretizar e sustentou a ditadura militar brasileira entre 1964 e 1985: essa mídia poupa os corruptores, ou seja, empresas que compram os políticos, até porque essas empresas são anunciantes dos grandes veículos de mídia que vivem bradando contra corrupção.

    Tem-se no Brasil, portanto, o fenômeno de só se combater os gestores de dinheiro público que se vendem a empresas (sobretudo) em prejuízo dos contribuintes, pois essas empresas, que são quem corrompe, jamais aparecem no noticiário.

    Isso sem falar nos estranhos negócios entre grandes meios de comunicação e governos tucanos ou de seus aliados.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*