Bovespa segue mau humor internacional e cai quase 3% | Fábio Campana

Bovespa segue mau humor internacional
e cai quase 3%

Da Folha – A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) replica a forte queda vista na sexta-feira, desta vez com um volume bastante reduzido de negócios devido à ausência das Bolsas americanas, sem atividades devido a um feriado local.

Já fechadas, as Bolsas europeias desabaram entre 3,58% (Londres) e 5,28% (Frankfurt) por conta de vendas pesadas de ações do setor financeiro, com as primeiras informações de processos nos EUA contra alguns bancos.

No front doméstico, o Ibovespa, o principal índice de ações, retrocede 2,62%, aos 55.048 pontos. O giro financeiro é de apenas R$ 1,88 bilhão.

Papéis do setor de construção, que tiveram boa valorização na semana passada, derretem mais de 5%, a exemplo de PDG, MRV e Tecnisa.

O dólar comercial é negociado por R$ 1,653, em um alta de 1,03%. A taxa de risco-país marca 216 pontos, número 3,84% acima da pontuação anterior.

Nos próximos dias, alguns dados importantes sobre o nível de atividade da economia americana devem mexer com as expectativas do mercado. Além disso, o Banco Central deve divulgar a ata do Copom, com uma explicação mais longa e detalhada sobre o que levou a autoridade monetária a promover uma drástica redução dos juros básicos (de 12,50% para 12%).

Divulgado hoje, o boletim Focus é a demonstração mais explícita das divergências entre governo e mercado. Enquanto a maioria dos economistas no setor financeira já conta com uma taxa de inflação mais alta para os próximos meses — o IPCA projetado para 2012 passou de 5,20% para 5,32%– as projeções para taxa Selic (2012) caíram: de 12,38% para 11,88%.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*