Tarsila e Portinari na educação das crianças de SJP | Fábio Campana

Tarsila e Portinari na educação das crianças
de SJP

Foto: Divulgação

Nos Centros de Educação Infantil de São José dos Pinhais as crianças são inseridas no universo das artes brincando. Este processo acontece pelo Projeto Permanência, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Educação Infantil, no qual já foram trabalhadas obras de Candido Portinari e Tarsila do Amaral, por exemplo.

Uma vez por semana as professores e educadores regentes se ausentam da sala de aula para organizar e planejar as atividades que serão aplicadas às crianças. Esse momento é chamado de “hora atividade”. Neste dia entram em cena outros profissionais, que através de atividades lúdicas trabalham com os alunos obras de autores renomados, fazendo uso das artes visuais, da música e da dramatização.

“Ao mesmo tempo em que as atividades propostas despertam o interesse pelas linguagens artísticas, elas contribuem também com o processo de aprendizagem das crianças”, explica a diretora do Departamento de Educação Infantil Rosani Jungles Gonçalves.

Para que o trabalho desses professores e educadores seja ainda mais eficiente, a Secretaria Municipal de Educação promove mensalmente um encontro para troca de experiências e estudo. Além disso, uma vez por ano é organizada uma visita ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

“Quanto maior o repertório desses profissionais, mais rico será o seu trabalho”, destaca o coordenador do projeto Amilton Novo, ao se referir sobre a última visita ao Museu Oscar Niemeyer, onde sessenta professores e educadores prestigiaram a exposição “Dores da Colômbia” do artista venezuelano Fernando Botero.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*