Professores da UFPR sinalizam greve a partir do dia 22 | Fábio Campana

Professores da UFPR sinalizam greve a partir do dia 22

Valéria Auada do Estado do Paraná

Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) devem entrar em greve a partir do dia 22 de agosto. A decisão foi tomada em assembleia da categoria, em Curitiba, por volta das 16h desta quinta-feira (11).

Segundo o presidente da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), Luís Allan Kunzle, apenas quatro dos cerca de 250 docentes que participaram da assembleia foram contrários à greve da categoria.

Uma nova assembleia na próxima terça, dia 16, deve oficializar a paralisação. Os servidores são obrigados por lei a comunicar qualquer greve ao governo com 72 horas de antecedência.

Os servidores técnico-administrativos da instituição estão de braços cruzados há quase dois meses e os estudantes decidiram engrossar a paralisação na semana passada.

A última greve deflagrada pelos professores da UFPR ocorreu em 2001 e durou 90 dias. Kunzle afirma que a greve em 2001 ocasionou a demora de dois anos para regularizar o calendário escolar da universidade.

Os professores rejeitaram a proposta do governo federal de incorporar a gratificação especial do Magistério Superior ao salário-base. “Para a grande maioria dos docentes não representa ganho salarial nenhum. Para os poucos que teriam algum aumento, ele não chegaria a 1%”, afirma Kunzle.


Um comentário

  1. Zé do Coco
    quinta-feira, 11 de agosto de 2011 – 21:31 hs

    Aí fica aquela perguntinha: e TRABALHAR, quando é que vão?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*