Prefeitura troca 30 mil lâmpadas dos semáforos de Curitiba | Fábio Campana

Prefeitura troca 30 mil lâmpadas dos semáforos de Curitiba

Trezentos 300 semáforos, a maioria deles no Centro, estão funcionando com lâmpadas LED, que consomem menos energia elétrica e oferecem melhor visibilidade. Os benefícios do uso da nova tecnologia já começam a ser percebidos por motoristas e pedestres em vários pontos de Curitiba.

Até agora 10 mil lâmpadas foram substituídas e a meta é trocar as 30 mil lâmpadas dos 1.084 semáforos da cidade até meados de 2012. Com maior luminosidade, as lâmpadas LED são também mais econômicas e duráveis. Os semáforos convencionais usam lâmpadas de 100 watts, enquanto os equipamentos LED consomem 10 watts – o que significa uma redução de 90% no consumo de energia.

Com a troca, o consumo de energia com semáforos cairá de 794 mil kw/h para 119 mil kw/h, representando uma economia anual em torno de R$ 3,5 milhões na conta de energia dos semáforos. Além de gastar menos, as lâmpadas LEDs também duram mais. As lâmpadas comuns têm oito mil horas de vida útil contra 50 mil horas da LED.

A troca das lâmpadas está sendo realizada através de um convênio entre a Secretaria Municipal de Obras Públicas e a Copel.


2 comentários

  1. Antonio
    quinta-feira, 25 de agosto de 2011 – 17:17 hs

    Só faltou dizer que é tudo pago pela COPEL.

  2. elton
    quinta-feira, 25 de agosto de 2011 – 17:19 hs

    Quanto custa uma lampada comum e quanto custa uma lampada de LED? Quem é o fornecedor?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*