Prefeitura começa a erguer casas das famílias removidas do Rio Ressaca | Fábio Campana

Prefeitura começa a erguer casas das famílias removidas do Rio Ressaca

Foto: João Fernandes

Começaram nesta segunda-feira (08) as obras para construção das 73 unidades habitacionais que serão entregues às famílias removidas do entorno do Rio Ressaca. Na última quarta-feira (03), foi assinada a ordem de serviço para a construção das casas.

As 73 unidades habitacionais serão direcionadas para as famílias que já foram removidas e que, hoje, contam com o aluguel social, um benefício mensal de R$ 500 instituído pela Prefeitura para as famílias removidas. Após isso, numa segunda fase, serão construídas outras 137 casas para as famílias que ainda deverão ser retiradas do entorno do rio. De acordo com Livercina Xavier, coordenadora do Projeto Socioambiental do parque Linear do Rio Ressaca, existem alguns critérios para a destinação das famílias para as novas casas. “Terão prioridade idosos, pessoas com deficiência, proximidade da escola onde os filhos estudam, entre outros”, explica. Ao todo, 211 famílias serão reassentadas ao longo dos três trechos do Ressaca.


“Além de estarmos resolvendo a questão do Rio Ressaca, que é um problema bastante antigo do município e revitalizando áreas bastante degradadas, com a construção das novas casas estamos também resgatando a dignidade das pessoas que serão atendidas. E essa, sem dúvida, é a nossa principal função”, destaca Loester Vargas, secretário municipal de Habitação.

No total serão três loteamentos de casas geminadas: 37 unidades de 39 m² no Jardim Vale Verde, 22 unidades de 39 m² no Moradias Holtmann e 12 unidades de 39 m² e duas de 45 m² no Parque São José. Cada casa terá dois quartos, banheiro e sala e cozinha conjugadas.

Ressaca – As obras do Rio Ressaca estão divididas em três etapas – a primeira delas tem previsão de término no início de 2012. A área total atingida pela revitalização compreende os 13 km² da bacia hidrográfica do Ressaca, que abrange os bairros Cidade Jardim, São Cristóvão, Centro, São Pedro, Pedro Moro e Itália, localizados no lado direito da BR 376; e Boneca do Iguaçu, Águas Belas, Cruzeiro, Ouro Fino e Costeira, no lado esquerdo da rodovia.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*