Oposição quer convocar quatro ministros para explicar denúncias | Fábio Campana

Oposição quer convocar quatro ministros para explicar denúncias


Agricultura, Transportes, Desenvolvimento Agrário e Minas são pastas-alvo. Líder tucano no Senado anunciou que vai fazer pedido em duas comissões

G1/Globo.com

No primeiro dia de trabalhos no Congresso após o recesso parlamentar, os líderes da oposição pretendem apresentar uma série de requerimentos para convocar quatro ministros do governo a prestar depoimento aos parlamentares sobre denúncias de corrupção no governo da presidente Dilma Rousseff. O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), anunciou que vai protocolar nesta segunda-feira (1º) pedidos de convocação em duas comissões da Casa.

Personagens de escândalos como o petista Expedito Veloso, conhecido pelo caso do dossiê dos aloprados, e integrantes do segundo escalão, como o presidente do Incra, também estão na mira da oposição.Na comissão de Infraestrutura, Dias pedirá que os colegas aprovem o chamado para que o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, explique no Senado os indícios de irregularidades envolvendo o período em que ele substituiu o ex-ministro Alfredo Nascimento na pasta.

Ainda na Comissão de Infraestrutura, o líder tucano irá pleitear a convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para falar sobre denúncias de corrupção envolvendo servidores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Já na comissão de Agricultura a oposição tentará aprovar a convocação do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, citado em denúncias de suposto esquema de corrupção na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na mesma comissão, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, poderá ser convocado a explicar denúncias envolvendo a venda de propriedades do programa de reforma agrária. A oposição também estuda chamar o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda.

“Todos os requerimentos foram preparados no fim de semana e serão apresentados nesta segunda. Estamos diante de um modelo promíscuo em que a corrupção se instalou em todas as áreas do governo, tanto no primeiro quanto no segundo escalão. O ideal seria constituir uma CPI [comissão parlamentar de inquérito] da corrupção, mas sabemos das dificuldades”, disse Dias.

CPI dos Transportes

Ainda nesta segunda, o líder do PSDB no Senado pretende retomar a busca por assinaturas para instalar na Casa uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre denúncias de superfaturamento envolvendo o Ministério dos Transportes. A oposição tem 23 das 27 assinaturas necessárias para abrir a investigação.

“Faltam quatro assinaturas e temos que trabalhar para instalar esta CPI. É um dever do Senado Federal. O que há é uma afronta ao país, o desvio de bilhões de reais. As providências adotadas até agora pelo governo não são suficientes, o Ministério Público ainda não teve tempo para instaurar os procedimentos para investigação judiciária e cabe ao Congresso Nacional agir com celeridade para dar essa resposta imediata ao país”, disse Dias.

Câmara

Na Câmara, a oposição também tentará convocar o ministro dos Transportes na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa. Para acertar a estratégia de atuação, os líderes da oposição devem fazer uma reunião. Inicialmente, a conversa está marcada para terça-feira (2), mas o surgimento de novas denúncias contra órgãos do governo no fim de semana pode adiantar a reunião para esta segunda.


6 comentários

  1. Robert
    segunda-feira, 1 de agosto de 2011 – 14:45 hs

    Esse Alvaro Dias é uma mentira, fal, fala e não faz nada. Mais uma babaquice desse senador em fim de carreira. Vamos lutar por nosso estado e fazer alguma coisa ao invés de ficar falando o que o povo não tem interesse.

  2. ivanowski
    segunda-feira, 1 de agosto de 2011 – 16:45 hs

    . PARABÉNS, ALVARO DIAS – MELHOR SENADOR DO PARANÁ E UM DOS POUCOS MELHORES DO BRASIL …………….

    . TERIA QUE SE FAZER, COM URGENCIA, UMA CPI DA CORRUPÇAO.

    . PARAR COM TUDO NO CONGRESSO E SÓ SE DEDICAR A CPI.

    PEDINDO O ‘IMPEDIMENTO’ DA DILMA, ENQUANTO HÁ TEMPO …

  3. Revoltado
    segunda-feira, 1 de agosto de 2011 – 18:32 hs

    O Álvaro só quer aparecer, só que deveria aparecer é trabalhando como Senador e não com demagogia.
    O Álvaro é sem duvida o pior Senador do Brasil e uma vergionha para o Paraná.

  4. segunda-feira, 1 de agosto de 2011 – 21:26 hs

    Foto de fazer inveja ao coringa.

  5. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 1 de agosto de 2011 – 22:14 hs

    ´PAU NESTA PETEZA, ESTAMOS COM VOCÊ sENADOR.
    lULA, O CÂNCER DO bRASIL.

  6. cido
    sábado, 13 de agosto de 2011 – 10:05 hs

    esse senador e uma vergonha ,nao faz nada pelo brasil a nao ser denuncias vazias que ninguem acredita mais , por favor senador vai procurar o que fazer,tipo alguma coisa para ajudar os mais necessitados a sair da linha da pobreza,pois restam poucos mas por favor ajude a presidenta a concluir esse feito com sucesso.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*