Foto e texto:Prefeitura de Curitiba
A Secretaria Municipal da Saúde quer vacinar cerca de 150 mil crianças neste sábado (13), dia da campanha nacional da segunda etapa anual de vacinação contra a pólio e início da imunização infantil contra o sarampo, que segue até 16 de setembro. Isso corresponde aos 95% de cobertura aceita pelo Ministério da Saúde para considerar eficiente a ação, cuja meta é aplicar 234.752 doses das duas vacinas. Elas estarão disponíveis em 210 unidades de saúde e postos volantes, das 8h às 17h.
“O objetivo é que, além das crianças menores de 5 anos, que tomam as gotinhas, as que têm entre 1 ano e menos de 7 anos aproveitem o sábado para se imunizar contra o sarampo e as duas outras doenças que a vacina oferecida também protege”, observa a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, referindo-se à vacina Tríplice Viral.
A vacina Tríplice Viral, que é conjugada, protege ao mesmo tempo contra rubéola e caxumba. “Fica mais fácil para os pais e demais responsáveis vacinar no sábado porque nesse dia, em geral, eles dispõem de mais tempo. Além disso, não correm o risco de esquecer de levar os filhos para vacinar depois dessa data”, completa Eliane Chomatas.
Os endereços dos locais que oferecerão as duas vacinas estão disponíveis no site da Prefeitura.