Comitiva do Paraná é recepcionada por autoridades argentinas | Fábio Campana

Comitiva do Paraná é recepcionada por autoridades argentinas

Os integrantes da missão empresarial e institucional organizada pela Federação do Comércio do Paraná iniciaram seus trabalhos nesta manhã, no Palácio San Martin, em Buenos Aires. O governador do Paraná, Beto Richa, e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, foram recepcionados pelo subsecretário de Comércio Exterior da República Argentina, embaixador Luíz María Kreckler, e demais autoridades argentinas. O grupo é formado por empresários e entidades representativas dos segmentos de alimentos e bebidas, autopeças, materiais de construção, agronegócios e eletrônicos.

“Essa missão vai favorecer parcerias entre empresas argentinas e paranaenses. Mas para viabilizar essa união, temos muito trabalho a fazer para adequação de infraestrutura”, afirmou o embaixador. Segundo ele, Brasil e Argentina têm que encarar o mercado internacional juntos, para superar os competitivos produtos fabricados na China e na Índia. “Devemos, na sequência, analisar juntos as áreas em que pode haver a integração positiva entre os dois países para conquista de novos mercados, devidamente integrados ao novo cenário mundial”, ponderou.

Em sua primeira visita oficial à Argentina, Beto Richa exaltou a iniciativa da Fecomércio em promover a missão empresarial. “A Argentina e o Brasil são os principais atores e sócios do Mercosul, o volume de importações e exportações é significativo. Além disso, o potencial de incremento dessa relação comercial é ainda muito grande. Por isso nada melhor do que trazermos uma comitiva de empresários de diferentes segmentos de nossa economia, a fim de fortalecer essa relação”, afirmou o governador. Richa disse ainda que esta visita dos paranaenses à Argentina coincide com os interesses dos governos de ambos os países, tendo em vista o recente encontro entre as presidentes Cristina Kirchner e Dilma Rousseff, em Brasília.

“O Paraná é o segundo maior importador de produtos argentinos e esses mais de 30 empresários que participam da missão representam grande parte desse comércio”, destacou Darci Piana. Para ele, a vinda do governador Beto Richa mostra a força do comércio bilateral e abre grande espaço para o diálogo entre os governos da Argentina e do Brasil para ampliação dos negócios e investimentos recíprocos.

Também participaram da solenidade de início das atividades os secretários Pepe Richa (Infraestrutura), Ercílio Santinoni (Indústria e Comércio) e Norberto Ortigara (Agricultura); o deputado Plauto Miró; o subsecretário de Comércio Internacional da Argentina, Ariel Schale; o cônsul da Argentina no Brasil, Héctor Vivacqua.

Visita

Durante a manhã, o governador Beto Richa e Darci Piana visitaram as instalações da Zanella, que vai implantar uma fábrica de motocicletas no Paraná, em parceria com seu distribuidor oficial, a Steiner Motors.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*