Comissão é instalada na AL para investigar Usina de Mauá | Fábio Campana

Comissão é instalada na AL para investigar Usina de Mauá

O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), acaba de baixar ato que cria a Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar possíveis irregularidades no projeto e construção da Usina Hidrelétrica de Mauá. Os deputados que compoõem a CEI terão 90 dias para investigar o processo de autorização e construção da usina de acordo com as condicionantes estabelecidas pela Constituição Estadual.

O deputado Rasca Rodrigues (PV) será o presidente e o deputado Nelson Garcia (PSDB) será o relator. A CEI será composta ainda pelos deputados Elio Rusch (DEM), Augustinho Zucchi (PDT), Nereu Moura (PMDB), Péricles de Melo (PT) e Pastos Edson (PRB).


O presidente da CEI justificou que quando foi concedida a licença ambiental para a construção, foram estabelecidas 71 condicionantes para amenizar o impacto ambiental, e que, segundo ele, estariam sendo descumpridas.

A hidrelétrica de Mauá está sendo construída no rio Tibagi, entre os municípios deTelêmaco Borba e Ortiguieira.

Histórico

As obras de construção da Usina tiveram início em julho de 2008. Apenas em outubro daquele ano é que o Governo do Estado enviou à Assembleia uma mensagem requerendo autorização para a construção.

O projeto de lei foi analisado em outubro de 2009 e o parecer contrário do relator, deputado Reni Pereira, foi aprovado. Na época Pereira alegou que a autorização para a construção teria que ser dada pela Assembleia antes do início das obras, conforme artigo 209 da Constituição Estadual. Houve um recurso do líder do governo à época, deputado Luiz Claudio Romanelli, que também foi rejeitado e o projeto arquivado em dezembro de 2009.


3 comentários

  1. ivanowski
    terça-feira, 2 de agosto de 2011 – 19:24 hs

    . Falar em COMISSÃO, anima os Depu … rsrsrs

  2. Osvaldir
    terça-feira, 2 de agosto de 2011 – 19:37 hs

    RAASCA presidente da CPI…kkkkkkkkkkkkk
    Quando era do IAP se acadelou pra o BOB e deixou passar Maua….
    Virou o coxo agora…..
    Maua é irregular desde a raiz….

  3. Estatística
    quarta-feira, 3 de agosto de 2011 – 11:15 hs

    Interessante. O Rasca era presidente do IAP quando saiu a autorização… Deve ser coisa da “política”.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*