O projeto que estabelece o limite de 40 quilômetros por hora para os veículos articulados e biarticulados nas vias do anel central será votado na próxima segunda-feira (8).
A proposta do limite de velocidade é do vereador Tito Zeglin (PDT), que justifica que o objetivo é atenuar o grande número de acidentes, inclusive fatais, que envolvem estes equipamentos de transporte urbano. “Apesar de possuir pista de trajeto exclusivo, serem de fácil identificação e respeitarem diversas orientações de ultrapassagem, o número de vítimas de atropelamentos por estes veículos continua aumentando, cabendo uma discussão sobre o assunto”, justificou o parlamentar.
12 comentários
Já existe lei que limita a velocidade nas linhas públicas, mas ninguém respeita. Nem o pedestre que atravessa fora da faixa de segurança, nem os motoristas que aceleram como se fossem donos das ruas.
Poderiam inventar uma lei, para aumentar o nível de concentração das pessoas…O pedestre que fica com a cabeça no Mundo da Lua, é quem toma a pior em um trânsito tão intenso como o de Curitiba…
Mais inteligente que essa lei só aquela que proibe celular no interior dos bancos.
ESTE NEGÓCIO DE VELOCIDADE DOS ÔNIBUS, NÃO TEM NADA A VER COM A LEGISLAÇÃO. ALGUÉM AINDA NÃO SABE QUE A VELOCIDADE DOS ÔNIBUS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA AO HORÁRIO QUE OS COITADOS DOS MOTORISTAS TÊM QUE CUMPRIR, PARA NÃO SEREM PENALIZADOS ???
Claro que o trânsito exige a atenção de todos. Inclusive do pedestre. Ocorre que nos últimos meses é evidente o aumento de acidentes envolvendo ônibus. Quem circula diariamente pelo centro da cidade percebe que os motoristas destes veículos não respeitam nada nem ninguém. É comum ver estes ônibus acima do limite de velocidade da via. Quem acompanhou a última greve dos motoristas sabe que a flexibilização das multas era um item da pauta de reivindicação. Por que? Com certeza não era para garantir a “segurança” nas vias.
sempre vai existir essa classe equina q acha q carro tem a preferência no trânsito, boa proposta!
Excelente lei.
Daqui uns dias, vao querer criar uma lei proibindo celular dentro dos bancos.
O nobre vereador nao anda de onibus mesmo, ao invés de acabrem os cruzamentos mortais, construindo viadutos ou alguma coisa so genero preferem propor a diminução da velocidade, logo teremos que sair casa às 5 hrs da manhã para chegarmos as 7 no trabalho.
Não suporta velocidade, no trânsito atual, porque 40 em rápidas ou canaletas quase parado.o trânsito ira estressar mais ainda. Já somos pegos por radares com limite de 60 , imagine 40 km. Não justifica…..horrível este projeto.
E o vereador já falou com o pessoal da Urbs para alterar a tabela de horário dos ônibus? Querem que os motoristas façam milagre? Aí o coitado não faz o horário e é multado, o vereador vai pagar estas multas? Deixem de ser hipócritas, e vejam a realidade como ela é, e não como vocês pensam que é. Tony
Até que enfim estou lendo algo que preste partindo do legislativo. Paranbéns pela iniciativa, vamos torcer que a Lei seja aprovada e principalmente que vingue.