Marcando o seu retorno ao Brasil depois da temporada de seis anos de trabalho em Washington e Los Angeles, a arquiteta e urbanista curitibana Maria do Rocio Rosario liderou a única equipe brasileira a receber reconhecimento no Concurso Internacional do Parque Olímpico Rio 2016. A equipe ficou entre os seis premiados de um total de 60 concorrentes de 18 países.
Maria é arquiteta e urbanista com formação na UFPR, especializada em paisagismo pela PUCPR e mestre em desenvolvimento urbano pela University College London. Iniciou sua carreira com ninguém menos que Jaime Lerner. Trabalhou no IPPUC onde fez parte da diretoria por cinco anos. Mas a maior parte da sua carreira foi nos Estados Unidos. Em Los Angeles ficou por dez anos e depois de um breve retorno ao Brasil, voltou aos EUA onde viveu em Washington e Los Angeles por outros seis anos. Finalmente retorna à terra natal no ano passado. Trabalha atualmente no Alphaville Urbanismo em São Paulo.
3 comentários
Além de um gênio em sua profissão, Rocio é uma pessoa tudo de bom, um raio de sol com quem já tive a felicidade de trabalhar. Seja muito bem-vinda!
Só fiz uma pergunta básica, está de licença ou exonerada do IPPUC?
Vamos ter alguem que tenha um pensamento moderno nesta cidade provinciana? Está mais do que na hora de mandar todos os arquitetos e planejadores urbanos desta provincia se reciclarem. Voces já viram a arquitetura urbana de Curitiba? É atrasada, provinciana, prequena e ultrapassada. Nãoq ue tenhamos que ter os excessos de São Paulo, mas um pouco de modernidade faz bem.Se analisarmos todos os detalhes do funcionamento da cidade, concluimos que…..isto aqui é uma m…..provinciana.