Traiano faz balanço positivo do primeiro semestre da Assembleia | Fábio Campana

Traiano faz balanço positivo do primeiro semestre da Assembleia

O primeiro semestre das atividades legislativas de 2011 está sendo encerrado com saldo positivo. Essa foi a avaliação feita pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná. Para ele, esse é um novo momento vivido pela Casa, com legislatura, governo e muitos deputados novos, e o consequente aumento no número de projetos de leis, comissões permanentes e até mesmo Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

Os seis meses de mudanças vividos na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná também representam, segundo Traiano, a valorização do parlamento, servindo de modelo para as demais Assembleias do País, com ações de transparência, democracia e inéditas.

Entre as ações elogiadas por Traiano, estão a freqüência da maioria dos deputados durante as sessões plenárias e a realização de sessões no interior do Estado. “Ambas as medidas são inéditas e representam um marco na vida do Legislativo. Hoje temos quórum permanente do início ao final das sessões”, disse, lembrando ainda da economia feita pela Casa que prevê a devolução de cerca de R$ 50 milhões aos cofres do tesouro do Governo do Estado até o final do ano.

O líder também abordou o diálogo permanente com a oposição, permitindo, se necessário, a correção de eventuais erros do governo e elogiou o papel importante da imprensa nestas questões. “Quem ganha com tudo isso não são só os deputados, mas principalmente o cidadão, que vê seu dinheiro e seu voto valorizados”, considerou.

O ritmo de trabalho na Assembleia, nestes primeiros seis meses da legislatura, foi de trabalho acelerado, com amplas discussões estaduais e de valorização do parlamento. “O resultado que vemos hoje é fruto do processo de moralização, sendo o deputado o agente direto de defesa do cidadão paranaense”, disse, completando que o Paraná ganhou muito com tais medidas, servindo de exemplo para o País, criando um novo modelo em termos de Legislativo.

Traiano atribui as mudanças positivas como fruto da co-responsabilidade de todos os parlamentares, que respaldaram as ideias desde o início. “Era este tipo de atitude que a sociedade esperava, uma Casa renovada, com deputados com sentimento de mudança e de valorização do Parlamento”.

A tramitação em tempo recorde visando a criação da Defensoria Pública foi um dos exemplos também abordados por Traiano. A instituição está sendo elogiada por diversas entidades judiciárias e servindo de modelo para os demais Estados, após ter sido deixada de lado por 21 anos.

Temas palpitantes devem entrar na pauta do próximo semestre, de acordo com o líder. O Paraná está passando por mudanças também no perfil da economia. Muitas indústrias estão buscando o Estado para investir. “Vivemos um grande momento, em que a esperança e o respeito estão sendo depositados no novo governo e na nova Assembleia”, disse. Também entrará em discussão a criação da Agência da Defesa Agropecuária do Paraná e a Agencia Reguladora do Paraná.


Um comentário

  1. luiz carlos
    segunda-feira, 18 de julho de 2011 – 21:35 hs

    Nas cochas!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*