Sem espaço no PSDB, Fruet anuncia amanhã desfiliação | Fábio Campana

Sem espaço no PSDB, Fruet anuncia amanhã desfiliação


Do Valor Online

Sem espaço dentro do PSDB para disputar a Prefeitura de Curitiba em 2012, o ex-deputado Gustavo Fruet anunciará amanhã sua desfiliação do partido. Fruet ainda não definiu em qual partido ingressará para concorrer no próximo ano.

O ex-parlamentar foi convidado pelo PDT, PSD, PV e PPS. Dirigentes do PMDB também o sondaram, mas há resistência no partido do grupo do senador Roberto Requião.

O PSDB do Paraná, comandado pelo governador do Estado, Beto Richa, deve apoiar o PSB em Curitiba, com a reeleição de Luciano Ducci. O prefeito assumiu em 2010, quando Richa, o então titular, deixou o cargo para disputar o governo estadual.

Para o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), a saída de Fruet prejudicará o partido no Estado. “Isso representa um prejuízo enorme”, comentou. “Quem conduz o processo eleitoral no Estado é o governador e o partido não quis oferecer garantias de que ele seria o candidato”, afirmou Dias.

Aliados do ex-deputado citam pesquisa feita pelo Ibope, divulgada no início de maio, que mostra Fruet em primeiro lugar na disputa pela prefeitura da capital, com 34% dos votos contra 23% de Ducci.

Fruet repete o movimento que fez em 2004, quando deixou o PMDB, onde estava filiado desde 1991, por falta de apoio para disputar a prefeitura da capital. Na época, os peemedebistas apoiaram a candidatura do PT, de Ângelo Vanhoni. Em 2005, filiou-se ao PSDB.

O ex-parlamentar foi vereador e teve três mandatos como deputado federal –dois pelo PMDB e um pelo PSDB. Fruet ganhou destaque no Congresso na CPI dos Correios, em 2005, que investigou o esquema do mensalão no governo federal.

A atuação como subrelator de movimentações financeiras da comissão rendeu ao tucano, na eleição seguinte, de 2006, a maior votação pelo Estado para a Câmara dos Deputados, quando se reelegeu com 210, 6 mil votos. Em 2010, foi derrotado na disputa por uma cadeira no Senado.


18 comentários

  1. olho aberto.....
    terça-feira, 12 de julho de 2011 – 22:59 hs

    é uma pena…..Gustavo Fruet…novamente…diga-se de passagem….esta comentendo um erro gravissimo….
    Gustavo hoje …tem 34% das intençoes de votos na pesquisa Ibope, devido a seu nome estar sempre aliado ao de Beto Richa….assim como o nome Luciano Ducci….é só somarmos 34% + 23% = 57 %….que aproxima-se da votaçao de Beto na ultima eleição….
    Se ele sai a Prefeito….contra a dupla BETO/DUccI…..vai acontecer …na capital….o que aconteceu com o Senador Osmar Dias…..mudou de grupo….dançou…perdeu a identidade….levou uma suurra nas urnas…….

  2. Eleitor atento
    terça-feira, 12 de julho de 2011 – 23:06 hs

    Aumenta cada vez mais o medo dos tucanos e associados com a saída do Gustavo Fruet do PSDB. Na maioria dos comentários que vemos nesse blog que por sinal devem ser postados pelos comissionados do governo do estado e da prefeitura é possível sentir a tentativa de enfraquecer Gustavo Fruet. Por que será isso? É o desespero batendo em quem em breve poderá ver o resultado nas urnas: GUSTAVO FRUET PREFEITO DE CURITIBA POR AMPLA MAIORIA DOS VOTOS DOS CURITIBANOS.

  3. justão
    terça-feira, 12 de julho de 2011 – 23:29 hs

    Fora PSDB !! Fora privatistas !! Fora Traiano !! Fora Rossoni !! Fora Romanelli !! Dá-lhe Fruet … não importa o partido, desde que não seja o PSDB.

  4. marcos
    terça-feira, 12 de julho de 2011 – 23:42 hs

    parabéns ao jornalismo paranaense, que para noticiar alguma coisa sobre um possível candidato a prefeito de curitiba precisa colher a informação no valor econômico. é imprecionante a qualidade das fontes do jornalismo paranaense.

  5. ricardo crovador
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 0:30 hs

    Se isso se confirmar, se o governador abandonar um membro do seu partido, ele ficará menor. Que pena, pois o Beto Richa talvez tenha sido a maior esperança do Paraná ter alguma presença nacional de peso. Mas se, para comandar, precisa atropelar, fica da mesma estatura dos anteriores. Isso qualquer jaguara faz.

  6. João Graxa
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 1:00 hs

    Será o início do fim de Richa? Pensei que o Beto fosse inteligente, mas depois dessa estou começando a acreditar no que me dizem, que pena! Políticos de antigamente como os pais deles pensavam 20 anos pra frente, hoje pelo jeito, pensam 20 dias. PT de Gleisi e marido, dando pulos de alegria. Beto está conseguindo fazer para o PT o que eles nunca conseguiram no Paraná. Parabéns Governador, achei que sua reeleição estava garantida, agora tenho certeza que não mais! Que decepção!

  7. Ipês
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 3:44 hs

    Suicidou-se!

  8. Eleitor Curitibano
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 4:04 hs

    O Beto (que esta se comportando como o requião que a vida inteira minou o espaço do Fruet no PMDB, com medo de perder seu posto de cacique no partido) que perdoe, mas eu não sei em qual partido o Fruet vai se filiar, só sei que em 2012 meu voto pra prefeito de Curitiba é dele com certeza!

  9. Osiris Duarte de Curityba
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 5:20 hs

    EU, SE FOSSE GUSTAVO FRUET, IRIA PARA O PPS.

  10. Tchê
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 8:35 hs

    Tem fama de trabalhador e sabe tudo, mas é indesivo, em cima do muro e um perdido, falta determinação e um bom psicologo.

  11. Ernesto
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 9:25 hs

    O tucanic já está com 2/3 de sua estrutura abaixo da linha d’água …
    Só vão restar o Álvaro Dias e o Beto Richa.

  12. DE OLHO
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 10:24 hs

    uma pena para o PSDB, e o governador corre sério risco de perder a capital, pois Fruet vai ter o apoio no segundo turno do PT, PMDB, e deverá ir para o PDT, e com a prefeitura da capital, poderá ser Fruet a dar solidez à campanha de Gleisi ao governo do PR

  13. Josué Machado Costa
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 11:12 hs

    Saiu o unico tucano que prestava no Paraná.

  14. Christiano Fernandes
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 11:43 hs

    Acreditava que o PSDB do Paraná não fosse tão “ignorante estratégico” até esse ponto. Quem gosta de fazer política para o coletivo, sabe que “ela” é um jogo que se reinicia com novas estratégias, logo após o termino de cada eleição. Sinceramente, achei que tudo isso que vinha acontecendo, fazia parte de uma estratégia arrojada dos tucanos. Vendo isso acontecer, passo a acreditar que o PSDB não sabe ser oposição.

  15. quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 12:07 hs

    Perdeu…Perdeu …Fruet …e invente outra desculpa, essa não colou

  16. quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 13:12 hs

    GLEISE HOFFMAM GOVERNADORA E GUSTAVO FRUET VICE……. O PSDB ESTA DE ALERTA….. BETO RICHA NÃO EMPLACA OITO ANOS NO GOVERNO…….

  17. Ernesto
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 13:40 hs

    O Eleitor Curitibano disse tudo, parabéns pelo comentário!

  18. duda
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 13:55 hs

    No Paraná quem nasce PSDB jamais vira PT a não ser q nunca foi um PSDB de verdade.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*