Pesquisa mostra que migração para o Paraná é maior do que emigração | Fábio Campana

Pesquisa mostra que migração para o Paraná é maior do que emigração

Do G1 PR

Um comparativo entre pesquisas, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que é maior o número de pessoas que vem morar no Paraná, do que o número de pessoas que vão para outros estados. Entre 2004 e 2009, mais de 203 mil pessoas chegaram ao estado, enquanto 171.868 foram embora.

Segundo o chefe do IBGE no Paraná, Sinval dos Santos, a pesquisa também mostra que muitas pessoas que haviam saído do estado em busca de oportunidades acabaram voltando. “São pessoas que às vezes não foram bem sucedidas nas atividades – ou na agricultura, em Mato Grosso e Rondônia – ou na atividade de empregos em grande centros”, explica.

A pesquisa também mostra que Foz do Iguaçu está entre as quatro cidades brasileiras de médio porte que registraram queda no número de habitantes. O resultado foi contestado pelo procurador de Foz, Osli Machado. “Foz do Iguaçu todo mundo conhece que há uma diversidade no comportamento das pessoas, inclusive na movimentação, nessa mobilidade populacional aqui da fronteira”, justifica.


Um comentário

  1. Parreiras Rodrigues
    domingo, 17 de julho de 2011 – 19:58 hs

    Muita gente critica Jaime Lerner em seu segundo governo.
    Realmente, deixou a desejar.
    Mas pouca gente compreende que o tal Anel da Integração foi um dos motivadores da interiorização industrial, até então quase restrita à RM.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*