Grupo Tigre treina técnicas de combate ao terrorismo | Fábio Campana

Grupo Tigre treina técnicas de combate ao terrorismo

Foto: Jonas Oliveira/AENotícias

Policiais civis do Paraná participaram, nesta quarta-feira (13), de treinamento para aprimorar técnicas de combate ao terrorismo e de atuação na segurança de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. O grupo, com 24 integrantes – policiais civis, militares, rodoviários e membros das Forças Armadas –, teve aulas de tiro de precisão, manuseio de explosivos e treinamento helocast, que consiste em salto de helicóptero na água e subida em bote.


“Estamos preparando as forças policiais para garantir a segurança da população e turistas em grandes eventos, dada a perspectiva do turismo em nosso Estado, em competições internacionais, como a Copa”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.

Para os policiais civis, o treinamento faz parte do processo seletivo para ingresso no Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), unidade de elite da corporação. Os demais participantes, ligados a outras corporações, realizam o curso para troca de conhecimento.

Os exercícios foram aplicados no Campo de Instrução Coronel Brasilguarany Arruda (CICBA – Exército) e na represa Manancial da Serra, em Piraquara. Com a formação da equipe, o Paraná terá o primeiro grupo de polícia estadual com treinamento complementar para atuar contra o terrorismo.

Para o delegado Renato Bastos Figueiroa, coordenador do Tigre, é fundamental que as polícias estaduais e federais estejam preparadas para eventuais ataques terroristas. “Ainda não temos conhecimento desse tipo de atentado no Brasil, mas estamos nos adaptando para lidar com essas ocorrências”, disse o delegado.

Figueiroa explica que a função do Tigre é atuar em resgate de reféns e entre as técnicas já dominadas pelo grupo estão tiros de precisão, rapel e arrombamento com explosivos. “Agora precisamos aperfeiçoar nossas ações. Iniciamos nessa turma um treinamento direcionado ao combate ao terrorismo. Uma ação que transforma o Paraná em referência nacional”, disse ele.


9 comentários

  1. O Vigilante
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 17:47 hs

    Este é o Grupo Tigre ou o COE da Policia Militar?

  2. anonimo
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 17:59 hs

    Tá vendo, o Betinho está treinando até os policiais, não tem como não elogiar, depois o Requião fica bravo……….

  3. Cane Corso
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 18:21 hs

    “Jogo é jogo, treino é treino”. Quero ver quando for pra valer.

  4. Vingador
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 19:42 hs

    Poxa Campana…. Nao querendo desmerecer os companheiros da Policia Civil, mas o treinamento de hoje foi com o pessoal da PM, e esse pessoal da foto é o do COE (Comandos e Operações Especiais)….

  5. carlos mello
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 19:44 hs

    e a pec 64 nada.

  6. carlos mello
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 19:45 hs

    NA HORA CERTA DAREMOS O TROCO EMENDA 29 JA OU VAI SER O MAIOR FIASCO DA SEGURANÇA PUBLICA DO PARANA.

  7. COMBATENTE
    quarta-feira, 13 de julho de 2011 – 20:05 hs

    BOA NOITE FABIO, O PESSOAL QUE TREINOU É DA PM…COE, GOST, GRAER…

  8. Nerino
    quinta-feira, 14 de julho de 2011 – 8:54 hs

    Ok…somente corrigindo, a foto é do Esquadrão Antibomba do BOPE…..grupo este pertencente ao “COMANDOS E OPERAÇÕES ESPECIAIS DA PMPR” – COE….

  9. Nerino
    quinta-feira, 14 de julho de 2011 – 8:58 hs

    Em tempo…..e como podemos observar, a foto foi tirada na arena da baixada, durante demonstração de atendimento a ameaça terrorista com a utilização de artefato explosivo pelo COE, grupo de policiais de elite da POLÍCIA MILITAR….

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*