Empate técnico em Ponta Grossa | Fábio Campana

Empate técnico em
Ponta Grossa

De Ismael de Freitas da Gazeta do Povo

Há um empate técnico entre os principais nomes que podem concorrer à prefeitura de Ponta Grossa em 2012. De acordo com levantamento feito pela Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo, se a eleição fosse hoje, os irmãos Oli­­­­veira – o deputado estadual Mar­­­celo Rangel (PPS) e o deputado federal Sandro Alex (PPS) – teriam uma ligeira vantagem em relação ao principal concorrente, o deputado estadual Plauto Miró (DEM).

A pesquisa apresentou dois cenários aos eleitores. No primeiro, Rangel aparece com 25,36% dos votos, seguido de perto por Plauto, com 22,86% das intenções de voto. No outro, Sandro Alex venceria o pleito, com 26,79%. O candidato do DEM teria 22,5%. Como a margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos, há empate técnico nos dois cenários. O deputado estadual Péricles de Mello (PT) aparece em terceiro nas duas possibilidades.

A pesquisa também mostrou como seria um eventual segundo turno. Sandro Alex venceria Plauto por 48% a 29%. Na disputa entre Marcelo Rangel e Plauto, o primeiro venceria com 48% dos votos, contra 39% de Plauto. Caso houvesse segundo turno com Sandro Alex e Péricles, a vitória ficaria com Sandro, com 51% a 32%.

Para Sandro Alex, os números servem como espécie de avaliação de seu trabalho na Câmara Federal. “Mas também mostra que a população quer a alternância de poder”, disse. Ele foi derrotado em 2008 pelo prefeito reeleito Pedro Wosgrau (PSDB).

O deputado Marcelo Rangel diz que, o irmão, Sandro Alex, tem prioridade no partido. “Ainda vamos consultar a população, mas acredito que o Sandro possa fazer muito mais pela cidade como prefeito do que está fazendo em Brasília.”

Segundo o cientista político Emerson Cervi, com esses resultados, dificilmente Wosgrau elegerá o sucessor. Segundo ele, há uma tendência de predomínio de políticos de centro-direita. “Percebe-se que em todos os cenários, o candidato mais à esquerda, que seria o Péricles, perde. A pesquisa é feita com mais de um ano de antecedência e por isso é uma avaliação precária, mas já aponta as principais tendências do eleitorado.” Cervi destaca ainda que os nomes que aparecem mais bem avaliados aparecem bastante na mídia.

Avaliação

A pesquisa também levantou como a população avalia a gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho. A maioria está descontente com a administração: 55% a desaprovam. O governador Beto Richa (PSDB) também foi avaliado, e recebeu 79% de aprovação, contra apenas 15% de reprovação. A presidente Dilma Rous­seff (PT) conseguiu avaliação positiva de 57% dos eleitores, contra 36% de desaprovação.


2 comentários

  1. ROGÉRIO MIODUSKI
    segunda-feira, 1 de agosto de 2011 – 9:50 hs

    A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS, PENA QUE TEMOS UM AINDA PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.

  2. Tarzan
    segunda-feira, 1 de agosto de 2011 – 10:32 hs

    Eu nunca vi este instituto acertar uma pesquisa em Ponta Grossa.As posições ela acerta mas os números sempre dá errado e bem errado.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*