Da SMCS
Curitiba deverá receber aproximadamente 508 mil turistas na Copa do Mundo de 2014. A estimativa foi divulgada pelo Ministério do Turismo e é resultado de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para traçar um perfil dos turistas que movimentarão a economia das cidades-sede do mundial daqui a três anos.
Atualmente, Curitiba recebe cerca de 3,4 milhões de turistas por ano – uma média de 283 mil por mês. “A Copa será uma grande oportunidade para mostrarmos aos visitantes brasileiros e estrangeiros que Curitiba é um destino de qualidade e que está preparada para recebê-los”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.
O estudo do Mistério do Turismo foi baseado em pesquisas com o público da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, e na movimentação do turista brasileiro.
Entre os visitantes que deverão vir a Curitiba, 406.944 serão brasileiros, e 101.390, estrangeiros. “A participação expressiva de estrangeiros no evento proporcionará oportunidades de trabalho, gerando receitas e divisas para a cidade”, afirma Juliana.
A pesquisa mostra que o turista estrangeiro deverá gastar, em média, R$ 11,4 mil durante os dias em que permanecer no Brasil. A média de permanência será de 17,6 dias e a maior parte dos visitantes aproveita a chance para conhecer novos lugares. Neste período, os turistas devem visitar, em média, 3,8 cidades.
Pesquisa
O levantamento do Ministério do Turismo mostra que a Copa no Brasil movimentará três milhões de turistas brasileiros e 600 mil estrangeiros.
Os estrangeiros vão realizar quase dois milhões de viagens pelas cidades-sede. Já os brasileiros que circularão pelo País durante a Copa farão seis milhões de viagens pelos 12 municípios.
A cidade que deverá receber o maior número de estrangeiros é o Rio de Janeiro, com 413 mil.
Capacitação
Desde 2005, o Instituto Municipal de Turismo oferece curso gratuito para qualificar profissionais ligados ao setor. O curso é chamado de Oficina de Sensibilização para o Atendimento e Informações Turísticas e teve algumas adaptações para preparar os participantes para a Copa de 2014.
O curso é aberto aos profissionais da cadeia produtiva do turismo e estudantes do setor para a melhoria do atendimento e informações aos visitantes.
“Capacitar os futuros profissionais e também quem já atua na área é uma ação significativa para o desenvolvimento turístico da cidade”, diz Juliana. “Nada melhor que ter gente preparada para bem receber o visitante, ainda mais na Copa”.
Desde 2005, o Instituto Municipal de Turismo qualificou aproximadamente sete mil profissionais. Os participantes são orientados sobre como buscar informações sobre roteiros e pontos de interesse por meio de mapas, folders, nos nove Postos de Informações Turísticas (Pits) da cidade ou pelo serviço Disque-Turismo, pelo telefone (41) 3352 8000.
Por fim, o curso inclui city tour, com acompanhamento de um guia, pelo percurso dos ônibus da Linha Turismo, que passam pelos principais atrativos da cidade.
10 comentários
Vão andar a pé e dormir no banco da praça, porque táxi não temos nem para os dias normais e hotéis temos poucos e ruins.
Em compensação vão comer bem, se tiverem bastante dinheiro e caso os punguistas que infestam a cidade não tomarem antes.
Também vão levar muita multa se andarem de carro…serão achacados pelos flanelinhas…e humilhados e extorquidos pelos agentes da Diretran!!!
Uma estatística sem pé – nem cabeça…se não sabemos quais as
seleções que virão para cá…a definição desses países visitantes
é que permitem uma prospecção….Aliás isso cheira aos lobistas
de obras …ávidos para intermediar negócios…estádios novos para
meia dúzia de jogos!!!!vamos começar a indexar os defensores da
copa do mundo, sairá uma lista de corruptos e sem-vergonhas!!!!!!!!!
Voto com as relatoras Karina e Olívia!!!
Esta e a maior mentira que ja falaram, no inverno e com jogos de time sem expressão .Pelo amor de Deus vão mentir la na ponte que partiu.
Nao haverá copa do mundo em Curitiba – O estádio nem tem nada de obras e Curitiba esta fora da copa das confederacoes e o governo alegara que nao colocou dinheiro publico em coisa privada e o povo ficara bem contente – como sempre…..
POR QUE NÃO REATIVAM O ANTIGO LORD HOTEL NA PRAÇA TIRADENTES??? UM LOCAL CENTRAL COM BONITA VISTA E MUITAS ACOMODAÇÕES;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
TUDO CHUTE,
Não sabemos nem as seleções que vão jogar em Curitiba.
Vejam o exempllo:
CamarõesXEgito,
Quantos mil turistas virão?
Diferentemente de:
ArgentinaX Polonia,
Por exemplo.
Vai LOTAR a baixada e faltar lugar, inclusive nos hotéis.
Então, parem de ficar CHUTANDO,
É feio.
ALEM DO IRIA GERAR CENTENAS DE EMPREGOS
500.000 ao mesmo tempo, por cerca de 10, 15 dias. Se ficarem 4 por quarto de hotel, precisaremos de 125.000 quartos! kkkkkkkkkkkkkkk!!!!! A turma que gosta de semear euforia para ganhar algum $$$ é de lascar. O povão não faz conta, mas gente um pouco mais esclarecida faz. Chega de enganação. Se a FGV cobrou para falar isto, tirou $$$ fácil de alguém.