São José dos Pinhais implanta Plano Estratégico até 2020 | Fábio Campana

São José dos Pinhais implanta Plano Estratégico até 2020

São José dos Pinhais deu um salto importantíssimo para implantar uma gestão totalmente profissional, ordenada e com planejamento até o ano de 2020. Na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito Ivan Rodrigues lançou um plano de estratégico a ser aplicado por governantes e servidores, e com atenção especial à população, à iniciativa privada e às organizações da sociedade, com objetivo de melhorar os resultados da administração pública de forma geral. “O foco é fazer mais realizações, em menor tempo e com mais competência”, resumiu o prefeito.

Para chegar a este resultado, a Prefeitura firmou parceria com o Instituto Publix, que em 13 anos de atuação já obteve bons resultados em consultoria de gestão pública com o Ministério do Planejamento, governo de Minas Gerais e prefeituras de cidades como Curitiba, Belo Horizonte, Rio Branco (AC) e Contagem (MG).

O desafio do projeto “Revitaliza Gestão: Construindo o caminho para a Cidade de 2020” é criar uma gestão eficiente diante do problema que todas as administrações públicas enfrentam no Brasil, de acordo com o professor Caio Marini, especialista em gestão pública, consultor junto a organismos internacionais (BID, Banco Mundial e
Nações Unidas) e diretor do Instituto Publix. “Há mais demandas sociais, mais coisas a fazer do que a capacidade de orçamento do Estado. Por isso a necessidade de uma gestão eficiente para lidar com esse déficit”, disse o professor.

Para que a gestão de São José dos Pinhais atinja este objetivo, a Prefeitura irá criar metas a serem atingidas por todas as secretarias. Todo o trabalho já começou a ser idealizado desde 2009, com foco nos serviços de saúde, educação, assistência social e saneamento urbano. No segundo semestre de 2010, foram realizados quatro seminários internos para o balanço dos primeiros resultados e traçar novas diretrizes. E no início de 2011, foi firmado o “Pacto para Resultados”, no qual os dirigentes dos órgãos municipais se comprometeram (por meio de contrato) com o prefeito Ivan Rodrigues a coordenar ações dentro da suas secretarias.

A ideia, segundo o professor Marini, é que o plano estratégico contemple este momento único na história contemporânea, em que a velocidade da informação e da necessidade de mudanças são muito grandes. Entre os focos do projeto está ampliar a participação da sociedade nas decisões da Prefeitura; aliar o desenvolvimento econômico ao desenvolvimento social, ambiental e cultural; focar os investimentos no que realmente é importante; controlar ações de ONGs e da iniciativa privada e trabalhar em conjunto com elas; e o monitoramento e avaliação das ações, para corrigir os rumos e prestar contas à sociedade.

“Já promovemos uma série de mudanças nestes dois anos e meio de gestão, em consonância ao lema de campanha ‘mudar é preciso’. Mas essas mudanças devem ser aperfeiçoadas. A cidade não pode esperar, e buscamos esse apoio de consultores para uma montarmos uma gestão mais objetiva e fazermos da cidade um exemplo a ser seguido”, disse o prefeito Ivan Rodrigues.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*