Protocolado na Câmara lei do tombamento | Fábio Campana

Protocolado na Câmara lei do tombamento

Foi protocolado nesta semana na Câmara Municipal de Curitiba, o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Julieta Reis que visa regulamentar o tombamento em Curitiba. Hoje o que regulamenta são as Leis Federal e Estadual, pois inexiste a Municipal.

Em Curitiba, a estrutura do Patrimônio Cultural está disperso entre o IPPUC, Fundação Cultural de Curitiba, Secretarias Municipais de Urbanismo e Meio Ambiente. Com a aprovação desta Lei, o tombamento será centralizado na Fundação Cultural de Curitiba, o que facilitará o controle dos bens móveis ou imóveis de natureza cultural ou natural, visando elevar a qualidade do ambiente urbano, por meio da preservação dos recursos naturais e da proteção do patrimônio histórico, artístico, cultural, urbanístico, arqueológico e paisagístico, fortalecendo uma identidade urbana. Podem ser áreas verdes, obras de artes, edificações e monumentos, com a implantação de um Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental.


A preservação destes bens é a melhor maneira que as civilizações, as cidades, tem em contar sua história, além de preservar sua qualidade de vida. “Com esta lei, poderíamos ter protegido o prédio da Matte Leão, no bairro Rebouças, mas não consegui acelerar o processo, mais ainda poderemos preservar áreas verdes, prédios históricos e monumentos em nossa cidade”, comentou a Vereadora.

A demolição deste edifício vai na contramão das políticas mundiais de preservação da memória fabril, impulsionadas com o crescimento das cidades, diminuição de grandes áreas e ameaças contínuas de especulação imobiliária.


2 comentários

  1. gastao
    segunda-feira, 20 de junho de 2011 – 19:02 hs

    Parabéns para a vereadora Julieta Reis. Se já tivessemos uma lei como essa, o prédio da Mate Leão e muitos outros já perdidos estariam em pé.

  2. Sebastião Bento dos Santos
    terça-feira, 21 de junho de 2011 – 7:31 hs

    Uma ótima idéia essa nova lei do tombamento> Seria muito importante o primeiro TOMBAMENTO ser o da vereadora Julieta Reis afinal ele ja tem idade pra isso.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*