PMDB recebe mal indicação de Gleisi para Casa Civil | Fábio Campana

PMDB recebe mal indicação de Gleisi
para Casa Civil

Da Agência Estado

O PMDB recebeu mal a indicação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para substituir Antonio Palocci no comando da Casa Civil. O que irritou peemedebistas que se mantiveram firmes na defesa de Palocci foi o fato de o cargo ter sido entregue exatamente à petista que “pediu a cabeça do ministro”.

Dirigentes peemedebistas (caso de Requião) consideraram “surrealista” que uma petista que esteve na linha de frente do “fogo amigo” contra Palocci ocupe o lugar dele. Maior partido da base aliada e “sócio do governo” na condição de inquilino da Vice-Presidência da República, o PMDB não participou e nem sequer acompanhou as articulações em torno da troca de comando na Casa Civil.

O vice-presidente Michel Temer só foi chamado ao Palácio do Planalto por volta das 17 horas de hoje, quando já estava tudo decidido. Foi comunicado pela presidente Dilma Rousseff de que Gleisi fora a escolhida. Além do comunicado ao vice, a única sinalização enviada ao PMDB foi a de que, ao menos por enquanto, não deverá haver “mexida” na articulação política do governo, além da troca de ministro.

Nem tudo é negativo para o PMDB na crise Palocci. A cúpula do partido avalia que, independentemente do desfecho, o episódio “zerou o jogo” porque mostrou a importância do partido na estabilidade política do governo. Afinal, a saída do ministro se deu na iminência de o Senado reunir as 27 assinaturas de senadores necessárias à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o crescimento do patrimônio do ministro e a suspeita de tráfico de influência. Neste ponto, eles concordam com a comparação da nova ministra, que remeteu o momento atual à crise do mensalão, que pôs em risco a governabilidade.

Os peemedebistas não foram os únicos a ver o “lado bom da crise”. Não por acaso, um senador do PTB comentava hoje que a crise foi “a melhor coisa que aconteceu”, para justificar: “Agora a gente (da base governista) vale alguma coisa porque, até aqui, não estávamos valendo nada”.

Alguns peemedebistas receberam telefonemas de agradecimento de Palocci pelo apoio prestado, hoje, antes da demissão. Neste cenário, um dirigente da legenda afirma que “mostrar ansiedade, agora, seria inabilidade”. Ele aconselha os correligionários a “esperarem sua vez”, na expectativa de que o partido venha a ter “espaço mais qualificado, mais adiante”.


8 comentários

  1. JOSÉ SILVA
    quarta-feira, 8 de junho de 2011 – 14:33 hs

    Assim dá prá se ver quem é o REQUIÃO.
    O BETO que é da oposição aplaudiu, e o REQUIÃO que é do governo, criticou.

    O REQUIÃO É SEMPRE O REQUIÃO…

  2. Dom Helder Câmara
    quarta-feira, 8 de junho de 2011 – 14:42 hs

    Caro Zapata:
    Na condição de quem foi o ghost-writer da Carta de Puebla e
    Na condição de quem está ofendido de tanto ver meu refrão citado: ” Se caráter custa caro pago o preço”;
    Gostaria de sugerir ao representante-mor do nosso sanatório que o mesmo passe a se dedicar ao plantio de mamonas-não-transgênicas em suas residência , que aliás, está livre das exigências do Detran.

    dom Helder

  3. Boerduna
    quarta-feira, 8 de junho de 2011 – 15:01 hs

    Bob Req estava de olho no cargo? Ou queria colocar algum irmão desempregado do Porto ou do Tribunal de Contas?

  4. Sadi Melchiades
    quarta-feira, 8 de junho de 2011 – 15:09 hs

    Mordam-se de raiva, seus pitbulls

  5. Pk
    quarta-feira, 8 de junho de 2011 – 16:52 hs

    QUEM CAÇA A SOCO NEM SEMPRE TEM EXITO; ÉÉÉ REQUELEÃO O TIRO NÃO SAIU DESSA VEZ, E NEM PELA COLATRA. QUE DESANIMO!

  6. quarta-feira, 8 de junho de 2011 – 16:57 hs

    Vocês sabem que os “aplausos” do Beto são entre aspas.
    Ele deve é estar temendo o crescimento da ministra.
    Afinal,2014 é logo ali.
    Quanto ao Requião,é o mesmo de sempre.
    (Atira primeiro e vê demos no que vai dar.)

  7. Nova Olimpia
    quarta-feira, 8 de junho de 2011 – 18:13 hs

    Não entendo o REQUIÃO sobe no mesmo palanque que a SENADORA e agora critica sua indicação,vai em frente MINISTRA o povo do PARANÁ está orgulhoso de você. ( REQUIÃO está com dor de cotovelo)

  8. antonio carlos
    quarta-feira, 8 de junho de 2011 – 20:12 hs

    O velho de guerra e seus títeres estão em pé de guerra, eles queriam para eles este poder todo, o de dizer quem pode ou não falar com a companheira. E todo mundo sabe o que significa ter a chave da porta da sala da companheira. O ódio do velho contra a ministra tem procedência, porque ela deu uma rasteira nele e, no velho de guerra, tudo de uma vez só. tony

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*