Meninas da ginástica rítmica de SJP têm bons resultados | Fábio Campana

Meninas da ginástica rítmica de SJP têm bons resultados

Uma rotina intensa de treinamentos faz parte do dia a dia de 50 meninas que integram a equipe de ginástica rítmica em São José dos Pinhais. O projeto da Prefeitura, realizado através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, atende alunas de 7 a 16 anos, separadas nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto.

As aulas são voltadas ao alto rendimento e por isso necessitam de treinos todos os dias – as atividades são realizadas no contraturno escolar das crianças. Tanta dedicação já vem mostrando resultados. Em 2009, no Pan-Americano disputado em Cuba, a equipe conquistou o primeiro lugar no conjunto de fitas e a segunda colocação no conjunto de arco.

No mês passado, em torneio nacional realizado em Fortaleza, a equipe pré-infantil ficou na décima colocação. Agora a equipe são-joseense se prepara para a disputa do Paranaense Juvenil e logo em seguida do Campeonato Brasileiro da modalidade.


A ginástica rítmica é um esporte olímpico que combina elementos de balé, ginástica e dança teatral, em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios da modalidade, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. As apresentações podem ser individuais ou em conjunto (cinco ginastas ao mesmo tempo).

As aulas em São José dos Pinhais acontecem nos ginásios de esportes Colônia Rio Grande e Cidade Jardim e visam além do esporte, o aprendizado. “Temos que sempre confiar nessas meninas, porque elas têm talento e vão longe. Nosso foco maior é a disputa em conjunto, porque não depende apenas da ginasta e do técnico e sim de todas elas”, afirma a professora Jéssica Cristina Belo.

“A Jéssica é oriunda de projetos como esse da Prefeitura. Ela teve as mesmas dificuldades e passou por tudo que essas meninas passam, principalmente na hora das competições. É um exemplo de perseverança e ajuda muito essas ginastas”, ressaltou o preparador físico da equipe, Robson Pinheiro.

Bons resultados

A ginástica rítmica de São José dos Pinhais voltou a se destacar nacionalmente neste mês. A atleta do município Luana Isabele dos Santos participou no último final de semana do Troféu Brasil de Ginástica Artística e Rítmica, realizado em Brasília e ficou na 34ª posição, disputando com as melhores atletas do país. Luana coleciona bons resultados como o 2º lugar geral do Jocops´s – Jogos Colegiais do Paraná, que valeu vaga para o Brasileiro em Goiânia, o vice-campeonato em Cuba (Panamericano), o 3º lugar do Campeonato Paranaense em São José dos Pinhais, dentre tantos outros títulos.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha, a ginástica rítmica vem evoluindo muito em São José dos Pinhais nos últimos anos. “Desde que o município abraçou a modalidade, em 2009, os resultados vêm sendo expressivos. Além disso, conseguimos ampliar a questão social, que é uma grande vitória para São José dos Pinhais. Com a ginástica rítmica atingimos uma classe que poucos esportes conseguem, que é o público jovem feminino”, comemora.

A atleta Maria Eduarda dos Santos, de 11 anos, treina há um ano no projeto de São José dos Pinhais e tem sonhos dentro do esporte. “Já competi e fiquei um pouco nervosa na primeira vez. Mas gosto muito daqui e quero ser campeã do infantil”, revelou. Sabrina Golvino, de apenas sete anos, também demonstra sua paixão pela ginástica rítmica. “Os professores são muito legais e é importante praticar um esporte. Mesmo quando não tem aula, eu quero vir treinar”, destaca a ginasta.

O projeto é uma parceria da Prefeitura com a Associação de Ginástica Rítmica de São José dos Pinhais (Aginarc).


4 comentários

  1. Diretran
    segunda-feira, 6 de junho de 2011 – 16:52 hs

    ESPERAMOS QUE NÃO FALTEM RECURSOS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS PARA UMA CAUSA TÃO NOBRE QUANTO ESSA !!!

  2. ivanilde
    domingo, 24 de julho de 2011 – 14:13 hs

    ola minha filha tem 10 anos e eu gostaria de saber como faco pra poder por ela pra fazer ginastica ritmica o sonho dela e ser uma das meninas ela emagra e nos ficariamos muitos felizes se ela tivesse uma oprtunidade desde ja obrigado eaguardo um retorno

  3. quarta-feira, 9 de novembro de 2011 – 15:51 hs

    eu faço parte da ginastica ritmica da cidade jardim ela e muito legal todas aprende muito bem as a ginasticas

  4. gabriela
    segunda-feira, 4 de novembro de 2013 – 21:59 hs

    eu estou na ginastica 3 ano

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*