Em carta, Dilma atribui a FHC fim da 'hiperinflação' | Fábio Campana

Em carta, Dilma atribui
a FHC fim da ‘hiperinflação’


do Josias de Souza

Foi ao ar o sítio ‘80 FHC’, uma homenagem aos 80 anos de Fernando Henrique Cardoso, completados neste sábado (11).

Em meio a mensagens de velhos admiradores, há um texto de Dilma Rousseff. Ela recobre o aniversariante de elogios.

Chama-o, por exemplo, de “acadêmico inovador” e “político habilidoso”. Enaltece-o por um feito ao qual o PT se opôs: o Plano Real.

Dilma refere-se a FHC como “ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação…”

“…O presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica”.

A certa altura, realça as diferenças: “Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes”.

E retoma: “…Justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias.”

Encerra o texto com um “parabéns”. Dedica “um afetuoso abraço” a FHC, a quem chama de “querido presidente”.

Vai abaixo a íntegra da mensagem de Dilma:

“Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear.

O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica.

Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje.

Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidaçãoo da democracia brasileira em seus oito anos de mandato.

Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito.

Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiraçãoo por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias.

Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!”


30 comentários

  1. Marcão
    domingo, 12 de junho de 2011 – 18:18 hs

    HUMILDADE é uma QUALIDADE que faz bem em qualquer função!!!

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    domingo, 12 de junho de 2011 – 18:30 hs

    Agora sim.

    Muito bem do Dilma, parabéns, coisa dificil esta a do PT de aceitar o PLANO REAL, esta provando que é diferente do FASCISTA LULA DA SILVA e demais quadrilheiroos do PT pois, uma coisa é você iniciar uma gestão com o dólar bem alto por causa de uma fuga de capitais provocada pelo medo dos investidores estrangeiros, uma vez que o discurso do PT, sempre havia sido o do calote no FMI. Eis que com o tempo, a percepção dos investidores, de que o tal calote não passava de discurso de oposição barata, volta-se a investir aqui, passado o medo do PT, e então, dólar retorna para um patamar favorável, e, com a locomotiva chamada PLANO REAL, o país retoma de vez o crescimento tão esperado, e os SORTUDOS, desfrutam da colheita, que como todas, se dá depois de um tempo.
    Quem pode investir mais em infra-estrutura, quem pega um país com uma quase hiper-inflação com a missão principal de estabilizar a economia de uma nação, ou quem tão somente espera o vislumbrar de um fruto amadurecido para colhê-lo? Resposta muito fácil.
    Vale lembrar, que o PLANO REAL é iniciado no GOVERNO ITAMAR, do qual já participava um MINISTRO CHAMADO FHC. Depois, dado o êxito do então ministro, FHC é eleito PRESIDENTE DO BRASIL, IMPLANTA o PLANO REAL com a equipe de governo e obtem êxito no combate a inflação, ao contrário de inúmeros e fracassados planos anteriores.
    Se copiamos ou não o PLANO REAL dos ingleses, QUAL A IMPORTÂNCIA? O fato é que indiscutívelmente foi e é um êxito do GOVERNO FHC, que beneficiou e muito o governo posterior. Quem bom seria, se o governo do PT, tivesse copiado a REVOLUÇÃO EDUCACIONAL que os Sul Koreanos IMPLEMENTARAM no país deles, o que produz MUITOS frutos até hoje, naquele país. Copiar ou não, seja de onde for, algo que deu certo, não porta nenhum demérito, mas sim, requer em elevadas doses, o que chamamos de humildade. E é exatamente isto que é escasso em um seguimento político de nossa nação. Então, não tenha receios de afirmar que o GOVERNO FHC tenha sido excelente, porque de fato o foi, e os opositores não conseguem digerir que desfrutaram e desfrutam da colheita. Mas ao contrário deles, sejamos HUMILDES. Certamente que FHC não acertou em tudo, porque talvez isto seja até impossível para um ser humano. Nem ” o cara ” a quem alguns tristemente tratam como um “deus”, acertou em tudo. Porque não há quem tenha os pés plantados nesta mesma superfície que seja digno, de ser e de querer ser sempre frenéticamente ovacionado, através da vã glória, como é a humana. Confesso que até me compadeço quando percebo alguém que tenha os aplausos, como se fosse o ar que respira, mas ao mesmo tempo me compadeço também, por observar tanta gente sendo ARDILOSAMENTE ENGANADA.

    Agora, ENGULAM PETEZADA AS PALAVRAS DE DILMA e aceitem o PLANO REAL.

  3. antonio carlos
    domingo, 12 de junho de 2011 – 18:33 hs

    Em data tão emblemática a companheira deu uma rosa para o FHC, que deve estar todo faceiro, porque é a primeira vez que um pestista, ou melhor, uma lhe faz um elogio. E lhe faz justiça, coisa que os pestistas reclamam tanto para si, e se negam a conceder aos outros. Que mudança de ares hein, a coisa promete. Tony

  4. fiscal de realeza
    domingo, 12 de junho de 2011 – 18:34 hs

    PENA QUE DEPOIS DE VELHO RESOLVEU APOIAR ATÉ O PLANTIU DE MACONHA
    HISTORIA JOGADA NA LAMA
    DO VELHO PRIVATIZADOR
    E VENDEDOR DOQUE NÂO ERA DELE

  5. Sergio silvestre
    domingo, 12 de junho de 2011 – 18:40 hs

    Deve estar muito contente a dilma,pois se não fosse a politica desastrada no segundo governo fhc,nem lula nem ela estaria no poder.
    Sempre achei que o fhc entende de economia,como o lula entende por
    tugues,e nos seus 80 anos ,é claro,só vai receber elogios,e mais ainda quando morrer,pois sempre tem aquela frase,ele foi um bom homem. sei

  6. Vigilante do Portão
    domingo, 12 de junho de 2011 – 18:45 hs

    Não fez mais do que a obrigação.

  7. Murilo Álvaro Viezzer
    domingo, 12 de junho de 2011 – 19:26 hs

    Dilma Rousseff está indo bem

  8. Sandra
    domingo, 12 de junho de 2011 – 21:03 hs

    PeTistas devem o que tem e não tem a Fernando Henrique e o fato de a Presidente do Brasil reconhecer deve ter deixado a petezada em maus bofes….é biles podre prá todo lado.

  9. Borduna
    domingo, 12 de junho de 2011 – 21:07 hs

    Ele viuvo. Ela solteira. Estaria rolando um clima……?

  10. Parreiras Rodrigues
    domingo, 12 de junho de 2011 – 21:07 hs

    Valeu, dona Dilma. Não se decresça por comentários mesquinhos que certamente partem da ala despolitizada e néscia do seu entorno.

  11. lidia
    domingo, 12 de junho de 2011 – 22:00 hs

    Qualidade e assima de tudo recoecimento é muito bom a jente ver que a pres…Dilma é inteligente não esse bando de ridiculo que tudo que os outros fazem esta errado parabéns pra Dilma e Fernando Enrique

  12. LUIZ
    domingo, 12 de junho de 2011 – 23:22 hs

    Valeu presidenta. Reconhecimento merecido. O único que não quiz dar o braço a torcer foi o sapo barbudo.

  13. Deutsch
    domingo, 12 de junho de 2011 – 23:39 hs

    Sou um acido crítico do governo da Dilma, mas sei ser justo e reconheço o tom de humanidade nas palavras dela.
    Ser Presidente não é como ser síndico de um prédio, é muito mais complexo, e o reconhecimento que a Dilma faz, mostra não foi o pt ou o luladrão que salvaram o Brasil, mas sim todo o conjunto de medidas do FHC e do lula é que encaminharam o país para a situação de conforto que nos encontramos hoje.
    Não há demérito algum nas palavras da Dilma, mas sim uma grandeza que não existe dentro da ideologia ultrapassada e esquizofrênica do pt.

  14. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    domingo, 12 de junho de 2011 – 23:50 hs

    Viva a Marcha pela Maconha (atribui a FHC e D2 esta inciativa)!

  15. Rodrigo
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 4:19 hs

    Eu dispensaria elogios desta dilma. Vindo dela, ficaria ofendido.

  16. Decepção
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 4:35 hs

    Comemtário pertinente e sábio do nobre colega CAÇADOR DE PETISTAS.Pena que há ainda muitos petistas que tenha tapa na cara e ainda não reconhece o valor que FHC,JOSE SERRA e outros tiveram em suas administrações…..parabéns Presidenta Dima…………..

  17. SAMURAI
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 6:36 hs

    Colher o fruto do pomar dos outros e esnobar é de matar.
    A política economica bem sucedida como o Plano Real é sem dúvida
    fruto de uma gestão iniciada na era Itamar e FHC,
    Reconhecer isto já é um bom começo !!

  18. Ernesto
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 8:54 hs

    Acabou com a inflação, mas entregou o país bem quebrado, Fernando Henrique entregou o Brasil falido. A grande mídia se recusa a entender esse fato; em 2002, o Brasil estava fa-li-do.

    Estava com déficit, a exportação crescia 4% enquanto a divida crescia 6,5%. Tinha US$ 17 bilhões de reservas e tinha feito uma bela duma….dum apagão em 2001.

    E não satisfeito, fez a crise externa em 2002, o que aconteceu foi isto. E o Lula conseguiu fazer o Brasil rodar a despeito de toda a torcida contra, lembro bem que o PSDB entregou o país para o PT na esperança de que o Lula iria quebrá-lo em 3 meses.

  19. Ernesto
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 9:02 hs

    Mais alguns dados históricos sobre como FHC entregou o país para o Lula:

    1- crescimento econômico pífio (menos de 1% entre 1998 e 2002)
    2- falta de reservas cambiais, menos de US$ 40 bilhões
    3- inflação de dois dígitos, 12,53%
    4- taxa de juros em 27%
    5- desemprego em alta
    6- privatizações e Estado cada vez menor e mais fraco
    7- devedor do FMI

    Ah, bom, inflaçao de 12,53% estava bom, né?

  20. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 9:03 hs

    FISCAL DE REALEZA.

    VOCÊ SABIA QUE DILMA TOMOU A SÁBIA DECISÃO DE PRIVATIZAR AEROPORTOS?

    VOCÊ SABIA QUE EXISTEM MAIS DE 40 OBRAS NO PT A SEREM PRIVATIZADAS?

    Porém:

    1º O PT continua mentindo para a sociedade brasileira quando diz,nas campanhas, ser contra as privatizaçoes e,apos assumir elas começam a acontecer. 2º- A falta de capacidade para assumir e gerenciar negocios ou empresas que deveriam ser controladas,ate por motivos de segurança e interesse publico, pelo proprio governo. 3º Ao fim de algum tempo de governo, se muda a retorica o que leva a admitir que projeto governamental mesmo , nao existe para uma pauta de trabalhos para 4 ou 5 anos, pelo menos. Conclusao…. o Brasil continua a funcionar na teoria do “faz de conta” ou do “tapa buracos”

    Não seja ridículo rapaz.

    TOMA ENGOV E “ENGULA O PLANO REAL”.

  21. geraldo
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 9:11 hs

    Até que enfim, antes tarde do que nunca. Agindo assim, ela vai conquistando a simpatia do povo brasileiro,diferentemente do seu antecessor que auto se proclamava dono da razão.

  22. Jurídico
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 9:51 hs

    Parabéns Dilma. Tens mostrado que é coerente.

  23. Nelson
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 10:25 hs

    Parabéns, Presidenta Dilma, é assim que se governa, sem rancor e dialogando com todos.

  24. Luciano Paranista
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 10:30 hs

    Faltou a Dilma falar tb que o FHC foi um iresponsavel na epoca da candidatura da releição dele ou esqueceram que quase quebrou o pais segurando o dolar na epoca para ganhar a reeleição.

  25. Maria Eduarda
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 10:36 hs

    Os PTista de carteirinha devem estar se remoendo de raiva, a Dilma fazendo um elogio desses ao cara que o PT sempre apredejou? Ainda bem que Dilma não é uma PTista doente, ela está no partido apenas porque é necessário uma sigla para poder se eleger, e ela fez uma jogada de mestra, usou o Lula lá para chegar onde queria, agora que os PTistas se danem. kkkkk

    É isso ai querida Dilma.

  26. SAC
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 10:51 hs

    É isso ai dona Dilmar, humildade faz bem. Parabéns.

    Agora só falta mostrar quem manda e acabar de vez com o circo Lula da Silva.

  27. Ernesto
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 12:48 hs

    Caçador, o PT não é contra privatização, mas sim contra a privataria promovida por FHC, Serra e Aécio.

    Enquanto o pedágio dos tucanos é de R$14,00 para mais o do PT é de R$1,40. Como vc é rico e gosta de dar dinheiro para os tucanos, vc não deve se incomodar, não é mesmo?

  28. Ocimar
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 12:54 hs

    SE FOSSE O BARBUDO NÃO MANDARIA UMA LINHA SEQUER POIS É ANALFABETO,E SE ANALFABETO COMO É QUE VAI MANDAR E-MAIL.

  29. Trabalhador paranaense
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 14:30 hs

    ha, ha, ha… jogada para acalmara oposição…
    Este FHC que tanto elogiam é o mesmo defensor da maconha, uma coisa desnecessária e que só faz mal…
    Acho que está na hora deste velhinho sair de cena…já deu o que tinha que dar

  30. OSSOBUCO
    segunda-feira, 13 de junho de 2011 – 23:12 hs

    Revivendo o passado FHC; http://wwwterrordonordeste.blogspot.com/2011/06/revivendo-o-passado-o-dia-em-que.html

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*