Câmara aprova anistia para bombeiros e policiais | Fábio Campana

Câmara aprova anistia para bombeiros e policiais

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou hoje (30), a anistia criminal a cerca de 400 bombeiros e dois policiais militares do Rio de Janeiro presos durante manifestação por aumento de salários, ameaçados de serem transferidos para o complexo prisional de Bangu e que corriam o risco de serem expulsos da corporação e condenados pela Justiça.

O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) foi um dos parlamentares que protagonizou a defesa dos bombeiros e impetrou, no dia 4 deste mês, junto ao Superior Tribunal de Justiça, Habeas Corpus para a soltura dos detidos. Uniu-se com líderes do movimento dos bombeiros para pressionar os líderes dos partidos a incluir as propostas na pauta do Plenário e pedir a aprovação dos projetos que concediam anistia criminal aos profissionais que participaram dos protestos por melhoria salarial.

O texto aprovado inclui os bombeiros do Rio na anistia concedida pela Lei 12.191/10. Essa lei, por sua vez, anistia policiais e bombeiros militares de nove estados punidos por participar de movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e de condições de trabalho ocorridos de 1997 a janeiro de 2010.

Francischini durante todo o dia de ontem e a manhã de hoje reuniu-se com representantes de policiais e bombeiros de vários estados, e disse que agora é hora de pressionar pela votação da proposta em segundo turno da PEC 300 e concluir com sua aprovação.

Francischini, autor de um dos requerimentos para o agendamento e inclusão na pauta, lembrou que desde março de 2010, o Governo Federal se comprometera a votar a PEC 300 logo após as eleições de outubro do ano passado, mas, desde então, o Palácio do Planalto tem protelado com a manipulação de sua base política e provocado o adiamento. Segundo ele, o Governo Federal resiste porque o texto prevê a criação de um Fundo, abastecido com recursos da União, para ajudar aos estados da federação a pagar os salários dos policiais e bombeiros, assegurando assim um piso salarial nacional unificado.


8 comentários

  1. Rogerio Mello
    quinta-feira, 30 de junho de 2011 – 18:08 hs

    Parabéns ao deputado Fernando Francischini, pela iniciativa e aos membros da comissão de justiça, pois nada mais nobre do que se esperar esta atitude, os bombeiros são homens valorosos que cuidam da segurança da população Brasileira, se eles cometeram algum erro, deveriam responder pelos seus atos de forma administrativa e não na forma criminal como fez o governador do Rio de Janeiro.
    Agora é preciso verificar as reivindicações de melhoria salarial a estes valorosos homens, diga-se de passagem que se reveja os salarios de todos os policiais dos estados Brasileiros.

  2. quinta-feira, 30 de junho de 2011 – 18:58 hs

    PARABÉNS FRANCISQUINI..ISSO DEMOSTRA A TUA GRANDEZA E SABEDORIA EM PROL DA DEFESA DOS BOMBEIROS HOMEMS DA LEI E DA SALVA GUARDA DO POVO………………………………….

  3. POLICIAL
    quinta-feira, 30 de junho de 2011 – 19:02 hs

    Parabéns nobre Deputado Francischini, sempre acreditei que Policias de todos os estados brasileiros deveriam e devem eleger seus representantes políticos em seus estados, bem como na câmara federal e senado, pois é neste momento que você vê se valeu a pena.

    Os governadores não podem e não devem se esconderem nestas Leis arcaicas, de que policiais e bombeiro militares não podem fazer greve, sob pena do crime de motim, parem com isso, só da margem para políticos má intencionados. O salário deles eles votam rapidinho, enquanto quem trabalha em pról da sociedade fica a mercê da boa vontade deles, más não esqueçam de uma coisa, policial vota e não vota sozinho, atráz de um policial vem em média 4 votos.

  4. antonio francisco da silva
    quinta-feira, 30 de junho de 2011 – 19:15 hs

    vem ai uma bomba,bombeiros policiais militares de são paulo vão entrar em greve quero ver se fracisquini tem o mesmo comportamento em relação ao rio de janeiro.

  5. Élio Santos
    quinta-feira, 30 de junho de 2011 – 19:57 hs

    ESTE DEPUTADO VAI LONGE. ESCREVAM ESTA COMEÇANDO A TRILHAR CAMINHO PARA SER GOVERNADOR DO PARANÁ. PARABÉNS DEPUTADO FRANCISCHINI

  6. Bombeiro RJ
    quinta-feira, 30 de junho de 2011 – 22:45 hs

    Sr. Fabio,
    Sou Bombeiro do RJ e gostaria de registrar a coragem do Dep Francisquini aí do Paraná, em nossa defesa enfrentou o todo “poderoso” governador Sergio Cabral. Questão de justiça agradecer sua atuação em prol dos Bombeiros, que nunca o esquecerão pois no momento que estávamos presos injustamente foi o primeiro em nosso socorro. No dia nacional do Bombeiro nesta semana, nós estamos homenageando o Deputado como “grande amigo do bombeiro”. Obrigado, André

  7. Interior do Paraná
    sexta-feira, 1 de julho de 2011 – 11:16 hs

    Parabéns Francischinni
    Por enqunto tem honrado nossos votos, espero que continue assim!!
    Do seu eleitor de Ortigueira-Pr

  8. Sidnei Belizário de Melo
    sexta-feira, 1 de julho de 2011 – 11:18 hs

    Agradeço como ex-PM e hoje como policial civil ao deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), pela anistia aos herois bombeiros do RJ, que além de ganharem uma miseria de salario, ainda são alvos de um governador que não tem interesses em melhor a vida dos policiais do RJ, um dos piores salário do Brasil. Solicitamos para a bancada do Parana para que assina-se a os requerimentos para o agendamento e inclusão na pauta para votar a PEC 300, e o Deputado Francischini foi um dos primeiros a assinar o requerimento, parabéns deputado que é um exemplo ao povo do Paraná, enquanto o Deputado Rosinha do PT negou-se a assinar assim como a maioria da bancada PTista.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*