"Não vim do nada", diz senador Sérgio Souza | Fábio Campana

“Não vim do nada”, diz senador Sérgio Souza

No discurso de posse, Sérgio Souza afirmou que participou “efetivamente” da campanha de Gleisi Hoffmann ao tentar fugir do rótulo de “sem voto”.

André Gonçalves da Gazeta do Povo

Sérgio Souza (PMDB-PR) estreou ontem no Senado tentando evitar o rótulo de “sem voto”. Suplente de Gleisi Hoffmann (PT), que licenciou-se na última quarta-feira para assumir a Casa Civil, ele frisou no discurso de posse que participou “efetivamente” da campanha que levou a petista à vitória com 3,1 milhões de votos. Também prometeu dedicar-se a três propostas – o novo Código Florestal, a Reforma Política e a criação de mais quatro Tribunais Regionais Federais (um deles no Paraná).

“Essa história de que eu não tenho votos não é bem assim. Eu posso não ser o conhecido do Brasil, o conhecido da grande maioria da população. Mas sou conhecido pela grande maioria dos prefeitos, de vereadores, dos deputados estaduais e federais”, disse, em entrevista após a posse.

Souza também destacou que representa um grupo político com peso eleitoral – a ala do PMDB ligada ao ex-governador Orlando Pessuti. “É bastante importante frisar que eu não vim do nada.” O novo senador afirmou que participa da política “desde criança” e que no ano passado fez campanha em mais de 150 municípios para ajudar a eleger todos os candidatos da chapa peemedebista, inclusive o agora colega de Senado Roberto Requião (PMDB).

Beijo no tutor

O senador ressaltou Pessuti sempre que pôde. “Por sua influência e doutrina política partidária ingressei na vida pública”, declarou no discurso. Ao final da fala, em meio aos cumprimentos de uma dezena de parentes, saudou o “tutor” com um beijo no rosto.

Já Requião nem compareceu à posse. Ele e Pessuti chegaram a se cruzar no corredor de acesso aos gabinetes, mas não se cumprimentaram. Eles romperam em abril do ano passado, quando Requião desincompatibilizou-se do governo do estado para concorrer ao Senado e foi substituído por Pessuti.

Terceiro senador paranaense, Alvaro Dias (PSDB) prestigiou a chegada do novato. Souza também recebeu atenção de caciques tradicionais do PMDB, como José Sarney (AP), Renan Calheiros (AL) e Valdir Raupp (RO). Além deles, pelo menos 15 políticos regionais e ex-integrantes da gestão Pessuti viajaram a Brasília para acompanhar a posse.

Souza afirmou que, além de dar continuidade aos projetos iniciados por Gleisi, vai se comprometer com todas as questões paranaenses que dependem do Congresso. “Ressalto também, como compromisso permanente nesta que é a Casa da federação, a defesa da forma intransigente dos maiores interesses do Paraná, procurando, acima de tudo, garantir o bem-estar do povo paranaense.”

A primeira prioridade será a discussão do Código Florestal, aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados. “Acho que não podemos tratar determinadas situações dizendo que a agricultura construída no Paraná e no Brasil há décadas como crime”, disse, citando o exemplo da própria família, que tem propriedades rurais na região de Arapuã, no norte do Paraná.

Advogado especialista em direito eleitoral, afirmou ter experiência para ajudar no debate sobre Reforma Política. “É a minha área”, disse. A formação profissional, segundo ele, também será útil nos debates sobre a proposta de criação de novos tribunais – apesar de o tema já ter sido aprovado pelo Senado.


17 comentários

  1. Dizao
    quarta-feira, 15 de junho de 2011 – 20:17 hs

    Bom, quem não conhece o Sérgio, tem que esperar seu desempenho para criticar, pois quando da eleição, se qualificou pra ser o suplente, não teve nehuma impugnação, se tivesse algum impedimento, deveriam faze-lo na época certa, qdo seu nome foi escolhido. O sistema é esse, quer alguns gostem ou não. è esperar pra ver. depois sim pode-se dizer alguma coisa, .

  2. antonio carlos
    quarta-feira, 15 de junho de 2011 – 20:27 hs

    É, este cara não veio do nada, mas é totalmente desconhecido da maioria dos paranaenses. Agora ele tem a chance de mostrar que é de alguma coisa, e que não é somente uma cria do Pançuti. Tony

  3. mariojoao antunes
    quarta-feira, 15 de junho de 2011 – 21:21 hs

    GAFANHOTO,LARANJA, PRECATORIOS, REALMENTE VC. É BEM CONHECIDO NO PARANA.

  4. VERDADE
    quarta-feira, 15 de junho de 2011 – 21:24 hs

    Já tá se justificando muito! Mas, até agora não explicou nada sobre a gafanhotagem na Assembléia…Todo esse lero-lero é prá justificar o injustificável.

  5. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 16 de junho de 2011 – 8:33 hs

    Jaime Canet Jr., governador sem voto, pois nomeado, foi um dos melhores governadores do Paraná.

    Por outro lado, aos que tiraram sarro da foto da “descuidada” ex-senadora, hoje ministra, cabe lembrar que os papparazi procuram chapar gente “vip”, famosa, poderosa, charmosa. Só.
    Que a senhora Hoffman, mãe e esposa, antes de ministra, não se encolha pelo “click” e o aceite como homenagem à sua beleza.

    O ser oposição não me impede de partir em sua defesa, em determinados momentos, como esse, p. ex.

  6. antonio francisco da silva
    quinta-feira, 16 de junho de 2011 – 9:49 hs

    não entendo porque essa polemica,ora,então a imprensa que faça uma campanha para acabar com os vices.enquanto a regra do jogo for essa nada de errado.Puro preconceito porque le é da base do governo.

  7. JULIO CESAR DE SISTI
    quinta-feira, 16 de junho de 2011 – 11:22 hs

    Veio do nada sim!! O senhor não tem absolutamente nenhum voto!!! Nenhum!!!! E o fato de ter amigos e aliados, até mesmo na Assembléia como todos sabem, não o faz apto a assumir uma cadeira no senado. O voto é que o faria senador não fosse o oportunismo dessa figura de suplente que não teve NENHUM VOTO e que não deveria existir, pois nem pequena parte da população o conhece!!! Temos que mudar isso com urgência!!! Acabar de vez com essa figura parasita na política brasileira!

  8. joani teixeira
    quinta-feira, 16 de junho de 2011 – 11:32 hs

    picareta

  9. julian
    sexta-feira, 17 de junho de 2011 – 13:52 hs

    Oportunista, Laranja, Sim! Especialista em Direito Eleitoral (mais uma inverdade do nosso ilustre desconhecido SENADOR.

  10. Jose
    sexta-feira, 17 de junho de 2011 – 14:04 hs

    TEMOS QUE ACABAR COM ESSA FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO. O CARA NEM VOTADO FOI E OCUPA CADEIRA DE SENADOR DA REPÚBLICA. O BACANA, VAI SER ELEITO PELO POVO, BLZ?

  11. juliana
    sexta-feira, 17 de junho de 2011 – 15:49 hs

    O cara é um roçeiro, mal sabe onde está…um verdadeiro fantasma é o fim mesmo..e ninguem fala nada. ”Essa história de que eu não tenho votos não é bem assim. Eu posso não ser o conhecido do Brasil, o conhecido da grande maioria da população. Mas sou conhecido pela grande maioria dos prefeitos, de vereadores” pq tenho contratos com eles e tudo mais afinal sou um advogado político no paraná. Uma vergonha esse brasil.

  12. sábado, 25 de junho de 2011 – 18:02 hs

    Quanto ao fato ele ser do interior nao tem nada a ver com sua posicao. O que tem a ver com sua posicao sao os atos dos dois partidos PMDB and PT. Eu estava em Brasilia para a convencao, e sei dos atos ilegais feitos pelos dois partidos em relacao publicacao do edital para a covencao. O povo Brasileiro precisa acordar a respeito da ma fe usada pelos politicos. Vejam que aqueles que serviram no Militar sao protejido de seus atos corrutpos e recebem cargos sem meritos, tal como e este caso. O homen nao teve votos e la esta dentro do Senado. Em meu parecer tudo foi uma cilada planejado antes da eleicao.

    Essa historia que uma pessoa precisa ter afiliacao ao politicos para ser eleito e papo velho. Nao precisa se conhecido para exercer uma funcao, mas precisa de dignidade e honestidade e capacidade intelectual.

  13. domingo, 26 de junho de 2011 – 18:34 hs

    A respeito do comentario de Jose. Acredito tambem que e tempo de finalizar a farra. Mas nao entendo o que Jose quer dizer o bacana vai ser eleito pelo povo. Nao creio que o povo seja tao ingenuo para elejer alguem que exerce uma funcao sem meritos do eleitoral, voce?

  14. domingo, 26 de junho de 2011 – 18:50 hs

    A respeito do comentario de Juliana, de muito mal gosto e sem intelectualidade. Porque, devem saber que tudo que e industrializado foi produzido pela mao do roceiro:
    O pao que vai a nossa mesa, foi o roceiro que plantou o trigo, colheu e prodiziu a farinha;

    a carne que vai a nossa mesa, foi o roceiro que crio o boi,matou e cortou tudo em pedacinhos para ir ao nosso prato;

    o leite que vai no cereal do cafe da manha, foi o roceiro que tirou leito da vaca para vender ao comerciante;

    o cafe que bebemos todos os dias, foi o roceiro, que plantou, agurdou o tempo certo para colher e produziu ao nosso favor;

    o algodao que fabricam roupas, foi o roceiro que plantou, colheu e vendeu para as industrias transformarem em fabricas;

    o acusar que adocamos nosso cafe, fazemos doces, bolos e outros delicias, foi o roceiro que plantou a cana, colher e transformou nessa riqueza para nosso prazer e elimentacao;

    a flor que colocamos no vaso, foi o roceiro que plantou, colheu e vendeu para o comerciante;

    o milho que fazemos tantas coisas disto, foi o roceiro que plantou, colheu, e colocou a disposicao do comerciante;

    As frutas, maca, pera, pessego,, abacaxi, banana, laranja, uvas e tudo mais, foi o roceiro que plantou, colheu e colocou a disposicao do comerciante para o sabio da cidade se alimentar;

    As verduaras que fazemos saladas deliciosas, foi o rociero que plantou, colheu e levou a disposicao do comerciante e do consumidor para alimenta-los.

    Enfim tudo que possamos imaginar foi primeiro feito pelas maos do roceiro, que gente da cidade nao da volor a ela, ou ela. Mas foi o roceiro/a que debaixo de sol quente, sem salarios, seguro de vida, sem nada, foi plantar para manter todos da vila, da cidade, do estado, e do pais e ate mesmo para importacoes a outras nacoes em necessidade. Agara imagina, o que o homen da cidade faria em seus clubes and restaurantes elegantes se o roceiro fosse um fantasma ligado ao ilusao da vida? Cara Juliana, entendo seu ponto de vista, mas conheco todos os lados da vida e por isso digo-lhe o quanto e importante falar daquilo que sabemos e temos fatos para provar uma opiniao.

  15. Marcos
    quinta-feira, 30 de junho de 2011 – 22:39 hs

    quando se vota para senadora (a) vc duas opções para suplente e se o Segão ta lá é pq ele teve sim seus votos.Ok?! Ao invés de perseguir e perderem tempo falando da vida do homem, que tal cuidar das proprias e ou talvez cuidar da proxima eleição….

  16. JOAO IVAIPORA
    domingo, 24 de junho de 2012 – 21:42 hs

    VEIO DO NADA SIM, SO PRA FAZER CABIDE DE EMPREGO PROS CAPACHOS DO PESSUTI

  17. quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 – 19:03 hs

    Já esta à mostra e provado a que veio: VOTOU PARA RENAN CALHEIROS COMO PRESIDENTE DO SENADO!!!!
    È necessário escrever e/ou opinar algo sobre isto? Será mais um que
    fará de sua cadeira provisória uma propriedade particular e perpétua, não dando a mínima para moral, honestidade, ética

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*