Secretaria da Educação fará consultas públicas | Fábio Campana

Secretaria da Educação fará consultas públicas

Foto: JFOGURA/AEN

A Secretaria de Estado da Educação promoverá consultas públicas antes de aplicar mudanças administrativas e pedagógicas, de forma a envolver a comunidade escolar nas decisões. O anúncio foi feito pelo vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, durante reunião com diretores de escolas e representantes de APMFs (Associações de Pais, Mestres e Funcionários) ocorrida nesta sexta-feira (6), no Instituto Estadual de Educação, em Londrina.


De acordo com Arns, antes da implantação de qualquer mudança, a comunidade será consultada sobre o assunto. O secretário deu o exemplo da consulta pública que está sendo realizada pela secretaria sobre o porte das escolas. A minuta sobre o porte da escola, construída pela equipe do governo, pode ser consultada e comentada pela internet até o dia 18 de maio, no endereço www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.

“Queremos trabalhar juntos e vocês irão nos dizer o que pode ou não dar certo dentro das escolas. Iremos promover consultas públicas constantemente”, disse Arns.

Até a manhã desta sexta-feira (6), a consulta pública sobre o porte das escolas teve cerca de 19 mil acessos e mais de 8 mil opiniões postadas pela comunidade no portal Dia a Dia Educação.

REUNIÃO – A reunião em Londrina foi a 18ª realizada no Estado desde o início do ano. A intenção da secretaria é realizar encontros com diretores de escolas e representantes de APMFs nos 32 Núcleos Regionais do Estado.

O objetivo é conhecer as reivindicações das escolas, além de ser um momento para que a Secretaria da Educação apresente as metas de trabalho para o ano de 2011 aos diretores e comunidade escolar.

Os encontros ainda contam com a participação do comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Douglas Dabul, que fala sobre a questão da segurança no entorno da escola.

As principais reivindicações apresentadas pelos diretores estão relacionadas com questões de segurança, estrutura física, recursos humanos, Fundo Rotativo, merenda escolar, documentador escolar, revisão da lei do permissionário e o programa Leite das Crianças das escolas.

Segundo a chefe do Núcleo de Londrina, Lucia Aparecida Cortez Martins, este é um momento importante para promover a aproximação entre as escolas e a secretaria. “Vamos trabalhar unidos e juntos”, afirmou. O Núcleo de Londrina atende 124 escolas e possui 16 Apaes em 19 municípios da região. São mais de 95 mil estudantes da educação básic


7 comentários

  1. oswaldo
    domingo, 8 de maio de 2011 – 19:24 hs

    fiquem de olho nas mudanças esta na pagina da educação diaadiaeducao.gov.br.pr, resumindo a diminuição de funcionários, agentes de apoio e administrativos e pedagogos…………
    ou seja a diminuição de funcionários precarização da escola pública……………………..
    pais fiquem de olho diminuição de funcionários quer dizer piora no atendimento pedagógico piora das condições de trabalho para os professores sem apoio pedagógico ou seja piora do que já esta muito ruim devido a tercerização e precarização da educação…………..
    isso é a troca pela equiparação dos salários fiquem de olho lutem pelos direitos de seus filhos

  2. domingo, 8 de maio de 2011 – 19:56 hs

    Grande, meu Deus vejam só audiencia publica minha nossa agora teremos a melhor escola publica do mundo que maravilha somente ele para conseguir isto parabens,,,,,,

  3. Lúcio Silva
    domingo, 8 de maio de 2011 – 20:52 hs

    Que bom que agora o Vice-governador fará consultas à população, pois é preciso observar prioridades.

    Nós louvamos a iniciativa.

    Não vejo a hora de retornar os documentadores escolares, principalmente. Secretários, funcionários administrativos e diretores não estamos dando conta desse acúmulo de serviço, e ficar indo ao NRE, a distancia de mais de 80km é o fim da picada.

    Oxalá, que os RDE voltem logo a atuar. Que se supere as questões de interesse político, e voltemos os olhos para educação, que é o mais importante.

  4. Apucarana
    domingo, 8 de maio de 2011 – 21:16 hs

    Na reunião de Apucarana eu pensei que fosse uma reunião com a equipe do Requião , pois no Nucleo do Apucarana quem a manda e a turma do requião . Ficaram todos dando ordem mesma coisa na saude . A turma do requião e que manda

  5. Ernesto
    segunda-feira, 9 de maio de 2011 – 9:04 hs

    “Modus operandis” importado do PT

  6. CLOVIS PENA -
    segunda-feira, 9 de maio de 2011 – 10:18 hs

    Bela iniciativa, que mostra os bons propósitos do secretário.
    No entanto, pode ser um caminho em direção a situações politicamente não desejadas se com o tempo, as frustrações da platéia superarem os desejos atendidos.
    Parabéns pela coragem, secretário Arns.

  7. paulo
    segunda-feira, 9 de maio de 2011 – 13:08 hs

    AQUI EM CURITIBA TAMBÉM E REQUIÃO, VOTE CERTO,VOTE 15

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*