Guardas municipais de SJP se aprimoram na SWAT em Dallas | Fábio Campana

Guardas municipais de SJP se aprimoram na SWAT em Dallas

Foto: Sílvio Ramos – Os agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais Ricardo Kusch (E) e Everson Marcos Gomes da Cunha (D) entregam lembranças de Dallas ao prefeito Ivan Rodrigues

Dois guardas municipais de São José dos Pinhais participaram por uma semana da Conferência Internacional da SWAT, no início de maio, em Dallas (EUA). A Guarda Municipal da cidade é a primeira do Brasil a participar da conferência da polícia de elite norte-americana.

Os agentes Ricardo Kusch e Everson Marcos Gomes da Cunha realizaram aprimoramento em temas como pistola tática, tiro de fuzil, arrombamento tático, resgate de reféns e entradas táticas em baixa luminosidade, ministrados por policiais da SWAT de Dallas e San Marcos, e também visitaram o departamento de Polícia de Dallas e de Nova York.

Nesta terça-feira (24), os guardas municipais Kusch e Cunha fizeram breve homenagem ao prefeito de São José dos Pinhais Ivan Rodrigues. “Agradecemos ao prefeito Ivan Rodrigues por todos os benefícios que ele tem disponibilizado à Guarda Municipal, desde o aumento de salário até a melhoria de condições de trabalho. Fazemos questão de mostrar ao prefeito que com essa motivação, procuramos insistentemente uma capacitação mais apurada em benefício do cidadão são-joseense”, destaca o guarda municipal, Kusch.

“Estamos investindo cada vez mais em qualificação para nossos guardas. Acredito que essa é uma das principais ferramentas para se melhorar a segurança de qualquer cidade, pois assim como o crime evolui, as forças policiais têm que evoluir. E a melhor maneira de conseguirmos isso é acreditarmos no potencial de cada agente e qualificá-los para que a reciclagem seja um fator constante dentro da instituição”, afirma o prefeito Ivan Rodrigues.

SWAT em SP

Cinco agentes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais já tinham participado em 2010 do 12º curso promovido pela polícia americana, SWAT, pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro, e pelo Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati). O curso, que teve a duração de nove dias, reuniu cerca de 200 agentes de segurança de diversos países, como Portugal, Uruguai, Venezuela e outros. Do Paraná, somente sete agentes participaram, sendo que cinco deles são da Guarda Municipal de São José dos Pinhais.

Qualificação

Só neste ano já foram oferecidos oito cursos de capacitação aos guardas municipais de São José dos Pinhais. Dentre eles, cursos como requalificação de condutores de viaturas, defesa pessoal, uso da arma não letal taser e capacitação para palestrantes antidrogas nas escolas.


5 comentários

  1. OSSOBUCO
    terça-feira, 24 de maio de 2011 – 19:34 hs

    Ôba, pegaram o cara que demoliu o prédio de 130 anos!

  2. Francisco
    sexta-feira, 27 de maio de 2011 – 12:34 hs

    LEGALMENTE A GUARDA SERVE PARA PROTEGER O PATRIMÔNIO PÚBLICO. ESTÁ AÍ PORQUE NÃO FEZ NADA CONTRA QUEM DEMOLIU O PRÉDIO DA PREFEITURA

  3. ZÉ DE SÃO JOSÉ
    sexta-feira, 27 de maio de 2011 – 12:43 hs

    A CONSTITUIÇÃO FEDERAL NO ART 144 ; DECLARA § 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações,SÓ QUERO SABER QUEM DEU AUTORIDADE PRA ESSES GUARDINHAS SE ACHAREM OS “CHIPS” CUIDAR DO PATRIMÔNIO QUE É A FUNÇÃO DELES, ISSO NÃO FAZEM, MAS SE ACHAR OS POLICIAS ISSO SE ACHAM, PENA QUE FAZEM O TRABALHO DA PM E GANHAM COMO GM, HEHE

  4. franco
    terça-feira, 7 de junho de 2011 – 21:32 hs

    se a pm não faz o serviço por falta de pessoal,nada mais justo q a guarda ajudar no policiamento,é muito facil falar ,pois não é a populaçao q enfrenta os vagabundos no dia a dia ,sou do carro forte e tiro o chapeu para esses ¨guardinhas¨ ,já estou acostumado a esses insultos da populaçao desinformada ,um abraço dos guerreiros azuis e continuem assim……….

  5. Satelhi
    terça-feira, 22 de janeiro de 2013 – 16:38 hs

    Detalhe não ganham como PM, ganham MAIS que PM! Procure se informar sobre o holerite dos mesmos, o inicial líquido de um GMSJP hoje é maior que o de um soldado 1ª classe FORMADO! Parabéns guerreiros, continuem assim!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*