Empresas paranaenses extrapolam limite de doações à políticos | Fábio Campana

Empresas paranaenses extrapolam limite de doações à políticos

Do Blog da Joice
Empresas paranaenses extrapolaram em mais de R$7 milhões, o limite imposto pelo Tribunal Superior para doações à candidatos nas eleições de 2010. Os dados fazem parte de um balanço elaborado pelo TSE. A lei eleitoral prevê que as empresas podem doar até 2% de seu faturamento bruto no ano anterior à eleição. Dessa forma, as empresas paranaenses que participaram do processo eleitoral poderiam ter doado no máximo R$ 6.820.000,00 para as campanhas. No entanto, os números apontam que o total repassado aos candidatos paranaenses foi de 14 milhões de reais. Isso coloca o Paraná como o estado da região sul onde mais ocorreram doações ilegais. A relação das empresas que extrapolaram o limite determinado pelo TSE foi enviado à procuradora regional eleitoral Adriana Aparecida Storoz Mathias dos Santos. O TRE deve entrar com ações contra as empresas que cometeram as irregularidades. As penalidades vão desde a aplicação de multas de até dez vezes o valor repassado aos candidatos até a suspensão de contratos com o poder público. As companhias podem também ser impedidas de participar de licitações. Os políticos também podem ser punidos, mas para isso deve haver provas concretas de que o candidato sabia da irregularidade.


5 comentários

  1. Borduna
    domingo, 1 de maio de 2011 – 16:56 hs

    Esse tipo de empresário é o que em breve falirá será substituido pelos chineses. Estamos mal de empresários e de políticos, meu Deus…..

  2. xereta
    domingo, 1 de maio de 2011 – 19:10 hs

    Eu tô precisando de doação. Se as empresas tem dinheiro assim pra dar e vender, que tal fazer uma reforma aqui na minha casa, tipo Casa do Gugu, que tal adotar uma creche, adotar uma Santa Casa do Paraná, que estão fechando por falta de verbas, hein? Tenho certeza que esse dinheiro seria milhões de vezes melhor aproveitado, que em campanhas políticas.

  3. Pascoal
    domingo, 1 de maio de 2011 – 19:54 hs

    Que novidade!

  4. SAMURAI
    segunda-feira, 2 de maio de 2011 – 7:21 hs

    Doar para campanha política é SUBORNO OFICIALIZADO.
    Dinheiro que vai para o esgoto !! Mesmo no anonimato seria muito
    importante termos 1 % desta fábula destinado à população carente.
    Estes são os paradoxos da nossa vida. Justamente em uma situação
    de catástrofe o “zé povinho” é o que doa sem ter nada para si …

  5. Motoqueiro Infernal !!!
    segunda-feira, 2 de maio de 2011 – 9:51 hs

    Borduna? Tu é vidente?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*