Bairros de São José terão mediadores de conflitos | Fábio Campana

Bairros de São José terão mediadores de conflitos

Estão abertas as inscrições para agentes do projeto Justiça Comunitária, promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais em parceria com o Governo Federal. Ao todo, serão selecionadas 30 pessoas das regiões da Borda do Campo e Grande Guatupê para atuarem no Núcleo de Mediação de Conflitos, com o objetivo de identificar e resolver pendências jurídicas dentro da comunidade antes que cheguem a uma instância superior.

As inscrições são para a primeira etapa da seleção. O resultado será divulgado no dia 12 e os convocados passarão por uma dinâmica de grupo. No dia 17 de maio será publicado um edital com os agentes selecionados.

Para atuar no Núcleo de Mediação de Conflitos, os 30 agentes passarão por uma capacitação, na qual aprenderão conceitos de direitos humanos, legislação e formas de abordagem. Eles atuarão de maneira voluntária junto às comunidades da Borda do Campo e Grande Guatupê, identificando os conflitos existentes e buscando soluções.

“Os agentes identificarão problemas dentro dos locais, como cercas que invadem o terreno do vizinho, cachorro latindo, entre outros, e incentivarão as pessoas envolvidas a resolver os conflitos dentro da própria comunidade”, explica o gestor municipal do Justiça Comunitária, Luciano Lacerda.

O Justiça Comunitária integra o programa Territórios de Paz, estabelecido em conjunto com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

Para se inscrever, os interessados devem possuir mais de 18 anos, saber ler e escrever, e ser uma liderança dentro das comunidades atendidas. As inscrições podem ser feitas das 9h às 12h, e das 13h às 17h nos seguintes locais:

Grande Guatupê

CRAS Juventude

CRAS Helena Cordeiro dos Santos Meister

Unidade de Saúde Ulisses de Brito

Borda do Campo

Escola Maria Lenir Haluch de Bastos

CRAS Afonso Celso Araújo Franco

Colégio Estadual Zilda Arns Neumann

Escola Municipal Maria Der

Unidade Marcílio Biancheti

Unidade de Saúde Altevir Stocco


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*