Sarney sobre Requião: "uma questão de temperamento" | Fábio Campana

Sarney sobre Requião: “uma questão de temperamento”

de José Varella / Agência Senado

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta terça (26) que foi uma “questão de temperamento” a atitude do colega de partido e presidente da Comissão de Educação Roberto Requião (PR). Na tarde de segunda-feira (25), ele tomou o gravador das mãos do repórter da Rádio Bandeirantes, Victor Boyadjian, por julgar ofensiva a pergunta se abriria mão do pagamento da aposentadoria por ser ex-governador do Paraná.

Para Sarney, não tem qualquer “conotação de que se trate de uma agressão à liberdade de imprensa ou de trabalho”.

É apenas uma questão de temperamento e não faltou quem lembrasse que o temperamento de Requião é idêntico a de figuras como Mussolini, Hitler, Stálin, Pol Pot e assemelhados.

O presidente frisou, no entanto, que esse é um episódio que não deveria ter acontecido. Sarney lamentou o temperamento de Requião e disse que “essas coisas as vezes acontecem independente até mesmo da vontade das pessoas”. “Não posso emitir conceito de valor contra um colega por quem eu tenho o maior respeito e que tem uma vida pública grande neste país”, acrescentou José Sarney.

Hoje, o presidente do Senado pretende apresentar e votar em plenário os nomes indicados pelas lideranças para compor o Conselho de Ética. Ele desvinculou um fato do outro. Até o fim dessa semana, Sarney também quer indicar o nome do Corregedor do Senado.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Lincoln Macário, o ato de Requião foi arbitrário e exige punição exemplar. Segundo o jornalista, o sindicato está concluindo a representação que apresentará ainda nesta terça (26) contra o senador.

“Vamos representar à Mesa do Senado para que seja tomada alguma medida disciplinar. Acreditamos que esse é um caso para advertência e censura [ao senador], conforme prevê o regimento da Casa. Essa punição é necessária para que o exemplo do senador não seja seguido por outras autoridades Brasil afora. Episódios de censura como esse devem voltar ao tempo sombrio ao qual pertencem”, destacou o presidente da entidade.


32 comentários

  1. MAE
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 14:19 hs

    SIR NEY esta preocupado com a responsabilidade do Senado. Responsavel solidário pelas loucuras do REI QUILÃO

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 14:25 hs

    Não Coronél Sarnei. É uma questão de falta de vergonha na cara. Uma questão de personalidade e caráter e é isso que falta no Requião. Aproveitando o momento Coronél Sarnei, digo que estes requisitos também faltam a você. Não esquecemos a sua permanência no Senado quando a pedido do Fasicsta Lula da Silva mesmo depois de tantos escandalos. vergonha é o que o Sr. não tem apesar de sua idade. O povo do Maranão esta cansado de seu aotoritarismo. o lho para o Sr. e vislumbropoucos anos de parasitismo e me conformo. Tipos como você Sr. Sarnei empobrecem a DEMOCRACIA e tira o sonho daqueles que querm um Brasil melhor para seus filhos e netos.

  3. MAE
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 14:25 hs

    mais uma perguntinha??? TODO EMPREGADO TEM COMO OBRIGAÇÃO A URBANIDADE, E ESSE SALAFRA, NÃO TEM UM CÓDIGO DE ÉTICA PARA PUNI-LO, NAO TEM LÁ A OBRIGAÇÃO DE TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS.
    esse jornalista vai levar uma bolada do Senado, por abrigar besta fera à solta.Dá-lhe indenizatoria para o brasileiro(A) ETICO PAGAR.

    CASSAÇÃO JÁ!

  4. MAE
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 14:25 hs

    mais uma perguntinha??? TODO EMPREGADO TEM COMO OBRIGAÇÃO A URBANIDADE, E ESSE SALAFRA, NÃO TEM UM CÓDIGO DE ÉTICA PARA PUNI-LO, NAO TEM LÁ A OBRIGAÇÃO DE TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS.
    esse jornalista vai levar uma bolada do Senado, por abrigar besta fera à solta.Dá-lhe indenizatoria para o brasileiro(A) ETICO PAGAR.

    CASSAÇÃO JÁ!

  5. patrik
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 14:26 hs

    PODEM ACREDITAR , ESTA BESTA , QUE ENVERGONHA SEMPRE OS PARANAENSE É PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO.
    ONDE VAMOS PARAR , ESTE CONGRESSO É UMA PIADA DE MAU GOSTO.
    ESTE CINÉFILO EROTICO, QUE COMENTÃO ESTAR APAIXONADO POR ALGUNS ATORES DESTE TIPO DE FILME DEVERIA IR PRA CADEIA JUNTO COM SUA TRUPE E FAMLIARES.

  6. MAE
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 14:29 hs

    VAMOS ABRIR UMA CAMPANHA? CASSAÇÃO JÁ!

  7. Jose Carlos
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 14:32 hs

    Uma sugestão de lápide: “Aqui jaz um homem incompreendido e injustiçado, vítima do seu temperamento”…

  8. silva
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 14:48 hs

    Como é que não acontece nada, com um desgraçado desse.

  9. Hamilton Luiz Nassif Londrina
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 14:50 hs

    Que tipo de gente podería defender o senador? Sòmente frutos da mesma láia. Como o senador formado em jORNALISMO,sempre entra em atríto com seus colegas?Não sei em que grau de insaniedade o referido se encontra.,ser defendido pelo Sarney ´é uma desonra,é uma afronta ao povo do Paraná. È o começo de um triste fim.!!!!

  10. Lúcia
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 15:26 hs

    Perdão…..Pai o senhor pediu para perdoar nossos inimigos mais peço mil perdões mais este não dá .Foi ele mesmo que disse que subia nos palanques com o capeta.Ele é uma pessoa má.Nem cargo pro pessuti ele quer que a presidenta dê, só tem maldade em seu coração. Socorro me envergonho de ser brasileira

  11. ze ruela
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 15:36 hs

    O Parana esta ruim de representante no senado!!!
    Por enquanto a unica que se salva e a Gleise…
    Até quando???????

  12. Ostermann
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 15:50 hs

    Tá com saudade de umas bem dadas na orelha, pelo jeito.
    Vem tomar o gravador de alguém aqui no oeste do Paraná que já resolvem o teu caso.

  13. marcos
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 16:16 hs

    CAÇASSÃO JÁ! ISSO MESMO, DO VERBO CAÇAR.

  14. MÍRIAM
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 16:23 hs

    SARNEY ESTÁ COBERTO DE RAZÃO, AO COMPARAR REQUIÃO COM STÁLIN, HITLER, MUSSOLINI ….. É UMA QUESTÃO DE TEMPERAMENTO E EM NOME DESTE, COMETERAM AS MAIORES ATROCIDADES NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE EM MEADOS DO SÉCULO PASSADO.
    Sarney, o omisso e cúmplice , defende o indefensável.

  15. aposentado
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 16:54 hs

    Pô tinha esquecido que ele é presidente da comissão de educação,não seria comissão da deseducação?
    É só no senado brasileiro, parece piada de buteco.

  16. Maria Eduarda
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 17:38 hs

    Eu só quero ver quando o “Maria Louca” se deparar com o pessoal do Pânico e do CQC. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Acho que ele mete a mãozona na cara dos coitados.

    Esses repórteres ainda não conheciam o “Maria Louca” das Araucárias, pois ele ficou oito anos longe do senado, com certeza os jornalistas novos vão ter muitos problemas com o Requião.

  17. Carlos Ernandes
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 19:01 hs

    Enquanto alguém achar graça nas atitudes do tresloucado a impunidade prevalecerá. É preciso que a coisa seja levada a efeito para que o Hugo Chavez das Araucárias pare com estes arroubos autoritários. É uma pena que, por desconhecimento do verdadeiro Requião, votaram de novo na figura. Apenas um ponto no apelido acima: a famosa araucária, linda árvore representante do nosso Estado, não tem nenhuma culpa.

  18. toninho
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 19:40 hs

    Os paranaenses escolheram para seu representante no senado brasileiro uma pessoa sem a mínima condição mental de bem representá-lo. Infelizmente vamos ter que aturar por mais oito anos essa insanidade. Nos resta apenas não mais elegê-lo para cargo nenhum no futuro.

  19. Palhares
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 20:17 hs

    Minha unica preocupação nisto tudo, é que deste jeito logo teremos mais um jornalista na politica, e é muito facil eleger-se falando apenas das desgraças alheias, ibope e mais ibope, ninguem é obrigado a dar entrevistas, e muito menos aceitar que coloquem um microfone ou gravador na sua boca, uma vez um tal de CQC esteve no Parana e apresentou um programa que não era a realidade, tanto que o Governo na epoca consegui provar o contrario, acho que a liberdade de expressão acaba apartir do momento em que a pessoa entrevistada não quer mais se pronunciar, nenhum politico é obrigado a responder nada nos corredores, ou bastidores da politica, acredito que se marcarem uma coletiva o senador certamente dará suas explicações, hoje não respeitam o Requião , amanha pode ser que não respeitem, o Governador, Vereador, Prefeito, Presidente e assim por diante! respeito acima de tudo de ambas as partes!

  20. antonio carlos
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 20:28 hs

    Eu me mataria se recebesse tal elogio do Sarney, mas como se trata de farinha do mesmo saco, não tem problema não, tratam-se de tralhas mesmo. Tony

  21. ANTONINENSE BEM INFORMADO
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 20:43 hs

    O TAL DO SARNEI ESTÁ COM 80 ANOS DE IDADE, E O DO PARANÁ COM 70 ANOS DE IDADE, PERFAZENDO AMBOS UM TOTAL DE 150 ANOS. PORTANTO! O TEMPO DELES JÁ PASSOU, E JÁ DEVERIAM ESTAR APOSENTADOS COMPULSÓRIAMENTE A MUITO TEMPO.

  22. terça-feira, 26 de abril de 2011 – 21:18 hs

    Coitado do REQUEIJÃO ele disse que tem que receber esta merreca de aposentadoria, pois esta em situação díficil.Olha turma do salário mínimo ……vamos tentar ajudá-lo

  23. Ricardo III
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 22:14 hs

    Requião tem uma séria patologia psquiátrica da qual, a burrice passa longe. Ele jamais desafiou raposas velhas da política (Aníbal, ACM, Sarney, etc). Nestas horas ele colhe os frutos da sua esperteza.

  24. Prof. Luiz Gonzaga-Maringá
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 22:31 hs

    Que moral tem o Sarney, se a imprensa “Folha de São Paulo”,estar impedida de expressar a opinião sobre os escândalos da família. A partir de hoje a CBN nacional criou o quadro ” “não tem nada demais!”

  25. Temperamento...........
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 22:32 hs

    O NOME DISTO É DESTEMPERAMENTO………..rsrrsrsr

    MAE..adorei a colocação…….Resposável Solidário………

  26. Temperamento retifica
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 22:33 hs

    RespoNsável

  27. luciano boqueirão
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 23:10 hs

    É PARANAENSES ESSE É O SENADOR QUE VCS ELEGERAM .AGORA AGUENTEM A VERGONHA,,,

  28. Sergio Silvestre
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 23:30 hs

    É maria eduarda,assistindo cqc,novelas cheias de viados e sapatões e assistindo programas que sai até sangue,não sei até que ponto o requião fez de mal para voce,mas que os lavadores cerebrais ai de curitiba te fiseram um estrago ,fizeram

  29. paulo-
    quarta-feira, 27 de abril de 2011 – 7:24 hs

    Nao é melhor exemplo para os filhos dos paranaenses.

    É QUESTAO DE MAU TEMPERAMENTO. vulgo ALOPRADO.

  30. FCO ANDRADE
    quarta-feira, 27 de abril de 2011 – 14:28 hs

    BRASÍLIA O IMPÉRIO O império de Brasília passou a ser muito mais comercial do que político. Povos escravizados á pagar impostos. Rende grandes recursos para Brasília, A capital do Império do Brasil, enriquece a vida dos políticos. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para os investimentos. nas áreas da saúde, segurança, transporte,educação, entre outros. Com crescimento da pobreza geram desemprego e outros problemas sociais. ( Se fizermos uma viagem através do túnel do tempo.) (Imperador Romano criou a política do Pão e Circo. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida.) Nos dias atuais, os “Donos do Poder”. Criou o Programa Bolsa Família para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação. (PÃO), desta forma, a população acaba consumido todo tipo de drogas para esquecer os problemas da vida. (CIRCO)

  31. FCO ANDRADE
    quarta-feira, 27 de abril de 2011 – 14:29 hs

    O Brasil não viver sem corrupção.? Ao Acessar o Portal da Transparência, alguns Senadores e Deputados envergonha o Brasil. tem parlamentar que gasta a “verba indenizatória, Verba de Transporte Aéreo”, além do teto. Outros chegam á gastar valores exorbitantes com consultorias, alugueis de imóveis, combustíveis, lanches livres, gráfica, locação de veículos, hospedagem, material de escritório, passagem aérea. .
    Consulte os Senadores e Deputados dos seus Estados>Portal da Transparência

  32. FCO ANDRADE
    quarta-feira, 27 de abril de 2011 – 15:53 hs

    Temos políticos que usa tempo do imperialismo, de toda forma querem acabar com a liberdade de expressão, tanto a falada, a escrita e a televisiva, manter o povo na ignorância: dos escândalos em série transformaram-se o Congresso nacional nos últimos anos. Um festival de desrespeito com o dinheiro público, farra com passagens aéreas e verba indenizatória na Câmara, atos secretos que garantiram melhorias salariais para servidores e contratação de parentes, mega nepotização de cargos, o superfaturamento de licitações,
    Consulte os Senadores e Deputados dos seus Estados>Portal da Transparência

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*