São José dos Pinhais promove desfile de moda com material reciclado | Fábio Campana

São José dos Pinhais promove desfile de moda com material reciclado

A Prefeitura de São José dos Pinhais promove na próxima quinta (14), a partir das 14h, um evento de moda e decoração com roupas e objetos produzidos a partir do lixo reciclável. É o primeiro Revita Fashion, evento beneficente que será realizado em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Moranguinho.

“Nosso objetivo é incentivar a coleta seletiva no município e também mostrar que é possível criar produtos interessantes com material reciclável”, destacou Edilaine Vieira, secretária municipal de Meio Ambiente.

Durante a tarde, renomados estilistas apresentarão suas criações, como Consuello Matroni. De Guarulhos, Grande São Paulo, ela cria peças com materiais recicláveis e enviará onze modelos. “As roupas são realmente bonitas e poderiam ser usadas sem medo. E quem desfilará serão as próprias colaboradoras da Central de Reciclagem de São José dos Pinhais, que está funcionando em caráter experimental desde janeiro”, salienta Edilaine.

Outro nome conhecido é Edson Edel. O estilista trará doze peças de alta costura, todas feitas com materiais que vão da lona aos sacos utilizados para embalar cebolas e batatas, por exemplo. “A coleção Do lixo ao luxo mostra que é possível criar coisas realmente ricas e de custo mais baixo. A maioria dos modelos serão plus size [tamanhos grandes] e essa é uma moda que está muito em evidência no momento”, ressaltou Edson. “As pessoas precisam ver que se você quiser realmente aproveitar, transforma aquilo que seria jogado fora em peças valiosas”, conclui.

Outro destaque serão os acessórios feitos por artesão locais, como a servidora municipal Euza Ramos e moradoras da Colônia Castelhanos. As chamadas ecojoias são produzidas com matérias-primas naturais, como fibra de bananeira e bambu, muito encontrado nessa localidade situada a 70 km do Centro de São José dos Pinhais. Também haverá uma exposição de objetos sustentáveis, que está sendo organizada pela arquiteta Juliana Albert.

O evento será na Casa da Amizade, situado na Rua Coronel João José Massaneiro, 120. Os convites são limitados e custam R$ 30. A Secretaria promove a venda para a Associação, através do telefone: (41) 3382-2907.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*