Samek condecorado com grau de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco | Fábio Campana

Samek condecorado com grau de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Miguel Samek, foi condecorado nesta quarta-feira (20), no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, com o grau de Grande Oficial no quadro suplementar da Ordem de Rio Branco. O decreto de admissão, assinado pela presidente Dilma Rousseff, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) também de quarta-feira.

A entrega do diploma e das insígnias foi feita durante a cerimônia de formatura de 109 diplomatas, com a presença de Dilma Rousseff, do vice-presidente da República, Michel Temer, do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do secretário-geral do Itamaraty, Ruy Nogueira, e do diretor do Instituto Rio Branco, Georges Lamazière.


Também participaram da solenidade o presidente da Câmara, Marco Maia, e vários integrantes do primeiro escalão do ministério de Dilma, entre eles, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Além de Samek, foram homenageados personalidades de diferentes setores da vida pública, como o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o governador do Acre, Tião Viana (no grau Grã-Cruz), o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame (grau de Comendador), e o diretor e roteirista paranaense Sylvio Back (grau de Oficial).

A condecoração é dada a brasileiros que desempenhem serviços de notada importância ou mérito para o Brasil. “Ser reconhecido com destaque deste nível e importância nos enche de orgulho e aumenta a nossa responsabilidade para fazer cada vez mais por nossa região”, disse Samek, que fez questão de dividir a homenagem “com toda família Itaipu”.

“Essa condecoração é fruto de um trabalho realizado por milhares de pessoas, dos nossos parceiros e dos municípios da região, porque ninguém faz nada sozinho. E também um reconhecimento pelo nosso esforço no processo de integração com os países vizinhos”, acrescentou o diretor-geral brasileiro da Itaipu.
Na conversa que teve com a presidente Dilma, Samek disse que foi questionado sobre o andamento das questões relacionadas à Itaipu e também sobre os acordos em tramitação com o Paraguai. A presidente informou ainda que pretende visitar o país vizinho no próximo mês.

Prioridade
“A América do Sul seguirá sendo prioridade da política externa do meu governo. Sinalizei essa prioridade ao fazer, à Argentina, minha primeira viagem ao exterior. Não há espaços para discórdias e rivalidades que nos separaram no passado”, afirmou Dilma, no discurso de saudação aos novos diplomatas.
“Os países do nosso continente tornaram-se valiosos parceiros políticos e econômicos do Brasil, e nós sabemos que os destinos da América do Sul, os destinos de cada um dos países e os nossos estão indelevelmente ligados”, acrescentou a presidente.


5 comentários

  1. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 21 de abril de 2011 – 20:34 hs

    Vamos trabalhar minha gente, a inflação esta voltando por completa incompetência administrativa do PT. Chega de populismo, arregacem as mangas e corrigem a caca que o Fascista Lula da Silva cometeu.

  2. borrachada
    sexta-feira, 22 de abril de 2011 – 6:14 hs

    Bastou triplicar o repasse do nosso dinheiro aos vizinhos paraguaios e apareceu a condecoração!
    Arriba PT!

  3. Natanael...
    sábado, 23 de abril de 2011 – 5:07 hs

    Ainda fazem esse tipo de cerimonia…agora só falta ser chamado de Dom Samek Duque de Itaipu, Grande Oficial, deve ser pela sua altura.

  4. SAMURAI
    sábado, 23 de abril de 2011 – 5:21 hs

    Grande Oficial da Ordem de Rio Branco !? Perde o seu valor por
    ser concedido a qualquer político …

  5. ocimar
    sábado, 23 de abril de 2011 – 21:50 hs

    Um par de algemas ficaria bem melhor.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*