Murilo Ferreira é o substituto de Roger Agnelli na Vale | Fábio Campana

Murilo Ferreira é o substituto de Roger Agnelli na Vale

Os controladores da Vale escolheram hoje o executivo Murilo Ferreira como o próximo presidente da Vale, maior empresa privada do País e segunda maior mineradora do mundo. Ele vai substituir Roger Agnelli, que em julho completaria dez anos na presidência da companhia. Ferreira é ex-funcionário da Vale. Trabalhou na companhia duas vezes. Na última, de 1998 até 2009, quando presidia a Vale Inco no Canadá. Problemas com os sindicatos locais, que mais tarde culminaram numa prolongada greve, contribuíram para que o executivo tivesse problemas de saúde e deixasse a empresa.

Segundo fontes que acompanham o processo, Ferreira era o candidato da presidente Dilma Rousseff. Os dois se conheceram quando o executivo era presidente da Albrás, fabricante de alumínio, e Dilma era ministra das Minas e Energia. Como a Albrás é grande consumidora de energia e Ferreira é especialista no assunto, os dois estiveram reunidos várias vezes e trocavam informações sobre o setor.

A escolha de Murilo já era aventada entre os controladores, mas não deixou de ser uma surpresa. O favorito era Tito Martins, diretor executivo e atual presidente da Inco. José Carlos Martins, diretor executivo de Estratégia, Vendas e Marketing, também corria por fora. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


2 comentários

  1. Daniel
    terça-feira, 5 de abril de 2011 – 22:59 hs

    Vergonha…

    Governo palpitando em empresa privada é uma vergonha,
    Se ainda fizesse isso através do voto da BNDESPar seria compreensível, agora pressão pública é rídiculo.
    O pior pe que tem gente que bate palmas, batem palmas até que o governo se meta na sua própria vida, daí a graça acaba.

  2. Curitibana
    quarta-feira, 6 de abril de 2011 – 13:26 hs

    Esperamos que ele tenha liberdade na administração , a Vale é hoje a maior mineradora graças a gestão de Roger Agnelli , totalmente independente de governo e partido político.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*