Líder do PT defende plantio de maconha em cooperativa | Fábio Campana

Líder do PT defende plantio de maconha em cooperativa

Da Folha Online

Na contramão do que prega o governo Dilma Rousseff, o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), defende a liberação do plantio de maconha e a criação de cooperativas formadas por usuários.

Num recente debate sobre o assunto, o deputado disse que a política de “cerco” às drogas é “perversa” e gera mais violência. Dilma assumiu o governo incluindo entre suas prioridades o combater “sem tréguas” ao crime organizado e às drogas.

Em janeiro, a presidente desistiu de nomear o então secretário Nacional de Justiça Pedro Abramovay para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas depois que ele sugeriu numa entrevista a adoção de penas alternativas para pequenos traficantes.

Assim como Abramovay, o líder do PT na Câmara afirmou que a prisão de pequenos traficantes contribui para engrossar as fileiras das organizações criminosas.

“São mães de família que sozinhas têm que criar os filhos e passam a vender”, disse o deputado. “As prisões têm levado a organizar a violência contra a sociedade.”

Teixeira falou sobre o assunto num debate organizado pelos grupos “Matilha Cultural” e “Desentorpecendo a Razão” em São Paulo, em 24 de fevereiro, um mês após a queda de Abramovay.

MODELO ESPANHOL

Teixeira disse no debate que o governo deveria autorizar a criação de cooperativas para o plantio e a distribuição da maconha. “O melhor modelo é o da Espanha: cooperativas de usuários, onde se produz para o consumo dos próprios usuários, sem fins lucrativos”, afirmou.

O líder do PT disse que, se comer sanduíches do McDonald’s, “talvez o maior crime”, não é proibido, o governo não poderia impedir também o plantio de maconha.

“Cabe ao Estado dizer que faz mal à saúde. Não existe crime de autolesão. Se eu quero, eu posso usar, tenho direitos como usuário. E isso o Estado não pode te negar.”

Segundo ele, a forma como o governo e alguns juízes tratam as drogas é um tiro no pé: não garante a segurança nem a saúde dos usuários.

A Folha fez vários pedidos de entrevista ao deputado desde 16 de março, mas sua assessoria não deu resposta.

No debate de fevereiro, Teixeira fez um apelo aos usuários de maconha: “Só a coragem pública daqueles que vão às ruas discutir fará com que esse tema avance”.

Ele disse que irá sugerir ao Ministério da Justiça que o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas faça um projeto com as “mudanças óbvias”. O deputado afirmou ainda que pedirá o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) –simpatizantes de mudanças na legislação sobre drogas.

Para o líder do PT, a proliferação do crack complicou a discussão sobre a maconha. “Ele não é o todo, ele é uma parte. É o resultado dessa política de cerco. Ele não pode interditar o debate sobre as demais drogas recreativas”.

Ao defender a regulamentação do plantio da maconha, Teixeira afirmou que isso não aumentaria a oferta da droga. “Esse cenário que as pessoas têm medo, de que ‘no dia em que legalizar, vão oferecer ao meu filho’, não é o futuro, é o presente. Hoje liberou geral. É mais fácil adquirir drogas na escola do que comprar antibióticos.”

A legislação atual prevê medidas socioeducativas para usuários da droga apanhados em flagrante e prisão para os traficantes.


42 comentários

  1. ricardo crovador
    domingo, 17 de abril de 2011 – 15:04 hs

    O deputado está correto. Maconha não é droga (por favor, vão ao Aurélio ou conversem com um químico-farmacêutico!), mas uma planta, um vegetal, ou ou mato, se preferirem, que é consumida em natura.
    Então, o deputado do PT está em sintonia com o Governo.
    Não tem sentido esta matança em torno da proibição de uma planta sob o pretexto de que ela “faz mal à saúde”! E dar tiros faz bem?

  2. xereta
    domingo, 17 de abril de 2011 – 15:15 hs

    Ele que plante maconha na casa dele, pros filhos dele usarem, assim não provocará danos nos nossos filhos.

  3. caça bruchas
    domingo, 17 de abril de 2011 – 15:19 hs

    PARTINDO DO PT NÃO É DE DUVIDAR O QUE ELES SONHARAM ESTÁ SE CONCRETIZANDO ACABAR COM O BRASIL A LONGO PRAZO VÃO ANTECIPAR .

  4. Borduna
    domingo, 17 de abril de 2011 – 15:50 hs

    Ohhhhhhhhh. a planta não faz mal à saúde. è alucinógena e faz mal à sociedade…..

  5. domingo, 17 de abril de 2011 – 16:23 hs

    Maconha e bom para os filhos dos petistas, esta aprovado

  6. domingo, 17 de abril de 2011 – 17:28 hs

    Tinha que ser coisa do PT, os amiguinhos do Chaves, isso liberem a plantação de maconha, cooperativa de maconheiros, era só o que faltava. Amanhã eles promovem a cooperativa do crak linha de produção em alta escala, para usuários é claro, quem não for usuário nem faça planos de entrar, a coisa vai ser organizada, se voce cheira faça seu cadastro nos dias tais, se fuma uma ervinha é nos dias tais, tudo controlado por órgãos do governo (Dilma) Isso vai ficar uma beleza que só vendo, todo mundo viajando…só meu… Vai ter o BOLSA MACONHA para familias até tres usuários, e o BOLSA CARRERINHA vai atender familias acima de tres usuários quando só um sai pra roubar e tem que sustentar o vicio dos outros, a coisa vai ficar bem tranquila, tudo numa legal. Nos fins de ano a Dilma manda um pacotão BOLSA DROGADO, aí vem de tudo, crack, maconha e seus afins. Que vergonha povo brasileiro, vamos reagir, ta na hora de se manifestar, a começar por esse PAULO TEIXEIRA PT, cadeia pra ele.

  7. domingo, 17 de abril de 2011 – 17:52 hs

    NÃO SE ASSUSTEM SE UM BELO DIA VOCES ACORDAREM NESSE PAÍS COM UM VENDEDOR AMBULANTE, BATENDO NA SUA PORTA.
    – BOM DIA, TENHO AQUI ALGUMAS TROUCHINHAS DE MACONHA, SÃO DA COOPERATIVA DO PAULO TEIXEIRA DO PT E TEM O SELO DE QUALIDADE DA PRESIDENTE DILMA, MAS SE A SENHORA PREFERIR TENHO UMAS PEDRAS DE ÓÓÓÓ´TIMA QUALIDADE E TAMBEM FORAM INSPECIONADAS POR ORGÃOS FEDERAIS, SÃO MA-RA-VI-LHO-SAS VCE VIAJA TRANQUILO TUDO COM INDICAÇÃO DA PRESIDENTE DILMA. SEUS PROBLEMAS ACABARAM, AGORA O PT TA DIZENDO QUE PODE.

    SERÁ QUE NINGUEM VÊ QUE ESSE MALA TA FAZENDO APOLOGIA AS DROGAS?
    QUE PAÍS É ESSE???

  8. domingo, 17 de abril de 2011 – 19:34 hs

    Tá certo porque os PTistas fazem sem controle e PRECISA CRIAR O SINDIMACONHA

  9. Vigilante do Portão
    domingo, 17 de abril de 2011 – 19:57 hs

    Tava Chapado?

    KKK

  10. Maria do Cangaço
    domingo, 17 de abril de 2011 – 20:41 hs

    Podia dormi sem essa! fundar uma cooperativa de maconha é coisa do PT mesmo. E vai se chamar Cooperativa dos Adeptos da Maconha – COAMA

  11. COM XERETA
    domingo, 17 de abril de 2011 – 20:51 hs

    XERETA ESTOU 100 POR CENTO CONTIGO…ESSE CARA DEVE TÁ MACONHADO….

  12. TONHÃO 2012
    domingo, 17 de abril de 2011 – 20:53 hs

    QUE FALTA DE VERGONHA. UM PAÍS COM INÚMEROS PROBLEMAS. DEFICIT DE HABITAÇÃO, SAÚDE E HOSPITAIS EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES, PESSOAS MORRENDO A ESPERA DE ATENDIMENTO, EDUCAÇÃO COM ÍNDICES BAIXISSIMOS, OS PRINCIPAIS. MESMO ASSIM O PT QUERENDO FORMATAR UMA COOPERATIV DE MACONHA, É O FIM DE TUDO. NÃO INTERESA O QUEÉ OU DEIXA DE SER. UMA COISA É CERTA, É DROGA ILÍCIT QUE MATA A FAMILIA BRASILEIRA. A ESSE CIDADÃO RESTA UMA ALTERNATIVA. VAI FAZER UA PARCERIA COM O HUGO CHAVES E SUA TURMA. MAS NÃO DEIXE DE LEVAR JUNTO OS SEUS COMPARSAS DO PT. AQUI PRECISMOS DE GENTE SÉRIE E QUE FÇA ALGUM COISA QUE JUSTIFIQUE O QUE RECEBEM COMO DEPUTAD. VERGONHA NACIONAL. SE NÃO TEM O QUE FAZER QUE O FAÇA NO SEU CONVIVIO.

  13. ELOHIN
    domingo, 17 de abril de 2011 – 21:34 hs

    Interessante, não se podemos fumar em bar, mas podemos plantar maconha? Pra que plantar se não pode consumir? Pode acabar como o cigarro e proibido para menores , mas e só ir a qualquer esquina e ver menores com a chupetinha do capeta na boca. Esse e o tipo de legislador que faz qualquer coisa para estar na mídia .

  14. Zangado
    domingo, 17 de abril de 2011 – 22:02 hs

    O país caindo pels tabelas, a crise rondando lá fora, a mudança climática mostrando seus dentes e o assunto mais importante é maconha …
    Bem, mas queremos o que com um povo analfabeto político votando a cada dois anos ?
    O Brasil não merece o Brasil, cantava Elis Regina …

  15. Alexandre Goulart
    domingo, 17 de abril de 2011 – 22:58 hs

    Legalizem a erva divina, que Deus criou para acalmr diversas doenças, gerar energia para nosso país e criar milhões de empregos e gerar renda.
    Quero ver a Petrobras a maior plantadora de cannabis (geradora de energia apartir da biomassa) do planeta.

  16. domingo, 17 de abril de 2011 – 23:10 hs

    A proibição de um produto como a maconha, utilizada regularmente por cerca de 10% da população brasileira, só faz fomentar o tráfico e com ele a violência e a corrupção policial. Veja o resultado da Lei Seca, nos EUA: crime organizado! Essa política de repressão já demonstrou ser incapaz de resolver o problema. Melhor seria dar ênfase em educação e saúde e passar a regular, fiscalizar e tributar a produção e comercialização da maconha. Nos países em que a maconha foi descriminalizada (Portugal, Holanda, República Tcheca) não houve aumento no consumo e reduziu-se significativamente o número de over-doses com drogas pesadas. O que se impõe é maior investimento em saúde e em educação. Isso sim resolve o problema das drogas!

  17. voto nulo
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 0:47 hs

    meu Deus, acabei de meter a lenha no Tarso Genro em outra oticia e agora vem esse n.o.i.a de deputado querendo fazer cooperativas e plantação de maconha? é o fim do mundomoro em uma cidadezinha de aprox. 30 a 35 mil hab,que era tão sossegada a uns anos atrás, mas como os governos não tem competencia pra combater as drogas, agora isso aqui virou um inferno de pequenos roubos em resiencias e assaltos a fim dos usuários poderem adquirir a mardita.
    querem uma pista, deem um passeio em todo o litoral do Paraná e verão. Porque mataram o delegado de Pontal e seguiram fazendo um rastro de outras vitimas a pouco tempo atrás? resposta: trafico de drogas.

  18. Gaeco neles.....
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 1:29 hs

    O crime organizado tem sua celulas em todo o lugar, agora alcança fortemente a politica. Tem interesses em desacreditar a policia, e fazem bloqueio para inviabilizar o sistema judiciário. Temos vários exemplos, como de um partido que usou uma Adin contra o subsidio no Paraná, estranhamente não vimos a resposta dos questionamentos dos motivos da interferencia na regulamentação da Emenda 29 (subsídio), o qual foi amplamente discutido e aprovado pelas lideranças do nosso Estado. O deputado federal Fernando Francischini declarou apoio ao subsídio e colocaram-se à disposição para o que for necessário, e questinou a Adin de certo partido paulista.

  19. SERGIO
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 8:24 hs

    Do PT pode esperar tudo… quanto ao comentarista Ricardo Crovador, ele defende por ser consumidor e não deve ter filho.

  20. dizao
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 8:25 hs

    Só fartava essa sô

  21. JDECIO
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 8:50 hs

    Acho que o nobre deputado deve dar um tapa na maconha, faça me o favor representante do povo o sr., foi eleito para honrar seus votos, não para resolver seus problemas pessoais.

  22. Leandro
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 8:55 hs

    Realmente a hipocrisia do povo brasileiro vai além da sua ignorância, que não é pouca. Por que vocês acham que tratar a POSSIBILIDADE de legalizar a maconha coisa de outro mundo? Vamos então falar da proibição do alcool e do cigarro, que juntos matam mais que a AIDS? Garanto que vai ter um monte de gente reclamando… Claro, não deixem seus filhos fumarem maconha, mas tudo bem o moleque de 15 anos pegar o carro do pai encher o rabo de cachaça e matar um pai de familia que volta do trabalho 11:00 da noite… O moleque é de classe alta e o delegado deixa ele uma noite enquadrado pra fazer um charme, depois é 3 cestas básicas e serviço comunitário e pronto… Povo hipócrita, nem sabe nada sobre o que critica, deixem seus lindos filhos fumarem cigarro e beberem alcool seus recalcados de merda.

  23. segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 8:57 hs

    Se liberem o plantio da maconha qual será o proximo passo? O proprio governo abrir laboratorios para produção de cocaina, crack, extase, etc e fazer concurso publicos para que irá produzir? Me desculpem mas eu sei muito bem quem está por detras desse jogo, e não é um ser humano!

  24. Maria Eduarda
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 9:12 hs

    Este tal de ricardo crovador deve ser mais um dos lambe rabo do PT. A dica está dada, os adeptos ao uso da droga que plantem em suas casas e ofereçam aos seus filhos antes de oferecer aos filhos dos outros.

    Quem apoia um pensamento destes só deve ser mais um usuário tentando sair da ilegalidade. Para mim o uso de drogas só aumentou porque decidiram que usuário não é bandido, não deve ser punido.

    Como não deve ser punido? O traficante só sobrevive por causa de vocês usuários, sem vocês eles teriam que estar preocupados trabalhar para sobreviver, mas não, vocês oferecem muito dinheiro a eles, dinheiro fácil e rápido.

    Ao contrário do que este deputadozinho de bosta afirma, a porta de entrada para todas as outras drogas é a sua inofensiva maconha, aqui começa tudo.

  25. alcolatra
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 9:28 hs

    E povinho provinciano, tomo mundo enche a cara dia a dia e vem com um discurso inflamado contra a legalização da maconha.
    O Aécio se nega a fazer o bafômetro, sustentando que foi porque estava com a carteira vencida, se estivesse bêbado tbm não tem problema, afinal, todo mundo toma umas de vez em quando né. O problema realmente é a maconha! Vamos continuar com a cachacinha mineira!

  26. pk
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 9:29 hs

    QUE VERGONHA; SE ISSO ACONTECER VAI ESTAR CONFIRMADA A RECEITA F., OS TRIBUTOS SOBRE OS PRODUTOS COMERCIALIZADOS, QUAL SERA O VALOR DA ALIQUOTA? ISSO SÓ SE CONFIRMA O PESO DO USO DO DINDIM DO USUARIO. Paulo Teixeira P.T. sua abreviação;PT, seu partido. e pt saudações…o pt! usa quem quiser o pais é democratico, e só com quem tem as faculdades mentais diminuidas que usa isto!

  27. Pedro Neto
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 10:03 hs

    Mírian Waleska, seus comentários são infudandos… Procure ler, se aprimorar do assunto, estudar, ver da ótica correta….

    por isso ainda prefiro a popuzuda… a Waleska..

  28. jc
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 10:10 hs

    Os Ptralhas vão logo, logo, criar a MACONHABRÁS e será aparelhada pela companheirada…

  29. tngdrf
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 10:11 hs

    Não sei se é hipocrisia ou desconhecimento de causa.
    A maconha em si não é mais o baluarte. Um amigo me dizia que sentiríamos saudades do tempo da maconha e a gonorréia. Se tivesse parado nisso…
    Nossa sociedade encontrou drogas mais poderosas e destruidoras.
    Surgimento do crack!

    Esta sim, destruidora de famílias.
    Algumas questões são simples de responder.
    Quem alimenta o sistema ?
    A quem interessa legalizar ?
    Quanto geraria de impostos ao governo ?
    Quem perde com a legalização ?
    Tem gente muito grande nisto e não admite a legalização devido ao aumento de fiscalização, barateamento da produção.

    Se isto acontecer vai cair o preço do produto. Mais produto no mercado = preço baixo e menos produto + proibição + risco = preços maiores.
    Eta hipocrisia nossa achar que a repressão funciona. Basta visitar as cadeias públicas e se quiser comprar drogas passear pelo largo após às 19:00hs

  30. Fábio
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 10:27 hs

    O modelo de combate às drogas está falido (algém assistiu canal livre domingo?). Tem-se que discutir alternativas. E o controle do álcool, ninguém cita?

  31. Leopoldo
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 10:31 hs

    O financiamento da campanha desse petista deve ter vindo do carra que quer ser o presidente da cooperativa.

  32. jose
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 11:15 hs

    Sempre tem uns que dizem que “maconha não mata”….aí vai:

    1. Em Santa Catarina

    http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/04/09/jovem-mata-mae-irma-em-santa-catarina-diz-que-era-incomodado-por-fumar-maconha-916288437.asp

    2. No Paraná:

    http://www.aquiagora.net/verNoticia.php?nid=11663

    http://www.radioculturafoz.com.br/web/noticia.php?cod_noticia=1710&

    3. na Itália:

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4829764-EI8142,00-Motorista+fuma+maconha+e+mata+ciclistas+na+Italia.html

    3.

  33. segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 11:22 hs

    a droga que mais mata no brasil é o alcool, mata no transito, mata em jogos de futebol, mata em festas familiares, mata esposas e filhas(os), e é liberada. Por que os falsos moralistas não fazem campanha pela ilegalidade do alcoól? Simples, porque todos eles bebem e bebem em abudância.

  34. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 11:44 hs

    PARABÉNS.

    Este, ao menos não finge. Esta é a cara dp PT. O pT que defende a maconhya, e amizades com paises governados por Ditadores.
    Este é o PT do malaco Lula da Silva, que se alia a vagabuindos, invasores de Terra e outros quadrilheiros.

    PT, o Câncer do Brasil.

  35. Street
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 11:49 hs

    Mundo hipocrita, cigarro também mata seus filhos, deixa doente quem não fuma, que é obrigado a cheirar nicotina dos outros viciados em tabaco, e é vendido em bancas e supermercados, tem o alcool que mata também, e ai vai!!!!

  36. segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 12:04 hs

    Eu acho que é a melhor coisa a se fazer é liberar a maconha mesmo,
    Sinceramente não ligo para os ignorantes que estão criticando sem saber o que estão falando … a Maconha é uma planta natural, que hoje em dia está em mãos de péssimas pessoas ( traficantes ) por ser proibido, ou seja , o traficante que vende maconha , crack , é o mesmo, a diferença é que maconha é natural, ja o crack é uma quimica nojenta que inventaram para matar,
    crack = quimica , quimica = veneno
    Maconha = planta , planta = remedio medicinal

    Se Criarem cooperativas, vai gerar muito emprego, renda, impostos, e ninguem mais vai ter esse problema com essa repressão da policia que hoje em dia é um grande problema.
    Mesmo proibido hoje em dia é muito facil de vc adquirir, pode ter a repressão que for, ninguem ira conseguir prender todo mundo por um motivo FUTIL que o governo trata como se fosse um crime.

  37. sem fronteiras
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 12:44 hs

    Gente presta atenção, o deputa quer legalizar uma coisa que ela não usa, a que ele usa ele teiXEIRA (cocaina) o comentarista ricardo o sobrenome correto é PROvador (da marijuana) e o restante dos defensores aqui de tal medida ou sáo do trafico, usuários, ou fornecedores(agora chamados de produtores cooperativados) kkkkk. Brasil, um país que esta submergindo ao invés deser emergente. Também com essa politicada toda do capeta aí, e ainda pleiteam uma cadeira no conselo de segurança da ONU. somos favoraveis a ditadores (Fidel, Amadinejad, Chaves, Kadafi) queremos a liberação das drogas. daqui a tres dias comemorase o dia de Tiradentes, que foi morto e esquartejado, almejando ma pátria melhor, creio que se ele pudesse ver o futuro (hoje) jamais ele teria dito “Se dez vidas eu tivesses, dez vidas eu daria”, dada a vergonha que são esses politicos atuais.

  38. Johnnie Walker
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 14:43 hs

    Será que eles liberam uma cooperativa pra usuarios de Cocaina??????????????????????????????????????

  39. cezar
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 15:44 hs

    Tu já pensou o cidadão chegando no BB p pedir ajuda pois o mesmo acabou de perder a safra da maconha em virtude de uma tempestade de granizo ? E daí meu gerente da para refinanciar a minha plantação ?

  40. Felipe
    segunda-feira, 18 de abril de 2011 – 23:14 hs

    Pessoal, antes de falar tanta besteia, pesquise um pouco…

  41. Mirian Waleska
    terça-feira, 19 de abril de 2011 – 16:04 hs

    Cezar, piór será o cara que chegar pro gerente do Banco do Brasil dizendo que o filho começou a andar com uns PT por aí e fumaram toda a safra. kkkkk

  42. Thel Monaju
    domingo, 16 de outubro de 2011 – 9:11 hs

    maconha é droga tanto quanto a religião segundo Max,e acho que um fanático religioso pode ser muito pior que um maconheiro e a sociedade hipócrita endossa seu comportamento.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*