Do G1 Paraná
Os investimentos em projetos de ampliação no porto de Paranaguá devem chegar a R$ 1,1 bilhão nos próximos quatro anos. Os projetos foram apresentados aos ministros de Portos e de Comunicação esta semana, em Brasília.
Ao fim das reformas o Porto deve ampliar sua capacidade de movimentação de cargas em até 60%. Com os 32 berços de atracação previstos (hoje são 20), a expectativa é de que passem pelo Porto 60 milhões de toneladas por ano. As obras devem utilizar recursos da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e do Governo Federal.
As reformas do Porto devem envolver a reestrutura do Corredor de exportação, a construção de um Corredor de exportação de graneis sólidos na parte oeste do cais comercial, a ampliação do cais de inflamáveis, um novo berço e um pátio para o terminal de contêineres, um novo berço para navios de passageiros, a revitalização dos acessos ao Porto, a ampliação do Pátio de Triagem, e derrocadas submarinas para a retirada de formações rochosas localizadas na transição do canal de acesso e a bacia de evolução.
Um comentário
É difícil entender como pode o governo pensar em investir R$ 1 bilhão de reais no Porto de Paranaguá quando vemos aí o desespero da população pobre que agoniza pela falta de UTI.s remédios, médicos e aparelhamento nos hospitais decorrentes da falta de recursos.
Por isso, seria interessante que o governo transferisse a gestão pública que é hoje o Porto de Paranaguá para gestão privada por uns 25 anos a empresários do ramo que se dispussessem a investir pesado no Porto, mediante licitação pública, (nada a ver com privatização).Os bens do Porto jamais seriam vendidos.
Acabaria, inclusive com a policagem e as “boquinhas” no Porto.