França confirma prisão do presidente da Costa do Marfim | Fábio Campana

França confirma prisão do presidente da Costa
do Marfim

Gbagbo foi detido por oposicionistas em sua casa, onde estava sitiado.
Tropas francesas e da ONU deram suporte à operação em Abidjan.

Do G1, com agências internacionais

O presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, foi preso nesta segunda-feira (11) em sua casa em Abidjan, confirmaram o embaixador da França no país africano, Jean-Marc Simon, e a ONU.

A prisão foi feita por forças leais ao presidente eleito, o oposicionista Alassane Ouattara, e teve o apoio de tropas francesas e da ONU.

Os oposicionistas confirmaram a informação e informaram que Gbagbo e a esposa foram levados ao hotel que serve de QG à oposição.


Confrontos
Forças de Gbagbo seguiam enfrentando as dos oposicionistas, nesta segunda em Abidjan, em combates com armas pesadas no bairro da residência do atual presidente marfinense, que foi parcialmente destruída nos últimos bombardeios das forças da ONU e da França.

“Nas últimas horas, os helicópteros das forças francesas dispararam contra a residência privada do presidente Laurent Gbagbo, destruindo parcialmente a residência”, declarou Ble Goude, ministro da Juventude do presidente, que não admite a derrota na eleição presidencial de novembro para Alassane Ouatarra, reconhecido pela comunidade internacional.

Desde domingo, às 17h locais, até 1h, a missão da ONU na Costa do Marfim (Onuci), e as forças francesas dispararam mísseis na direção do prédio em que Gbagbo está entrincheirado e contra o palácio presidencial.

A ONU explicou que o objetivo é “neutralizar o armamento pesado” do campo de Gbagbo para proteger os civis. Os combatentes de Alassane Ouattara, presidente reconhecido pela comunidade internacional, não conseguiu acabar com os redutos de seus adversários.

A França justificou esses disparos alegando ter intervido a pedido da ONU, de acordo com a resolução 1975.


2 comentários

  1. PAULO
    segunda-feira, 11 de abril de 2011 – 11:42 hs

    A FRANÇA NADA MAIS EFZ QUE IMPOR SEUS INTERESSES NA REGIÃO. DEFESA DO ´POVO NÃO PASSA DE BALELA MIDIÁTICA!
    GOLPE, PURO E SIMPLES!

  2. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 11 de abril de 2011 – 16:05 hs

    PAULO.

    Não é isso não. É o fim dos DITADORES. O que vem acontecendo nos paises onde a Ditadura impera, serve de exemplo ao paises onde tem meia dúzi de loucos a exemplo de José Dirceu e outros canalhas que, ainda pensam neste maldito regime. Foi um tonél de água fria no o PT, esta é a verdade.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*