Fortalecida aliança entre Guarda Municipal e PM em São José dos Pinhais | Fábio Campana

Fortalecida aliança entre Guarda Municipal e PM em São José dos Pinhais

A Polícia Militar já escolheu o local onde funcionará a sede do 6º Comando em São José dos Pinhais. Desde março deste ano a PM se reestruturou para melhor atender o Estado e o município foi escolhido para sediar um dos seis comandos regionais. De acordo com o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, a mudança irá facilitar o contato e aproximar ainda mais a Guarda Municipal e a PM.

Até este ano o policiamento de todo o Estado estava subordinado ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI). Estes órgãos foram desmembrados em seis comandos e as cidades de São José dos Pinhais, Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá foram estrategicamente escolhidas para sediá-los.

“Estamos apenas aguardando a burocracia para a locação do imóvel na cidade”, conta o comandante do 6º Comando da PM, coronel Sérgio Filardo. Segundo ele, o imóvel já foi escolhido e fica no centro da cidade. O 6º Comando irá atender os 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, através do 17º Batalhão da PM; os 7 do Litoral, com o 9º Batalhão; e os presídios localizados nestas áreas, com o Batalhão de Polícia de Guarda.

“Essa descentralização possibilita que fiquemos mais próximos das ocorrências. Tendo uma equipe de trabalho dentro da cidade vamos poder fazer com que o trabalho seja melhorado”, afirma o coronel Filardo.

O contato entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal de São José dos Pinhais se intensifica com a mudança na estruturação dos comandos. “Essa interação é interessante tanto para a PM, quanto para a Guarda e para a população”, explica o coronel Filardo.

“A Guarda Municipal será convidada para todas as operações que a PM fizer, principalmente ações de fiscalização”, conta o comandante do 6º Comando. No dia 15 de abril a Guarda participou da Operação Vida da PM, na qual 1.103 pessoas foram abordadas e 203 veículos vistoriados, sendo 24 apreendidos e dois recuperados. Quatro pessoas foram detidas e três menores foram apreendidos, além de armas de fogo e drogas.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, já existem outras operações previstas em parceria com a PM. “Estamos nos organizando para isso. Com a sede do 6º Comando em São José dos Pinhais ficaremos com uma capacidade muito grande de diálogo e integração entre as duas forças”, complementa.


3 comentários

  1. ricardo
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 21:25 hs

    Muito bom assim os guardiao da prefeitur tomam conta dos modulos da policia militar liberando assim a gloriosa PM , muito bom colocar os guardiao para a PM morga nas costas deles …a guarda vai ser capacho da PM…

  2. ricardo
    terça-feira, 26 de abril de 2011 – 21:26 hs

    A PM sempre no controle da guarda e pensar que tem guarda que puxa o saco de PM ,,,,

  3. João
    domingo, 8 de maio de 2011 – 19:44 hs

    É…. quem esta fazendo o papel de policia em São José dos Pinhais todos sabem que é a GM ……. pensa assim mesmo o pica fumo !!! tomará que assim vcs tenham pelo menos mais de 3 VTR para cobrir um municipio de 250 Mil habitantes………

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*