Da Banda B
Foi adiada por sete sessões a votação em segundo turno do projeto de lei do vereador Denilson Pires (DEM), proibindo que motoristas do transporte coletivo de Curitiba exerçam a dupla função de conduzir o veículo e também cobrar as passagens. A razão foi justificada na tribuna pelo vereador Algaci Tulio (PMDB), durante a sessão plenária desta quarta-feira (20). De acordo com o vereador, para acabar com a dupla atribuição de alguns motoristas é preciso modificar a lei 10.333, de 2001, que dispõe sobre a instalação de equipamentos de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo público da capital.
Tulio esclareceu que o artigo 2º da lei determina a manutenção dos cobradores nas estações-tubo, terminais de transporte e no interior dos coletivos. Porém, faz ressalvas quanto àqueles que atuam nos micro-ônibus. “Precisamos, primeiramente, alterar esta lei, que permite os micro-ônibus sem o cobrador”, informou o vereador, reiterando que o objetivo do Legislativo é buscar todas as alternativas e realizar os estudos necessários para encaminhar o projeto ao Executivo de maneira que possa ser sancionado.
O pedido de adiamento foi aprovado por unanimidade. Foi unânime também o reconhecimento do mérito da matéria e o comprometimento em estudar uma forma de dar continuidade à proposta.
Em aparte, Denilson Pires disse não estar feliz com a necessidade de adiamento do projeto, mas que a luta é de 14 anos. “Sei que não perdemos a batalha e sim tivemos que recuar para poder alcançar nosso objetivo, resolvendo uma grande injustiça”, finalizou.
Objetivo
O objetivo do projeto de lei, de acordo com Pires, é prevenir acidentes e proteger a saúde do trabalhador. “É absolutamente incompatível obrigar o condutor a efetuar a cobrança de passagens ao mesmo tempo em que precisa cumprir horário neste trânsito mais arriscado a cada dia”, avaliou, durante a apresentação da proposta em primeiro turno, lembrando que os prazos de viagem impostos pela Urbs, que gerencia o setor na cidade, são rigorosos. “Se ocorrem atrasos, os motoristas são penalizados.”
7 comentários
Eu desafio o legislativo municipal a aprovar este projeto, porque duvido que os nobres vereadores irão contra os empresários, tiveram a oportunidade de se posicionarem ao lado do trabalhador e fizeram sua escolha, agora cabe nós simples mortais se lembrarem deles no ano que vem, aliás essa câmara municipal passou da hora de uma renovação.
Tudo isto não passa de espelulação barata.
O motorista cuida do troco, do trânsito, do horário, das portas no desembarque, e o pior é quando teme ser assaltado, pois está ali sozinho, é um alvo fácil…
Em numerosas cidades do Brasil os micro onibus, onde eles existem, são operados sem cobrador, pelo pequeno número de passageiros que comporta, com grande sucesso como acontece nesta Capital.
A aprovação dessa lei demagógica, caso ocorra, vai gerar mais aumento de custos operacionais desses ônibus e com isso, o consequente aumento no preço dessas passagens.
Será que nossos vereadores não percebem isso?
O lóbi das empresas funcionando…
Quero de público enaltecer o excelente trabalho do vice-presidente do Sndimoc, Dino Cesar. Dizer ainda que, sua luta aguerrida, seu carisma e sua coragem, somadas com essa categoria que admiro e respeito, farão toda diferença. Dinio Cesar, um líder com cheiro de povo.
dupla função , duplo salário .