Obama almoçará com Dilma e discursará para empresários | Fábio Campana

Obama almoçará com Dilma e discursará para empresários

Do G1

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, terá agenda cheia em sua primeira viagem oficial ao Brasil, nos dias 19 e 20 de março. Em sua passagem pelo Brasil, Obama se reúne com a presidente Dilma Rousseff, participa de almoço no Itamaraty e de jantar no Palácio da Alvorada, discursa em um fórum de empresários e ainda visita uma Unidade de Polícia Pacificadora em um morro do Rio de Janeiro.

Acompanhado da mulher, Michelle Obama, e das duas filhas, Malia e Sasha, o presidente norte-americano desembarca na Base Aérea de Brasília às 8h. Por volta de 10h, ele será recebido por Dilma no Palácio do Planalto.

De acordo com o protocolo, Obama subirá a rampa do palácio, após revista de tropas, para cumprimentar a presidente brasileira e ouvir o hino do Brasil. Ele será saudado com uma salva de canhões.

Após a recepção, Dilma e Obama entram no Salão Nobre do Planalto para cumprimentar as delegações dos dois países e tirar fotografias. A comitiva do presidente dos Estados Unidos terá cerca de mil pessoas, mas apenas as principais autoridades, como os ministros de Estado, serão recebidas no Planalto.

Às 10h30, Obama e Dilma participam de reunião privada, acompanhados dos ministros de Relações Exteriores dos dois países. A previsão é de que pelo menos dez atos sejam assinados.

Acordos

Entre os acordos está um que permitirá ao brasileiro que vive nos Estados Unidos contabilizar o tempo de trabalho exercido nos dois países para efeito de benefícios de aposentadoria. Com o acordo, o brasileiro residente em território norte-americano receberá, proporcionalmente ao tempo de serviço, aposentadorias dos dois países.

Entre os acordos de cooperação que devem ser assinados, estão ainda um que prevê atuação conjunta dos EUA e do Brasil no desenvolvimento de países africanos e outro que estimulará as trocas comerciais entre os dois países.

Estados Unidos e Brasil também estudam flexibilizar regras de concessão de vistos. No entanto, segundo o Itamaraty, a exigência de visto para ingressar nos Estados Unidos não será extinta.

Após a assinatura de atos, Dilma e Obama farão uma declaração conjunta à imprensa. O governo ainda avalia a possibilidade de permitir que jornalistas brasileiros e norte-americanos façam duas perguntas aos dois governantes.

Por volta de 13h, Obama e Dilma se dirigem ao Itamaraty. Antes de almoçar e fazer um breve discurso, eles visitarão o Fórum de Altos Executivos, na sala Ruy Barbosa, no próprio Ministério de Relações Exteriores. Lá, os presidentes ouvirão um discurso de um dos executivos presentes ao fórum.

Depois de almoçar, Obama participa, às 14h45, da Cúpula de Negócios Brasil-EUA, no Brasil 21. O evento é organizado pela Confederação Nacional da Indústria. Segundo informações da embaixada dos Estados Unidos, Obama falará da conjuntura econômica global e dos investimentos de seu país no Brasil.

Por volta de 18h, Dilma pode oferecer um jantar restrito ao presidente dos EUA e à família dele no Palácio da Alvorada. Obama segue no mesmo dia para o Rio de Janeiro.

No dia 20, ele se reúne com o governador Sérgio Cabral e visita uma Unidade de Polícia Pacificadora em um morro carioca. O local ainda não foi definido. Após os eventos oficiais no RJ, Obama e a família têm um fim de tarde “de compromissos privados” na cidade.


12 comentários

  1. Sergio Silvestre
    domingo, 13 de março de 2011 – 14:36 hs

    Conversando com a velha guarda aqui em londrina,todos conservadores,discipulos do fhc,rolava um papo assim.
    ADilma é muito diferente do lula,é uma gerente,já está despachando os totalitários do irã,venezuela e outros,se aproximando dos eua,.
    Que a Dilma é diferente não resta duvidas,sua capacidade de gerenciamento da nação é anos luz na frente do lula,mas o povo
    tambem quer afago,nós gostamos do téte a téte.
    Se a Dilma se aproximar do povo e usar seu grande poder de gerenciamento,vai ser quase unaminidade nacional.
    Quando ouvi,dos nossos máiores coservadores e na cidade mais conservadora do pais,a corrente está muito bem para o lado da Dilma,e poderá se tornar maior que o lula foi.

  2. Jose Ernesto Castro
    domingo, 13 de março de 2011 – 15:12 hs

    A palestra do Barack Obama em Brasília será para poucos empresários e políticos influentes. Todos escolhidos a dedo. Vazou pelas bandas da Boca Maldita que um desses escolhidos é o Secretário da Fazenda do Paraná, Luiz Carlos Hauly. Sempre apontado como um dos mais influentes parlamentares do Congresso, ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e outras, ex-presidente do Fórum Interparlamentar das Américas, comenta-se que ele deve confirmar participação.

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    domingo, 13 de março de 2011 – 18:58 hs

    OBAMA não tem conhecimento da mordaça que vem sendo criada pelo governo atual, criando coisas aparentemente “boas” para “sociedade”, porém, deixando-a inerte e sem opinião; – tirando seu direito de PENSAR. A massa tem sido levada por mera barganha, por meio da troca. Levando meu pensamento cativo aos dias atuais, percebo que o formato aplicado ao governo atual, não diferencia-se muito pelo “evangelho” deturpado e insano que tem corrompido a massa nos nossos dias. CUIDADO OBAMA, procura saber quem é na verdade esta “mulher” e suas verdadeiras raizes.

  4. S Y N F R O N I O.
    domingo, 13 de março de 2011 – 21:10 hs

    E entao, eu acho que antes de visitar a Dilma, porque o Obama, nao passa
    aqui pela terrinha, para uma conversa privada com o grande nacionalista o
    ilustre Caçador de Petista, ele ia ficar sabendo que se houvesse no Brasil uma
    meia duzia de pessoas iluminadas como o nosso caçador, o nosso pais teria
    um rumo muito mais promissor.

  5. CAÇADOR DE PETISTAS
    domingo, 13 de março de 2011 – 21:43 hs

    CUIDADO OBAMA
    Lembra do Lula, “o cara”, amigo dos comunistas depravados? Cuidado pois Dilma, é cria de Lula.

    Quer saber qual a herança deixada por Lula OBAMA? vamos lá então.

    Só de dívida interna, o Lula vai deixar um Brasil endividado em mais de 1 trilhão e 800 bilhões de reais p/ o seu sucessor.

    O Lula não investiu um centavo sequer em infra-estrutura – que é o que o país mais precisava.

    FHC deixou tudo prontinho para o presidente seguinte fazer do Brasil um país de 1º Mundo.

    Mas aí o povo votou nesse comunista que está inviabilizando o Brasil sair da miséria.

    Ao invés de usar o dinheiro brasileiro em solo brasileiro, o Lula tem doado milhões de dólares aos outros países subdesenvolvidos como se nós também não fôssemos subdesenvolvidos.

    O Lula dôou milhões de dólares a Cuba para uma reforma no aeroporto de Havana. Ora, os aeroportos brasileiros também precisam de reformas. Lembram-se da crise aérea pela qual o desgoverno Lula passou recentemente?

    Ficou evidenciado que os nossos aeroportos precisam ser não apenas modernizados mas também reformulados. E, no entanto, postos os panos quentes na crise aérea, que não foi solucionada, não se tocou mais no assunto.

    Por que o Lula oPTou por doar dinheiro para o aeroporto de Havana ao invés de utilizar esses milhões de dólares na reformulação de nossos aeroportos? Nossos aeroportos que se encontram abandonados pelo desgoverno Lula.

    Em 2008, o Lula dôou 230 milhões de dólares para a cocaleira Bolívia. Em 2009, o Lula dôou mais 332 milhões de dólares e 4 helicópteros para a mesma cocaleira Bolívia. Por que?

    Será que existe alguém que duvida que todos esses milhões de dólares são para o incremento da produção de coca?

    Será que ainda existe quem não saiba que tal produção vem direto para o Brasil?

    E para quê o Lula dôou 4 helicópteros?

    O Lula também está doando dinheiro, junto c/ o Chávez, para os comunistas de Honduras. Por que o Lula está fazendo isso? Por que ele está se utilizando do dinheiro dos cofres públicos brasileiros para custear os comunistas hondurenhos?

    Agora Lula resolveu fazer gracinha para os estrangeiros doando milhões de dólares para o Haiti como se nós aqui não tivéssemos a maior parte da população vivendo na miséria.

    Fora todos os bilhões de reais que têm se esvaído pelos mais variados ralos de corrupção abertos durante todo este desgoverno Lula.

    E os milhões de reais que têm sido desperdiçados por simples má administração dos órgãos públicos, já que o Lula colocou nos principais cargos os seus PTistas e os seus cupinchas em geral? Isto é, gente que nunca teve qualquer preparo, capacidade e muito menos competência para gerir qualquer coisa pública.

    E o Ministério da Saúde, cujas verbas vêm diminuindo desde 2003?

    Durante o desgoverno Lula, a dengue se transformou numa epidemia crônica. O desgoverno Lula foi incapaz de montar uma política de erradicação da dengue. As pessoas continuam morrendo dessa doença em todo o território nacional.

    E a Educação? E a Segurança? E as estradas federais? Estão completamente abandonadas porque o desgoverno Lula tem outras prioridades.

    CUIDADO OBAMA, CUIDADO COM DILMA, o projeto do PT é bem claro.

  6. JJP
    domingo, 13 de março de 2011 – 22:58 hs

    O Barack Sadam Hussein Obsama jah era… Governo falho e falido.

  7. JJP
    domingo, 13 de março de 2011 – 22:59 hs

    O Obama eh o Requião dos EUA… Assim como o Duce do canguiri deu perda total no PR, o Osama, digo Obama, esta dando PT nos EUA.

  8. BIGCRAB
    segunda-feira, 14 de março de 2011 – 8:59 hs

    O Presidente Obama que tenha cuidado ,para não ser inflenciado

    pelas práticas Ditatoriais desta senhora ,com por Exemplo : Salário

    Mínimo por DECRETO !

  9. Mirian Waleska
    segunda-feira, 14 de março de 2011 – 11:14 hs

    CAÇADOR DE PETISTAS, cada dia que passa, eu te admiro mais e mais.

  10. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 14 de março de 2011 – 13:43 hs

    E ainda levam o cara a sério,ele tem fãs, a belicosa waleska,devem ter se conhecido no mesmo manicômio

  11. segunda-feira, 14 de março de 2011 – 23:02 hs

    Sergio Silvestre, voce está enganado apenas na questão do manicômio, não conheci o CAÇADOR DE PETISTAS em nenhum manicômio, por duas razões, não o conheço, conheço apenas a sua forma de pensar, de defender esse país tão vergonhosamente saqueado pelos que voce com certeza defende, conheço seu patriotismo, sua preocupação infindável com as questões do povo brasileiro, não conheço o CAÇADOR DE PETISTAS pessoalmente, mas conheço a sua corágem e um pouco do seu caráter, que com certeza não se iguala ao seu, conheço sua determinação em não dizer amém as coisas que nos ferem dia a dia, conheço seu idealismo que o coloca entre poucos que ainda admiro, outra razão do seu engano é que AINDA não estive em nenhum manicõmio, se sua mãe disse que me viu lá ela também se enganou.
    Quanto a BELICOSA, talvez voce tenha razão, se ser contra o PT e suas práticas tão nocivas a sociedade e querer alertar o povo quase aos gritos para que entendam, é ser BELICOSA, então sou belicosa mesmo, e morrerei sendo, mas de uma guerra que venha libertar meu povo dessa corrupção explícita, impune e totalmente sem vergonha que o PT vem praticando ano após ano.
    Sergio, se um dia voce acatar pelo menos 1 % do que o CAÇADOR DE PETISTAS tenta passar nesse blog, pode crer, voce será um cidadão a mais na luta contra a corrupção no Brasil.

  12. ocimar
    terça-feira, 15 de março de 2011 – 1:09 hs

    Cacador de corru-PT-os voce e o cara nao aquele imbecil que deu o golpe em 2003.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*