Mar de Fukushima tem iodo radioativo 1.250 vezes superior ao padrão | Fábio Campana

Mar de Fukushima tem iodo radioativo 1.250 vezes superior ao padrão

da AFP

Um índice de iodo radioativo 1.250 vezes superior ao padrão foi encontrado no mar próximo à central nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, informou neste sábado a Agência de Segurança Nuclear.

Segundo a agência, os testes foram realizados pela Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da central nuclear.

“Se alguém bebe 50 centilitros de água com esta concentração de iodo atingirá de uma só vez o limite anual que pode absorver. É um nível relativamente elevado”, explicou um porta-voz da agência. O mesmo funcionário destacou que a radioatividade registrada na costa “se diluirá com a maré, impedindo que uma concentração muito alta seja absorvida por algas e animais marinhos”.

“A concentração de iodo cai à metade a cada oito dias e quando a população efetivamente tiver acesso a estes produtos do mar, seu volume estará reduzido de maneira significativa”, afirmou o porta-voz.

O índice de iodo 131 já estava 126 vezes acima do padrão na terça-feira (22) passada no litoral próximo à central de Fukushima Daiichi. O governo japonês decretou então um reforço no controle sobre peixes e mariscos procedentes da costa atingida.

Fukushima Daiichi, situada 250 km a nordeste de Tóquio, foi varrida por um tsunami de 14 metros que interrompeu o fornecimento de energia e provocou o colapso na refrigeração dos reatores, após a paralisação das bombas d’água, iniciando uma crise nuclear.

O primeiro-ministro japonês admitiu na sexta-feira (25) que a situação segue “imprevisível” em Fukushima.


2 comentários

  1. PERCI LIMA
    sábado, 26 de março de 2011 – 19:33 hs

    ESTA TRAGÉDIA REVELA A INSENSATEZ DO SER HUMANO. UM POVO INTELIGENTE COMO O JAPONÊS, QUE VIVE ASSOLADO POR TODO O TIPO DE CATÁSTROFE NATURAL, VAI E CONSTROI SETE USINAS ATÔMICAS A BEIRA-MAR.

    POR FALAR NISSO, ONDE ESTÃO CONSTRUIDAS AS USINAS BRASILEIRAS? PIOR QUE OS JAPONESES, NUM PARAÍSO NATURAL. RESULTADO DA INSENSATEZ DOS MILICOS NOS TEMPOS DA REDENTORA.

    VALHA-NOS DEUS, PORQUE SENÃO ESTAMOS TODOS FRITOS EM URÂNIO 51.

  2. MÍRIAM
    sábado, 26 de março de 2011 – 20:40 hs

    A RADIOATVIDADE VAI SE DILUIR OU CONTAMINAR NOSSOS MARES?
    O CERCO ESTÁ SE FECHANDO, CADA VEZ MAIS.MARES POLUÍDOS DE OUTRORA, AGORA SÃO CONTAMINADOS.
    ÁGUA POTÁVEL, JÁ NÃO EXISTE MAIS, AR ESTÁ A POLUÍDO, TERRA CONTAMINADA POR AGROTÓXICOS……..
    FELIZES DAQUELES QUE SE FOREM, POIS OS QUE FICAREM SOFRERÃO DURAS PENAS POR SEU PRÓPRIO DESCASO.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*