Gleisi defende limite para reeleição de senador | Fábio Campana

Gleisi defende limite para reeleição de senador


A senadora Gleisi Hoffmann vai apresentar proposta de emenda à Constituição (PEC) para limitar a reeleição de senadores a dois mandatos. Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (18) no Plenário, ela defendeu que o tema seja incluído nos debates que a Comissão da Reforma Política está fazendo quanto à reeleição de governadores e presidente da República.

Gleisi argumentou que o senador é o único que tem mandato de oito anos e é um sistema majoritário de eleição. “Uma reeleição nos coloca nesta Casa por 16 anos, três reeleições nos colocam nesta Casa por 24 anos. Não estou dizendo que a permanência de alguém seja ruim para a democracia ou seja ruim para os procedimentos da Casa, até porque acho que ela tem pontos positivos: a experiência, os conhecimentos acumulados. Mas o mesmo tempo que traz a experiência pode também trazer os vícios e as acomodações”, argumenta.

A senadora também criticou a decisão da comissão, proferida nesta quinta-feira (17), de limitar o mandato de presidente da República a cinco anos e de impedir a reeleição para o cargo. Gleisi Hoffmann questionou se o país tem maturidade suficiente para analisar o instituto da reeleição presidencial, uma vez que teve apenas dois presidentes reeleitos – Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.


15 comentários

  1. LINEU TOMASS
    sábado, 19 de março de 2011 – 16:06 hs

    Parabéns a senadora Gleisi. Com esta atitude ela demonstra estar antenada com os desejos da maioria do povão. Eu, acho que o mandato do senador deveria ser reduzido para CINCO ANOS, tal qual está sendo proposto no senado para os cargos majoritários, pois assim haveria coincidência de mandatos na eleição

    Com esta decisão, se aprovada, teremos alternância no poder político da Nação, tal qual, exige nossa Constituição.

    Hoje, é um absudo esta liberalidade no poder da República, a exemplo do Sarney, que nunca esteve fora do poder, onde fez muitos estragos à Nação. Outros tantos, com décadas no poder, fizeram (e fazem), muito pior. A ALTERNÂNCIA NO PODER É EXIGÊNCIA DA DEMOCRACIA !

    LINEU TOMASS.

  2. sábado, 19 de março de 2011 – 16:13 hs

    O povo do Paraná foi muito feliz ao eleger a melhor senadora do Brasil.

  3. mauricio
    sábado, 19 de março de 2011 – 16:29 hs

    A Branca de Neve tem se tornado uma defensora de todas as causas do pais. Até parece que é verdade o que esta senhora propoe. Ela que explique a origem do dinheiro gasto na sua campanha. Por tras dest a pele de cordeiro esta uma loba voraz.

  4. coveiro
    sábado, 19 de março de 2011 – 16:36 hs

    Barbie, aproveita e coloca no projeto o fim dos suplentes de senadores, aqueles que sem um voto qualquer e muito dinheiro no bolso se transformam em “Senadores da República”. Ou você acha que isto é demogcracia ?
    Eleição para Vice-Presidente já! Para acabar com o perpétuo conchavo nacional chamado “alianças” e ‘coligações”.
    Fim da reeleição para qualquer cargo público no Executivo e Legislativo. 4 anos e acabou!
    Deveria de ter eleição no Judiciário também, para tirar as velhas marmotas da toca da improdutividade e do marasmo justicialista.

  5. PAULO
    sábado, 19 de março de 2011 – 17:38 hs

    ELA NÃO É FRACA, NÃO!!!
    TÔ VENDO QUE NÃO JOGUEI MEU VOTO NO LIXO E QUE, FINALMENTE, O PARANÁ TEM ALGUEM NO SENADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. CAÇADOR DE PETISTAS
    sábado, 19 de março de 2011 – 18:18 hs

    A galeguinha com vóz taquara rachada deve ter ficado maluco ao ver FHC falando ingles com OBAMA, ENQUANTO O MALACO POPULISTA lULA DA sILVA, O “CARA”, DE PAU ESTAVA ENCHENDO OS CORNOS DE CACHAÇA.

  7. capanema está de olho
    sábado, 19 de março de 2011 – 18:28 hs

    caro coveiro, você és inexperiente e incompetente, por uma analogia dessa forma, sabendo que em todos os países que isso ocorre e ocorreu só andam pra traz, e sobre o fim da reeleição pra presidente, sou contra, por motivo do psdb querer acabar com o trabalho feito pelo pt nos oito anos, que virariam 12, me desculpe, ams isso é falta de defesa, espero que seje vetada no conselho de etica, e não transforme nosso pais num pais em retrocesso de desenvolvimento.

  8. Cezarneski
    sábado, 19 de março de 2011 – 18:33 hs

    Tem que acabar a releição prá todos, sem dúvida nenhuma.

  9. Mauro Ignacio
    sábado, 19 de março de 2011 – 19:54 hs

    Excelente proposta da senadora. Esperamos que seja aprovada. Defendo que também seja estendida para os cargos de vereadores e deputados o limite para no máximo 3 mandatos para cada cargo. Tem politico fazendo horas extra e cobrando muito caro do povo. Ninguém merece!!

  10. Mauricio II
    sábado, 19 de março de 2011 – 21:33 hs

    O Mauricio aí acima tem toda razão – de onde vieram os milhoes gastos na campanha? Todo cuidado é pouco em politicos que só se amparam na imagem de bom mocismo…

  11. jobalo
    domingo, 20 de março de 2011 – 0:43 hs

    O problema é que ela sai todos os dias no fabio campana,sera que é ela que manda a nnoticia ou é o blog que vai buscar de graça, sem receber nada em troca. É de mais não.

  12. domingo, 20 de março de 2011 – 10:55 hs

    Porque Lula tem que falar inglês?O Obama falou Português?

  13. Tiago
    domingo, 20 de março de 2011 – 11:06 hs

    Não temos nada a ver com as briguinhas dela com o Álvaro Dias… e voto nele na próxima. Ele tem experienia e é o que quero!

  14. domingo, 20 de março de 2011 – 11:17 hs

    É PORQUE ELA SABE QUE A ELEIÇÃO DELA FOI UM ACASO, E QUE NÃO SERÁ REELEITA JAMAIS. 8 ANOS JOGADOS FORA MINHA GENTE.

  15. cesar
    domingo, 20 de março de 2011 – 18:37 hs

    É isto ai Juarez. Certa vez um sujeito estava passando mal e precisava de ajuda, pediu ao Lula em russo, onde fica o hospital, o Lula não entendeu nada, então pediu em ingles, nada, em italiano, nada, frances nada, espanhol nada. Então a Sra Mariza disse ao Lula, precisamos aprender outra lingua, o qual Lula disse, este ai sabe cinco e não adiantou nada.
    Entonce, para os manés que acham que saber outra lingua é vantagem, vão pensando, pois o FHC é bom na lingua e na venda das estatais, e que me lembro em mais nada. Ponto.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*