Abrigos para usuários de crack no Paraná | Fábio Campana

Abrigos para usuários de crack no Paraná

Foto Átila Alberti

Três unidades irão oferecer ajuda para os dependentes de crack no Paraná. São abrigos inéditos para usuários da droga que estão em tratamento médico ou sofrem rejeição da família. Quarenta vagas serão disponíveis nos municípios de Araucária, Cascavel e Paranavaí. As cidades foram selecionadas por meio de projetos enviados à secretaria nacional antidrogas.

Estes espaços serão chamados de Casas de Acolhimento Transitório. A criação desses locais é resultado do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, lançado em maio do ano passado pelo governo federal.

Equipes de apoio vão atender os dependes químicos nos abrigos. Serão realizadas oficinas terapêuticas, além de oferecer assistência psicológica e médica aos pacientes.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde e em parceria com os municípios, irá manter estes espaços.

Leia reportagem completa sobre o Crack no site da Revista Ideias.


15 comentários

  1. Zangado
    quarta-feira, 9 de março de 2011 – 15:59 hs

    Está correto que o govefrno se preocupe com o tratamento dos crackadictos.
    Todavia, isso é atacar os efeitos.
    Nada está se falando em atacar as causas.
    O sistema legal e repressivo ao traficante (pequeno, medio ou grande) e ao financiador do tráfico é água com açucar para eles, é refresco, é até incentivo.
    O fulminante poder viciante do crack (de difícil tratemento e recuperação ao dependente) e os fabulosos lucros advindos dessa característica do crack, com uma massa sempre renovada de adictos em reposição aos que enlouquecem ou morrem, faz com que seja o negócio da hora.
    Vamos deixar de lado os mitos de recuperação e ressocialização do adicto e do traficante – é ínfimo o sucesso neste caso.
    O crack é desumanizador, infringe os direitos elementares da dignidade da pessoa humana, porque o adicto paga, na esmagadora maioria, com a dependência ou a morte – e isto é para sempre !
    Hoje pela manhã, por exemplo, passei pela praça Ouvidor Pardinho e lá estavam rondando a praça uns cinco ou seis zumbis, uma mulher e os rapazes, jovens todos, ainda tomados pela droga ou já querendo mais.
    Evidente são da classe mais desfavorecida, mas são pontas do iceberg que vagueia por nossa cidade.
    Mas tem gente que prefere ir curtir uma cabine na Sapucaí …

  2. quarta-feira, 9 de março de 2011 – 16:08 hs

    Abrigo de usuário deveria ser cadeia,pois se não fosse os usuários não existiria traficantes.

  3. LÉO
    quarta-feira, 9 de março de 2011 – 17:11 hs

    ABRIGO DE VICIADO DEVE SER TIRO NA CABEÇA, E COBRA A BALA DA FAMÍLIA, O POVO NÃO PODE TER QUE PAGAR POR VÍCIO DOS OUTROS, CADA UM COM SEUS PROBLEMAS.

  4. Segio Silvestre
    quarta-feira, 9 de março de 2011 – 17:25 hs

    Tambem acho que o viciado deve ir para a cadeia,sem entrada de fumo ou outra droga,se quizer dar uma chance para o drogado de crak,tem de ser tratamento radical aprisionado.
    Porque?As clinicaspegam o drogado por apenas um mes e o devolve para a familia,com tres dias ele está novamente usando a maldita droga.Neste espaço de tempo,rouba ou vende algum bem da familia,que novamente o interna.Enquanto isso a clinica adora ,pois os lucros com o drogado e de mais de 200%.Assim o melhor negócio é colocar o drogado na cadeia,e privalo de drogas por longo tempo,ou para ou continua preso..

  5. coveiro
    quarta-feira, 9 de março de 2011 – 17:46 hs

    Ser usuário de drogas é uma opção que o sujeito faz. Tem várias maneiras de se suicidar é esta é uma delas. Ninguém é obrigado a usar drogas. Nem pobres, nem ricos, nem brancos, nem negros, nem católicos, nem ateus, nem doutores, nem analfabetos, ninguém.
    O problema do crack é que ele demora para matar os idiotas que se acham espertos e se envolvem com isto. Para certas almas nem educação e melhoria na condição de vida afastam das drogas.
    Grandes traficantes raramente usam drogas, e os financiadores do tráfico não conhecem nem a cor da porcaria.

  6. SEPULVIDA
    quarta-feira, 9 de março de 2011 – 19:00 hs

    Que governo bonzinho! Sempre cuida da consequência e não dá causa! Afinal só dá votos a consequência…!

  7. Vigilante do Portão
    quarta-feira, 9 de março de 2011 – 19:38 hs

    Caso não seja APENAS PROPAGANDA, a idéia é boa.

  8. jobalo
    quarta-feira, 9 de março de 2011 – 23:05 hs

    Vai faltar lugar, pra colocar todos.

  9. Anônimo
    quinta-feira, 10 de março de 2011 – 0:35 hs

    O sr. Juarez e o Sr.Leo com certeza nunca tiveram tal problema na familia.Desejo a eles que so um membro de suas familias adquira o vicio.Mas desejo de coraçao.Ai eles verao o inferno que e este vicio.Tomara que entao eles tenham a dignidade de ajudar a essas familias e nao mais fazer absurdas criticas a uma ajuda dessa natureza.

  10. Eu Docia
    quinta-feira, 10 de março de 2011 – 9:24 hs

    Doença social tem que ser tratada pelo governo.
    Seres humanos têm que ser resgatados SEMPRE!

  11. cezar
    quinta-feira, 10 de março de 2011 – 10:39 hs

    Posso estar errado e tomara q sim mas n vai resolver a situação do viciado certo? O viciado tem q ser internado isto é tirar a liberdade do mesmo e junto com o tratamento. Esse negócio de casa abrigos n vai dar em nada. Tomara a Deus q eu esteja errado.

  12. PERCI LIMA
    quinta-feira, 10 de março de 2011 – 11:46 hs

    Ô CEZAR, NÃO TENHA MEDO DE DEUS, VOCÊ ESTÁ CERTISSÍMO, TÁ?

  13. Vigilante do Portão
    quinta-feira, 10 de março de 2011 – 11:57 hs

    É mais um “presente de Grego”.

    Liberam a verba para CONSTRUIR a clinica.

    TODAS as despesas, decorrentes do funcionamento:
    Pessoal, limpeza, vigilância, Luz, água, etc., correm por conta do município.

    Sem planejamento e divisão dos gastos, serão ELEFANTES BRANCOS, como os Hospitais do Requião.

  14. Se-mente
    quinta-feira, 10 de março de 2011 – 12:41 hs

    Saco bem cheio dessa balela toda. Quando os pais podiam educar seus filhos nao tinha tanta desgraça assim..Hoje se falamos para um filho que ele nao pode fazer algo e caso faça sera punido, ele já avisa * se fizer algo que eu nao goste te levo para o Conselho Tutelar*, isso se repete também diante dos professores.. No meu tempo levava surra em casa se falasse um *ai* de um professor. Apanhei muito, e agradeço cara surra que tomei, amo meus pais e tem mais apanhei porque merecia. Hoje sei encarrar cada nao que o mundo me dá.
    O fato é que o desgraça está generalizada por conta da corrupção que está no DNA de cada brasilieiro. Todo mundo achando que o governo que é responsável por tudo (issó é democracia ou socialismo?) Se haverá mesmo o tão falado fim da terra em 2011 o bom mesmo seria uma reunião de todos os políticos e o capeta passar a foice em um por um. Só que 2012 está longe, poderia ser ainda este mês. Desculpem, mas estou é muito desiludida até para escrever coisa séria.
    Em tempo, precisa também construir abrigos para pessoas honestas, batalhadoras que levantam todos os dias e tenta oferecer um mundo melhor para os seus, apesar dos exemplos ruins dados por aqueles que deveriam ser modelos.
    Que Deus tenha piedade de nós brasileiros/paranaenses.

  15. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 10 de março de 2011 – 13:36 hs

    Vamos aproveitar e colocar as duas maiores drogas que contaminam a política brasileira. neste abrigo. O bebum falastrão Lula e a desqualificada Dilma.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*